Portal Telemedicina é exemplo de ética no uso de IA no Fair-LAC, evento do BID 

5 min. de leitura

Nesta segunda-feira, dia 24, às 11h, o CEO e co-fundador da Portal Telemedicina, Rafael Figueroa, palestrará no evento Ferramentas para uma Inteligência Artificial Ética e Responsável do Fair-LAC, promovido pelo laboratório de inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Lab).

O evento reúne líderes empresariais que utilizam a inteligência artificial de forma ética e responsável para uma realidade mais justa e resiliente.

Figueroa falará sobre o tema e compartilhará suas experiências ao lado do CEO do Citibeats, Iván Caballero, da CEO da helKi, Irene Velasco e do CEO da OS City, Jesús Cepeda.

O BID LAB e a Fair-LAC apresentarão uma ferramenta co-criada e já testada para ajudar empresas a incorporarem princípios éticos no desenvolvimento de sua IA e soluções baseadas em dados para impulsionar o crescimento e reduzir riscos potenciais do uso da tecnologia. 

Para participar do evento, faça a sua inscrição gratuita aqui. A conferência será em espanhol, mas contará com tradução para inglês e português.

Curso Desafios em IA 

Já na terça-feira, dia 25, Rafael Figueroa ministrará uma aula do curso Desafios em IA – Ética e Responsabilidade, do Cubo Academy, programa do Cubo Itaú voltado a empreendedores e entusiastas da inovação. A edição também é organizada em parceria com o BID Lab.

O tema do encontro, que começa às 18h30min, é Business Case: Como a Portal Telemedicina evoluiu após implementar práticas éticas no uso da I.A? A inscrição no evento pode ser realizada por meio deste link.

O convite do BID LAB para estes dois eventos é um reconhecimento ao trabalho ético e sério desenvolvido pela Portal Telemedicina que utiliza IA para salvar vidas. 

Os eventos são voltados, principalmente, a empreendedores que estão desenvolvendo soluções de IA e desejam utilizá-las para promover transformações significativas na vida das pessoas.

Sobre o BID Lab

O BID Lab é o laboratório de inovação do Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a principal fonte de financiamento e conhecimento para o desenvolvimento focado em melhorar vidas na América Latina e no Caribe. 

O propósito do BID Lab é impulsionar a inovação para a inclusão na região, mobilizando financiamento, conhecimento e conexões para testar soluções do setor privado em estágio inicial com o potencial de transformar a vida das populações vulneráveis pelas condições econômicas, sociais e ambientais. 

Sobre a Fair LAC

Fair LAC é uma iniciativa desenvolvida pelo BID, em colaboração com parceiros e aliados estratégicos dos setores público, privado, sociedade civil e academia, para promover a adoção responsável de IA para melhorar a prestação de serviços sociais (principalmente nos setores de educação, saúde, proteção social, mercados de trabalho e questões associadas a gênero e diversidade). Além disso, propõe a adoção de IA para criar oportunidades de desenvolvimento e a desigualdade social. 

Sobre a Portal Telemedicina

A Portal Telemedicina é uma plataforma de Telediagnóstico e Gestão de Saúde Populacional, que integra diretamente a prontuários e devices, transferindo dados em 26 modalidades para que médicos especialistas possam prover diagnósticos e teleconsultas. A plataforma utiliza modelos de inteligência artificial, treinados em milhões de exames, para detectar achados e priorizar emergências.

Os gestores têm o benefício de obter uma visão global, com integração a sistemas e aparelhos antigos sem a necessidade de substituição, com acesso a painéis gerenciais em uma verdadeira central de comando para a gestão da saúde populacional. Desde o início da pandemia, a Portal adaptou os algoritmos para detectar o COVID-19 em exames de radiologia com 95% de acurácia e lançou aplicativo de teleconsulta – o SOS Portal – que conecta médicos a pacientes. Com mais de 30 milhões de pacientes em seu sistema atualmente a empresa oferece acesso a medicina de qualidade para 500 unidades de saúde em +350 cidades.