Institucional Portal Telemedicina

Portal Telemedicina lança Inteligência Artificial para detectar Covid-19 em exames de imagem

6 min. de leitura

A Portal Telemedicina, empresa brasileira de tecnologia na saúde, lança novo modelo de inteligência artificial para detectar Covid-19 em exames de imagem. No cenário de combate à pandemia e escassez de exames que detectam o novo Coronavírus, a solução de machine learning da empresa é uma alternativa rápida, segura, econômica e escalável para laboratórios, clínicas e hospitais que atuam na linha de frente no atendimento aos pacientes. 

O modelo de inteligência artificial para detectar Covid-19 lançado pela Portal Telemedicina atua no suporte diagnóstico das unidades de saúde por detectar indícios de Coronavírus em Raios-X e Tomografias e priorizar os casos graves. A solução faz uma varredura nos exames, avalia se estão “normais” ou “alterados”, encontra e diferencia alterações relacionadas ao Covid-19 e pneumonia, sinalizando para os médicos em até 10 minutos os casos suspeitos – o que permite iniciar com agilidade os protocolos de cuidados assistenciais ao paciente com suspeita da doença e complicações. 

Saiba mais: Inteligência artificial na saúde

 O modelo de IA Covid-19 da Portal Telemedicina, desenvolvido por seu time de engenheiros, é um dos mais de 30 algoritmos de detecção automática de patologias que a empresa desenvolveu ao longo da sua trajetória em exames de imagem, capazes de ajudar a agilizar o processo de diagnóstico e o correto tratamento das emergências. 

“Após anos de trabalho, pesquisa e desenvolvimento dos nossos engenheiros e profissionais em parceria com o Google, é um marco para a Portal Telemedicina lançar uma solução rápida, de baixo custo e com o potencial de ajudar milhares de vidas neste momento, feito alinhado com a nossa missão como empresa”, diz Rafael Figueroa, CEO da Portal Telemedicina. 


Portal Telemedicina: foco em Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento


Um dos mais importantes diferenciais dos produtos e serviços da Portal Telemedicina vêm dos esforços investidos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Desde o início da operação da empresa, em 2014, a empresa inovou aprimorando seu sistema a partir de editais de fomento de instituições como o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, além da Apex, MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Pitch Gov.SP, entre outros.

Leia também: Tudo sobre marketing para médicos

Além disso, ao longo da sua trajetória, a Portal Telemedicina venceu diversos prêmios e editais de inovação de empresas privadas podendo reinvestir os recursos e aprendizados no avanço de sua plataforma de telemedicina. Dentre os principais, pode-se destacar o Google. Com uma parceria que iniciou em 2017, a Portal Telemedicina passou por dois programas de aceleração da companhia: Google for Startups Accelerator (antigo Launchpad Accelerator) e Google AI Studio, este focado no desenvolvimento e aplicação de Inteligência Artificial.

Características do modelo Covid-19 Portal Telemedicina

  • Triagem automática de Raio-X de Tórax e Tomografia com foco em alterações relacionadas à pneumonia e Covid-19;
  • Indicação de gravidade dos exames analisados para médicos;
  • Detecção de alterações relacionadas a Covid e Pneumonia.

Benefícios para as clínicas

  • Modelo bastante sensível (95% de acurácia), mais do que o teste de mercado, PCR e teste rápido;
  • Agilidade: em 10 minutos é possível saber se o exame está alterado;
  • Exames alterados sofrem triagem automática e entram no início da fila direcionando a atenção do corpo clínico aos casos mais graves em primeiro lugar;
  • Ajuda os profissionais da saúde a direcionarem o melhor tratamento para os pacientes.

Sobre a Portal Telemedicina

A Portal Telemedicina  é uma empresa brasileira de tecnologia que oferece uma plataforma de Telessaúde e Gestão de Saúde Populacional, que integra diretamente a prontuários e aparelhos médicos, transferindo dados em 26 modalidades para que médicos especialistas possam prover diagnósticos e teleconsultas. A plataforma utiliza modelos de inteligência artificial, treinados em 100 milhões de exames, para detectar achados, como nódulos, infarto e AVC, para priorizar a fila dos médicos.

Os gestores têm o benefício de uma visão global, com integração a sistemas e aparelhos legados sem a necessidade de substituição, com acesso a painéis gerenciais numa central de comando para a gestão da saúde populacional.

Com mais de 33 milhões de pacientes em nosso sistema, e integrações a 20 mil unidades de saúde, desde 2013 oferecemos acesso a medicina de qualidade para 1300 clientes em +900 cidades.

Fatos, números e dados

Maira Flores

Maira Flores é jornalista (UFSC) e RP (ECA/USP) especializada em conteúdo relacionado a tecnologia e saúde. Em 2017, ingressou na Portal Telemedicina como gerente de conteúdo. Hoje atua como gerente de comunicação. Anteriormente, foi editora de cadernos especiais na RBS por cerca de 4 anos incluindo a temática Vida&Saúde.

Conteúdos recentes

C61 neoplasia maligna da próstata: O que você precisa saber

O câncer de próstata, identificado na Classificação Internacional de Doenças (CID-10) como C61, é uma…

5 de novembro de 2024

Mapeamento cerebral no autismo: Avanços e desafios para a prática clínica

O mapeamento cerebral no autismo tem se destacado como uma ferramenta essencial no diagnóstico e…

1 de novembro de 2024

Principais desafios da integração de dados em clínicas e hospitais

Com a expansão da saúde digital, clínicas e hospitais estão investindo em sistemas de integração…

31 de outubro de 2024

A Importância da recepção de clínica na experiência do paciente

A recepção de uma clínica desempenha um papel essencial na primeira impressão que o paciente…

30 de outubro de 2024

Doença preexistente: O que é, como funciona e seus impactos

As doenças preexistentes são um tema relevante, especialmente para quem busca contratar planos de saúde…

29 de outubro de 2024