Medicina do Trabalho

Como a telemedicina ajuda a reduzir o absenteísmo nas empresas?

11 min. de leitura

Promover o bem-estar dos funcionários por meio do incentivo ao acompanhamento médico e psicológico é uma medida simples que gera resultados positivos para o negócio e para o seu time – o que reduz a taxa de absenteísmo e garante mais produtividade para a empresa. 

E neste cenário, os recursos de telemedicina são fortes aliados das empresas na hora de oferecer atendimento médico aos colaboradores. A telemedicina ajuda a diminuir problemas relacionados ao esgotamento físico e mental, rotatividade de funcionários e falta de motivação e engajamento.

Confira a seguir os benefícios da telemedicina e como ela pode contribuir com a redução da taxa de absenteísmo no seu negócio.

O que é absenteísmo?

O absenteísmo consiste, basicamente, na ausência ou atraso de um colaborador no trabalho. Embora qualquer negócio esteja sujeito a isso, quando frequentes, as faltas e os atrasos podem indicar problemas maiores, que acometem o funcionário de maneira individual, mas também refletem no desempenho da empresa.

É comum que o absenteísmo esteja relacionado a problemas com gestores e com o time, condições ruins de trabalho, e sentimentos de desvalorização. No entanto, as causas das ausências também podem estar ligadas a questões pessoais ou de saúde. 

Quando um funcionário passa por problemas de ordem física ou psicológica, ele tende a reduzir sua performance no trabalho. Com o tempo, além da queda no rendimento, tais problemas também acarretam faltas.  

A fim de controlar essas taxas e manter saudável não só o ambiente de trabalho, mas principalmente garantir o bem-estar dos colaboradores, o investimento em ferramentas de saúde e autocuidado se tornam cada vez mais necessários. 

Fatores que aumentam a taxa de absenteísmo nas empresas

Uma pesquisa realizada pela Levee, startup que usa a Inteligência Artificial para aumentar a produtividade nas empresas, revela que as 500 maiores empresas do Brasil deixam de ganhar R$ 230 milhões por ano com o absenteísmo. Deficiências no sistema produtivo, atrasos, faltas e alta rotatividade de funcionários estão entre as principais complicações. 

Conheça alguns fatores preponderantes para aumentar a taxa de absenteísmo nas empresas:

Problemas de trânsito

Chuvas, acidentes e a dificuldade com o transporte são os principais motivos para faltas e atrasos de funcionários.

O cansaço também figura nesta lista de aspectos negativos: quanto maior o tempo de deslocamento, mais estressados e cansados ficam os colaboradores, sendo menos produtivos ao longo do dia. 

A alta taxa de rotatividade também pode ser proveniente de problemas de trânsito. O estudo da Levee aponta que o turnover é de 40% ao ano nas grandes empresas – em muitos casos, o deslocamento físico é determinante para o funcionário trocar de emprego.

Saúde mental

Em uma sociedade marcada cada vez mais pelo esgotamento físico e mental, equilibrar saúde e alto desempenho no ambiente de trabalho pode ser uma tarefa difícil. Quadros de depressão, crises de ansiedade e diagnósticos de Burnout têm se tornado comuns e, quando associados a problemas físicos – causados ou não pelas atividades diárias –, tendem a aumentar as taxas de absenteísmo nas empresas. 

De acordo com o estudo Mental health and productivity at work: does what you do matter?, 5% da taxa de ausência entre os profissionais está relacionada a problemas de saúde mental, um cenário cada vez mais comum em todo o mundo. 

Como reduzir o absenteísmo?

Organizações que promovem ações voltadas à saúde e oferta de atendimento médico facilitado contam com um diferencial bem avaliado por colaboradores no mercado de trabalho. E isso reflete diretamente na motivação e no engajamento da equipe, contribuindo também para a redução da rotatividade. 

A telemedicina atua em diversas frentes para manter a saúde dos colaboradores em dia: auxilia no acompanhamento físico e mental, bem como na redução do tempo de deslocamento dos funcionários. 

Ao concentrar os exames ocupacionais dentro da própria unidade de saúde, a empresa reduz o tempo do colaborador no trânsito (espera por ônibus, ida, aguardar o atendimento e retorno). A teleconsulta evita que ele precise ficar em filas de pronto-atendimentos para consultas para casos leves que podem ser resolvidos remotamente.

A telemedicina também é uma alternativa eficiente para promover a prevenção de doenças recorrentes no ambiente de trabalho e oferecer acompanhamento psicológico aos colaboradores. O benefício pode ser complementar a outros como a assistência médica, sendo um recurso menos custoso e, em alguns casos, mais eficiente.

Confira também: Como a telemedicina ajuda empresas de saúde ocupacional na pandemia 

Benefícios da telemedicina

Muitas vezes e por razões variadas – que vão desde o excesso de trabalho até o medo de um gestor – os colaboradores ignoram alguns sintomas manifestados por seus corpos e deixam de procurar um especialista para entendê-los. 

A longo prazo, porém, um quadro leve pode se intensificar e causar problemas maiores. É por esse motivo que a prevenção é o grande benefício que a telemedicina oferece.

Quando um funcionário tem acesso a uma plataforma online para pequenas consultas, por exemplo, ele passa a se conectar de maneira mais fácil e rápida a médicos de qualidade para melhor acompanhamento da sua saúde. 

