Diante da pandemia da Covid-19, em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que as pessoas fiquem em casa para evitar a propagação da Covid-19, a telemedicina se fortalece como uma das grandes aliadas para auxiliar no atendimento sem expor pacientes a riscos desnecessários. Por meio da consulta online (teleconsulta), médicos podem atender e repassar orientações, prescrições e encaminhamentos à distância, ajudando também a desafogar o sistema de saúde. Durante o enfrentamento da doença, o Conselho Federal de Medicina (CFM) liberou a realização de teleorientação, teleinterconsulta e telemonitoramento. Desta forma, médicos podem implementar ferramentais digitais em seus consultórios para atender aos pacientes por intermédio de plataformas seguras.
A teleconsulta ajuda a preservar a saúde, principalmente de pacientes em grupos de risco, e dá mais agilidade ao atendimento. Alguns serviços disponibilizam acesso a outros especialistas em tempo real, o que permite que um clínico-geral, por exemplo, possa contatar um pneumologista ou cardiologista para debater a situação do paciente de forma dinâmica.
Para tornar o seu consultório médico digital, tudo o que você precisa é de um sistema inteligente e seguro que garanta a criptografia de dados enviados pelos pacientes, conforme estabelecido na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além do armazenamento seguro destas informações.
Criada com o objetivo principal de ampliar a capacidade de atendimento médico e de levar especialistas até comunidades remotas ou distantes geograficamente, a telemedicina é uma importante aliada, principalmente em tempos de crise. Várias práticas fazem parte deste conceito de atendimento à distância.
O tema, porém, ainda é discutido no Conselho Federal de Medicina (CFM) que, em 2019, chegou a regulamentar a atividade, porém recuou e adiou a decisão após pressão dos conselhos regionais para ampliar a discussão com a comunidade médica.
Hoje as regras de telemedicina são regidas pela Resolução CFM nº 1.643/2002. A pandemia de Covid-19 no mundo todo, porém, trouxe o tema de volta à discussão e o CFM viu uma necessidade iminente de aprovar algumas práticas que serão fundamentais para agilizar e contribuir com o atendimento médico.
Em março de 2020, o conselho enviou um documento ao Ministério da Saúde no qual permite que médicos realizem:
As recomendações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) no dia 23 de março através da portaria nº 467, que também estabelece:
(…) Art. 2o As ações de Telemedicina de interação à distância podem contemplar o atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta, monitoramento e diagnóstico, por meio de tecnologia da informação e comunicação, no âmbito do SUS, bem como na saúde suplementar e privada.
Parágrafo único. O atendimento de que trata o caput deverá ser efetuado diretamente entre médicos e pacientes, por meio de tecnologia da informação e comunicação que garanta a integridade, segurança e o sigilo das informações.
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Existem diversas plataformas disponíveis no mercado para que você possa realizar a teleconsulta. Na hora de decidir qual serviço contratar, porém, é preciso estar atento a alguns pontos importantes, como ver se o sistema pesquisado oferece:
Para ajudar nas ações de combate ao novo coronavírus no Brasil, a Portal Telemedicina apresenta dois novos serviços: uma plataforma segura que permite a realização de consultas online e um aplicativo com acesso a teleorientação voltado a empresas e planos de saúde.
Para as clínicas e médicos, a Portal oferece plataforma segura e ágil para que os profissionais possam agendar suas consultas online e atender aos pacientes garantindo a segurança dos dados através de teleconferência gravada e possibilidade de inserir documentos como exames de sangue, laudos anteriores entre outros que auxiliem na interação clínica. A ferramenta também disponibiliza acesso a especialistas, caso o profissional queira consultar outro profissional para ter uma segunda opinião. A plataforma também pode ser utilizada por profissionais de outras áreas da saúde, como psicólogos e nutricionistas.
Outro serviço oferecido pela Portal Telemedicina em tempos de coronavírus é o de teleorientação para Covid-19 voltado a empresas e planos de saúde, que dá suporte e atendimento a trabalhadores ou conveniados durante este período. Assim, evita que paciente com sintomas de outras patologias tenham de procurar os serviços de urgências e emergências, protegendo-os, além de dar encaminhamento rápido a profissionais com suspeita do novo coronavírus.
“A teleorientação protege o paciente uma vez que evita que ele procure um pronto-atendimento para situações desnecessárias. Já em caso de sintomas compatíveis com a Covid-19, este sistema agiliza a identificação do caso e o paciente já recebe as orientações e o encaminhamento médico para o atendimento. Isso também ajuda a reduzir os riscos desse paciente contaminar outras pessoas que frequentem o mesmo ambiente de trabalho”, destaca a co fundadora da Portal Telemedicina, Renata Troncoso.
O aplicativo de teleorientação disponibilizado pela Portal Telemedicina gera guias através de assinatura e certificado digital. O serviço funciona 24 horas por dia, de segunda a segunda. Ele está disponível para planos de saúde e empresas que têm interesse em ampliar a proteção da saúde de seus colaboradores. As empresas ou operadoras podem utilizar médicos próprios para utilização da tecnologia.
A consulta online também amplia a capacidade de atendimento, uma vez que médicos poderão atender pacientes de qualquer localidade. Isso permitirá, por exemplo, que pneumologistas atendam pessoas que estiverem precisando de atendimento em áreas remotas ou onde há carência destes especialistas durante a pandemia da Covid-19.
Conclusão
A telemedicina é uma ferramenta muito importante para salvar vidas, principalmente no momento atual em que vive o mundo com a pandemia do novo coronavírus. A teleconsulta possibilita que médicos sigam realizando atendimento mesmo em casos que não forem urgência, respeitando a recomendação de líderes mundiais da saúde para manter o isolamento social.
O atendimento à distância é uma forma de proteger profissionais e pacientes, além de ampliar o acesso a especialistas, que poderão atender pessoas de todo o Brasil e, inclusive, que estejam em áreas de difícil acesso.
A teleorientação também é um aliado importante para todo o sistema de saúde, já que ajuda a desafogar os serviços de urgência e emergência em um período de saturação dos atendimentos.
Empresas que optarem pela contratação deste serviço não só estarão protegendo os seus colaboradores, como também ajudando a evitar um desfalque na capacidade de atendimento e produtiva por conta da contaminação do seu quadro de funcionários, que pode ocorrer em uma eventual demora nas orientações adequadas em caso de sintomas compatíveis com a Covid-19.
Para realizar a consulta online ou teleorientação, porém, é preciso se assegurar de que se está utilizando uma plataforma segura, com médicos experientes e qualificados para apoio, de forma a garantir também o armazenamento seguro das informações trocadas entre médico e paciente.
Mais informações sobre os serviços disponibilizados pela Portal Telemedicina podem ser obtidas diretamente no e-mail: comercial@portaltelemedicina.com.br ou no tel (11)95381-7681.
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