Como a Portal Telemedicina contribui para a “Cidade do Futuro”

4 min. de leitura

São Paulo, 31 de janeiro de 2019 – Para o aniversário da cidade de São Paulo, comemorado em 25 de janeiro, a prefeitura realizou o festival Cidade do Futuro com uma série de palestras voltadas a apontar tendências e inovações que devem impactar o dia a dia das pessoas. A Portal Telemedicina foi convidada a palestrar na vertical healthcare.

Na ocasião, Renata Troncoso, Cofundadora e Diretora Administrativa, representou a empresa falando para um público de 250 pessoas, entre médicos, profissionais da saúde e estudantes, sobre como a Telemedicina é capaz de facilitar o acesso e ampliar a assistência médica. Para tanto,  contou o case bem-sucedido da Portal, empresa brasileira de saúde digital, que fornece laudos precisos, rápidos e de baixo custo para milhares de pacientes globalmente.

Case Coari e a parceria Google e Portal

Para abrir a palestra, Renata mostrou aos participantes um vídeo-case sobre um dos clientes mais emblemáticos da Portal, a clínica CEMOC, em Coari, interior do Amazonas. A história do filme mostra como a tecnologia da Portal e a parceria com o Google Cloud possibilita o acesso online a médicos especialistas, mesmo aqueles em regiões remotas. Segundo Renata, essa interação online viabiliza o trabalho de centenas de clínicas médicas possibilitando o acesso a especialistas em tempo real.

Esse novo paradigma na medicina possibilitou casos com o do Centro de Medicina Ocupacional de Coari. Idealizado pelo Dr. Ricardo dos Santos Faria, o centro médico passou a atender pessoas que não tinham acesso a exames e cuidados básicos de saúde. O vídeo-case de Coari foi lançado durante o RSNA (Radiological Society of North America), principal congresso de radiologia do mundo, e está disponível no canal do Youtube da Google Cloud, confira abaixo:

Deserto Médico

O termo acima foi citado por Renata para exemplificar a situação de milhares de locais privados de mão de obra médica. O empecilho para o surgimento de novos prestadores de serviços de saúde muitas vezes é a escassez de profissionais qualificados. A telemedicina despontou como solução definitiva para estes casos.

Para exemplificar esse cenário, Renata contou o case de uma das primeiras pacientes da empresa: a Maria, uma menina de 6 anos que sofria diversas convulsões ao dia. Por falta de um neuropediatra na região, em Balsas, localizada a 800 km de São Luís, ela não tinha como iniciar um tratamento.

Após ter acesso a um neuropediatra da Portal Telemedicina, a criança foi diagnosticada e, após o tratamento, teve as convulsões reduzidas a quase zero. “Fico muito feliz de compartilhar essa história. Ela confirma o nosso propósito, valida nossa tecnologia e traz o componente humano para o nosso trabalho”, conclui Renata.

Eventos como esse ajudam a disseminar a aplicação da tecnologia para a saúde. Confira também a participação da Portal no RSNA 2018, evento internacional que ajudou a elucidar esse novo momento da medicina.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.