O resultado é um time mais saudável, capaz de antecipar problemas complexos de saúde, e com mais qualidade de vida, decorrente da comodidade oferecida pelo recurso. E ainda existem outros benefícios:

Auxilia na saúde mental

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18.6 milhões (9,3% da população) e é o quinto com mais quadros de depressão.

Oferecer um serviço de psicologia virtual é uma maneira simples e eficaz de colocar o time em contato com profissionais especializados, prontos para oferecer auxílio e orientação e, consequentemente, combater esses quadros. Além de gerar resultados positivos para a empresa, o recurso garante o bem-estar do colaborador, peça fundamental na estrutura de qualquer negócio.

Oportuniza a medicina preditiva

Diferentemente da medicina preventiva, em que a orientação para hábitos saudáveis e os diagnósticos precoces ajudam a reduzir o contágio de doenças, a medicina preditiva ajuda a identificar a predisposição de uma pessoa a desenvolver uma determinada doença. 

Ao traçar perfis e hábitos com base no histórico pessoal e familiar, é possível se antecipar a futuros problemas que podem acometer um colaborador e que o afastariam por um longo período de suas funções.

Além disso, empresas que oferecem teleconsulta e utilizam os dados para gerar relatórios personalizados têm maior controle sobre sua saúde populacional, podendo atuar sobre os problemas mais frequentes através de programas de promoção à saúde e incentivo a consultas preventivas. 

Saiba mais: Portal Telemedicina oferece serviço de emissão de relatórios de saúde populacional para empresas

Garante laudos mais ágeis

Empresas que aderem à tecnologia de emissão de laudos possibilitam que os colaboradores tenham acesso aos diagnósticos de seus exames de maneira virtual. Além de comodidade e praticidade, o serviço atua na etapa preventiva de possíveis doenças identificadas.

Em grandes empresas que possuem uma enfermaria interna, o recurso ainda ajuda a reduzir as taxas de absenteísmo, por evitar ausências decorrentes de deslocamentos para exames de rotina. 

Saiba mais: Saúde ocupacional: como a telemedicina ajuda na redução de custos da sua empresa? 

Aumento da produtividade

Nem sempre há oferta de clínicas em endereços convenientes, por isso, o fator deslocamento torna-se um problema para o colaborador e para a empresa. 

Muitas vezes, o colaborador negligencia sua saúde ao evitar consultas de rotina. Além disso, o tempo de percurso entre casa, consultório e empresa pode afetar seu desempenho no trabalho. Para as empresas, o deslocamento também é um problema, afinal, o tempo de ausência de um funcionário pode impactar suas entregas e atividades diárias. 

Quando a empresa usa a telemedicina para realizar os exames ocupacionais dentro do próprio negócio, ela evita o deslocamento dos funcionários, melhora o gerenciamento e oferece laudos padronizados com acesso a médicos renomados.

Para uma grande fábrica, por exemplo, é uma forma de evitar que milhares de funcionários reduzam o tempo necessário para realização desses exames que às vezes leva o dia todo por minutos ou horas

Saiba mais: Vantagens da telemedicina para saúde ocupacional  

Conclusão

Fazer o acompanhamento periódico da saúde, seja física ou mental, ajuda a prevenir doenças futuras. Quando incentivado pelas empresas, contribui ainda com o bem-estar e rendimento do time. 

Nesse cenário, as tecnologias oferecidas por serviços como o da teleconsulta se tornam aliadas dos negócios, oferecendo benefícios práticos e eficazes aos colaboradores ao prevenir doenças e, consequentemente, reduzir as taxas de absenteísmo. 

A Portal Telemedicina oferece, por meio do SOS Portal, uma solução completa para que as empresas façam o controle e promoção de cuidados com a saúde de seus colaboradores. 

Além da plataforma para atendimentos via teleconsulta, a Portal disponibiliza ainda uma série de recursos de telemedicina, como a emissão remota de laudos. 

Para saber mais sobre como o atendimento remoto gera benefícios para a saúde do seu colaborador e do seu negócio, acesse o Guia de Teleconsulta para Empresas.

Monica Jorge

Comunicadora com dez anos de experiência em redação e edição de conteúdos voltados para a área de saúde, tecnologia e educação. Especialista em marketing digital na Portal Telemedicina.

Conteúdos recentes

Segunda opinião médica: quando solicitar, como se preparar e o que esperar

  A segunda opinião médica é a reavaliação de um caso clínico por outro profissional,…

2 de fevereiro de 2026

Como implementar consulta online em 10 dias na clínica médica

Atender pacientes online deixou de ser tendência e se tornou capacidade operacional. Quando bem implementada,…

29 de janeiro de 2026

Rafael Figueroa representa a Portal Telemedicina no NVIDIA AI Day São Paulo e debate IA soberana na América Latina

O CEO da Portal Telemedicina, Rafael Figueroa, foi um dos palestrantes do NVIDIA AI Day…

28 de janeiro de 2026

Como escolher um aparelho de MAPA para sua clínica ou hospital

Escolher um aparelho de MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) vai muito além de comparar…

27 de janeiro de 2026

Contrato de prestação de serviços médicos: cláusulas essenciais, riscos e checklist prático

Um contrato de prestação de serviços médicos bem estruturado vai muito além da formalização jurídica.…

26 de janeiro de 2026

Descanso médico no plantão: o que diz a CLT e o CFM (e como organizar na prática)

O descanso médico no plantão não é um benefício informal nem um privilégio da equipe…

23 de janeiro de 2026