Tomografia

A tomografia, exame indicado para captar imagens em alta definição de estruturas específicas do corpo, é indicada para o diagnóstico de diversas enfermidades, desde uma simples cefaléia, AVC, até mesmo pesquisa de tumores. Ao analisar  os resultados das imagens geradas pelo exame, o médico pode avaliar aspectos do sistema neurológico, musculoesquelético, o funcionamento cardíaco, entre outros.

O exame tem algumas especificidades, como o uso de contraste e a necessidade de uma equipe médica multidisciplinar para laudar com precisão as diferentes indicações da avaliação. Estes aspectos, além do maquinário, podem tornar a tomografia um exame de alto custo para as clínicas médicas. Atentos ao equilíbrio financeiro da clínica, os gestores têm buscado formas para otimizar os processos e a realização de exames, sem deixar de lado a qualidade dos resultados e do atendimento oferecido.

Neste artigo, vamos falar mais sobre a tomografia, um exame que exige das clínicas médicas boa estrutura e profissionais especializados, e de que forma é possível reduzir os custos da avaliação. A telemedicina é grande aliada neste processo e pode auxiliar os gestores financeiros a conquistar resultados positivos por meio da entrega de laudos online à distância.

Como é realizada a tomografia?

A tomografia é feita por meio de Raios-X e leva de dez a 20 minutos para ser realizada – é totalmente indolor e sem contraindicações. No entanto, ela difere da radiologia convencional pois produz imagens por meio de várias radiografias transversais de uma determinada parte do corpo. Enquanto no Raio-X é feita apenas uma radiografia do local estudado, a tomografia gera centenas de “cortes” para serem analisados.

Tomografia

As informações são geradas diretamente para o computador, que as processa formando uma sequência de várias imagens detalhadas, uma espécie de 3D, da região escolhida. Em alguns casos, é necessário utilizar um contraste injetável para aumentar a capacidade diagnóstica.

A preparação para o exame é simples, com cuidados mais focados nos pacientes que forem utilizar contraste (pela possibilidade de reação alérgica) e atenção ao jejum de seis horas para os demais.


Estrutura necessária para o exame

Primeiro, a clínica médica precisa dispor de um equipamento específico para a realização do exame, o tomógrafo, um  aparelho robusto, que ocupa um grande espaço físico. Podem ser encontradas diferentes tecnologias em cada tipo deste dispositivo – os mais antigos são os low-end de 16 canais e, os mais recentes, são considerados premium, com até 128 canais – que fornecem maior ou menor número de cortes e imagens mais ou menos definidas. O equipamento também deve estar conectado a um computador eficiente para a geração das imagens.

Equipe de enfermeiros e médicos

Além da estrutura física e de maquinário, para realizar uma tomografia a clínica médica deve contar com técnicos de enfermagem ou enfermeiros com experiência. Eles serão fundamentais na preparação dos pacientes para o exame, especialmente os que precisam da aplicação do contraste,  que por vezes é injetado diretamente na veia – e junto àqueles que podem ter medo de permanecer dentro do tubo do tomógrafo.

Além dos profissionais que atuam na preparação do exame, é preciso ter um médico radiologista para realizar o procedimento e outro médico para o pronto atendimento de pacientes que possam sofrer algum tipo de reação alérgica causada pelo contraste.

Tomografia Já em relação ao laudo médico, para que ele seja realmente preciso, além do radiologista que acompanha o procedimento, a clínica deve ter em sua equipe médicos especialistas para laudar o exame de acordo com cada parte do corpo que está sendo analisada.

Se o exame foi pedido para verificar uma possível doença no sistema arterial, seria interessante que a clínica contasse com a análise de um médico vascular. No entanto, ter especialistas sempre à disposição para laudar exames é um custo bastante elevado. Por isso, vamos mostrar como a telemedicina pode ajudar as clínicas a otimizar o procedimento e tornar a tomografia um exame com bom retorno financeiro.

Telemedicina: laudos mais rápidos e com menor custo

A tomografia é um exame que pode contar com as vantagens que a telemedicina proporciona: médicos especialistas em diferentes áreas poderão analisar o resultado e laudar à distância, de forma rápida e eficiente. Normalmente, o laudo convencional deste exame é entregue em 48 horas, bem diferente do tempo da telemedicina. A Portal Telemedicina, por exemplo, entrega o laudo médico no mesmo dia ou, em casos de urgência, em até uma hora.

Tomografia Pela telemedicina (quando aplicada a exames de imagens é chamada de  telerradiologia) o resultado da tomografia é enviado direto do aparelho via internet à equipe médica do serviço de telemedicina, que avalia e retorna com os laudos, também de forma online. Tudo é feito por meio de sistemas seguros de compartilhamento e armazenamento de imagens e informações dos pacientes, regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Anvisa.

Dessa forma, não é preciso contar com especialistas em tempo integral na clínica. A Portal conta com uma equipe de médicos de excelência e também oferece treinamento para os técnicos e enfermeiros aprimorarem a técnica na aplicação dos exames, garantindo ainda mais qualidade nas informações captadas e enviadas e, por consequência, no laudo médico.

Outro ponto que ajuda a diminuir os custos com o exame, é a possibilidade de investir em laudos online por demanda. Nesta modalidade de serviço, a clínica paga apenas pela quantidade requisitada. Com esta autonomia, é possível realocar parte da verba que seria utilizada neste procedimento em outros setores do negócio e gerar novas receitas.

Tomografia Estas são maneiras de diminuir os custos dos procedimentos e do processo para confecção dos laudos de tomografia. O retorno virá com agilidade e qualidade nos serviços com laudos precisos para atender cada vez mais pacientes.

Saiba mais sobre a realização de exames via telemedicina acompanhando as atualizações do blog. Você também pode receber os conteúdos diretamente por e-mail. Basta se cadastrar no site da Portal para receber nossa newsletter. Caso tenha dúvidas sobre a aplicação da telemedicina em clínicas de saúde ocupacional, entre em contato ou solicite um teste grátis.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2016 © Copyright - Portal Telemedicina Por Vitalweb

Entre em contato TEL: (11)2538-1455 | (11)2476-5710