Portal Telemedicina firma parceria exclusiva para oferecer curso e certificação na realização de EEG

3 min. de leitura

19/02/2019

A Portal Telemedicina, em parceria com professores e instituições especializadas, passa a oferecer treinamento e certificação na realização do Eletroencefalograma (EEG). O curso, realizado nas modalidades online e presencial, é voltado para profissionais da saúde interessados em aprender técnicas avançadas na realização deste exame e também para aqueles que estão iniciando na área.

O principal objetivo é tornar os alunos experts no EEG com aulas práticas e teóricas voltadas para garantir que as melhores condutas sejam aplicadas antes, durante e após o exame. “A certificação em EEG certamente minimiza as chances de reconvocação do paciente e, claro, ajuda no processo do laudo médico, já que o profissional receberá um bom traçado para análise”, afirma Fabiana Carla de Castro Francisco, uma das professoras do curso, com formação em Administração Hospitalar e especialização em EEG.

Muitos profissionais da saúde sabem o quanto é desafiador realizar o EEG em crianças, especialmente aquelas que têm síndromes específicas e hiperatividade. Por esse motivo, o curso abrange tanto o atendimento infantil quanto adulto. De acordo com Fabiana, é essencial que o técnico saiba como proceder em casos especificos, como a Síndrome do Pânico, por exemplo. “A conduta é totalmente diferente desde o preparo para garantir que o paciente se sinta seguro”, explica.

Programação

A programação do curso prevê a seguinte ementa:

  • Neuroanatomia: definições e partes do encéfalo (lobos cerebrais);
  • Eletrodos: divisão do cabelo, posicionamento dos eletrodos, de acordo com o sistema 10-20;
  • Gravação: técnicas específicas para cada caso clínico do paciente ou hipótese diagnóstica;
  • Traçado: interferências, variáveis, mostra do traçado (Alfa, Beta, Teta, Delta), Ritmos específicos (anormalidades, atividades irritativas e etc.);
  • Artefatos: tipos e como identificar interferências para melhorar a qualidade do exame;
  • Teste prático: ao final do curso, o aluno só receberá a certificação após um determinado número de exames enviados para avaliação das professoras do curso.

Modalidades

Curso presencial
O curso é aberto para iniciantes e profissionais que já tem conhecimento na aplicação de EEG. A professora vai até o local e o treinamento é aplicado com a sua carga horária dividida em dois dias.

Curso à distância
O curso à distância é individual e oferecido de duas maneiras. A primeira delas é voltada para reciclagem de profissionais que já são técnicos em EEG e a segunda é para aqueles iniciantes que desejam obter uma especialização/certificação nesse exame. Após a parte teórica, o aluno realiza uma série de exames, encaminha as imagens para análise das professoras do curso e, assim, atendendo aos requisitos, recebe a certificação. A técnica em EEG também fica disponível para sanar dúvidas posteriormente.

Sobre a certificação

O curso é considerado livre. Conforme as normas do Sindicato dos Profissionais da Saúde, o certificado de conclusão deve apresentar uma declaração de responsável técnico e de um neurologista eletroencefalografista. No certificado constarão todas as informações necessárias.

Sobre a Portal Telemedicina

A Portal Telemedicina é uma empresa brasileira de tecnologia acelerada pelo Google voltada à saúde que desenvolveu uma plataforma visando solucionar o acesso restrito a médicos especialistas. Por meio de uma inovadora plataforma, os médicos emitem laudos virtualmente para clínicas e hospitais em todo o Brasil em tempo real, por meio de uma central médica digital baseada em Inteligência Artificial e Machine Learning. A Portal atende 24 horas, todos os dias da semana e conta com uma equipe de especialistas renomados, como neurologistas, cardiologistas, radiologistas peritos em Medicina do Trabalho e OIT, pneumologistas, tomografia e RM, oftalmologistas, neuropediatras e neurocirurgiões.

Leia também:

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.