trabalho de enfermagem

Grandes organizações muitas vezes contam com um número elevado de colaboradores atuando em suas dependências. Conforme a Norma Reguladora Nº 7, é dever da empresa zelar pela saúde física e psicológica de seus funcionários, garantindo a realização de exames, e a participação em  programas e processos que visam melhorar as condições do ambiente de trabalho. Por isso, o trabalho de enfermagem tem extrema importância nessas corporações, que ainda precisam, por lei, manter em funcionamento um Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Os gestores das enfermarias internas são os responsáveis por manter e organizar os atendimentos e planejar e implementar as iniciativas para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. O fluxo de trabalho de enfermagem é intenso – inclusive sendo preciso atuar em diferentes unidades da empresa – e essa alta demanda de atendimentos e outras atividades requer planejamento e boa administração dos profissionais da área.

Este artigo traz algumas soluções para melhorar a produtividade e reduzir custos no trabalho de enfermagem nas organizações. Se você atua como gestor de enfermarias em grandes empresas, saiba que algumas tecnologias podem modernizar os processos, além de otimizar e dar qualidade aos atendimentos.

Mais produtividade e redução de custos no trabalho de enfermagem

O uso de tecnologias e alguns softwares para automação dos processos internos são grandes aliados, que podem contribuir muito com a gestão do trabalho nas enfermarias corporativas. Vamos falar de algumas opções práticas e eficientes para aperfeiçoar os atendimentos e na organização dos documentos dos trabalhadores. São elas:

  • Prontuário Eletrônico;
  • Telemedicina;
  • Equipamentos móveis.

Prontuário Eletrônico

trabalho de enfermagemProntuário Eletrônico do Paciente (PEP) é um sistema de prontuário médico padronizado e digital. É um repositório em meio virtual, onde ficam armazenadas todas as informações de saúde do paciente. Diferente do prontuário em papel, que apresenta diversas limitações, ao utilizar o PEP as enfermarias internas terão os dados do trabalhador sempre atualizados, pois há compartilhamento de informações nos sistemas. Ou seja, assim que algum atendimento for realizado, tudo será registrado e armazenado em um único documento, facilitando a organização e todo o trabalho de enfermagem corporativa.

Com o PEP, a gestão da enfermaria corporativa também pode:

  • organizar a documentação –  será armazenada em um único local;
  • padronizar os prontuários – ficam mais claros e legíveis do que se fossem feitos à mão;
  • recuperar o histórico do paciente ou o dado do atendimento com rapidez – irá agilizar a tomada de decisão;
  • organizar as informações sobre os atendimentos – será possível conhecer as demandas mais frequentes;
  • manter os dados online – disponíveis para os profissionais de saúde da empresa ou integrados com outros sistemas digitais de saúde, como o próprio SUS e empresas de laudo à distância;

Com um bom sistema de prontuário eletrônico, os técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos do trabalho podem dedicar mais tempo aos pacientes, sendo mais efetivos no atendimento e nos cuidados prestados aos trabalhadores da empresa.

Os sistemas para o prontuário eletrônico devem adotar mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade das informações de saúde. A Resolução CFM nº. 1821/2007, do Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece os requisitos obrigatórios para o documento eletrônico. Esta cartilha do CFM traz todos os cuidados para a implementação do PEP.

Telemedicina

A implantação dos serviços de telemedicina pode ajudar as enfermarias a atender algumas demandas internamente. Isso porque a telemedicina possibilita que os laudos sejam feitos à distância, sem precisar de médicos especialistas atuando nas empresas.

Alguns exames como eletrocardiograma (ECG), espirometria, eletroencefalograma, acuidade visual e até Raios-X, com grande números de pedidos em clínicas de saúde ocupacional, podem ser feitos pelos técnicos e enfermeiros do trabalho na própria enfermaria corporativa e enviados pela internet pelo sistema de telemedicina para serem laudados por médicos especialistas. A implantação do sistema, como o da Portal Telemedicina, é simples e a integração com os equipamentos da enfermaria é feita gratuitamente por um técnico de forma remota em até cinco dias.

trabalho de enfermagemO resultado do exame é enviado direto do aparelho pela internet  ao sistema fornecedor de telemedicina. No caso de aparelhos que não sejam digitais, a Portal Telemedicina também consegue se conectar e transmitir os exames diretamente do aparelho. A empresa se conecta a mais de 95% do parque instalado atualmente no Brasil. Todo o processo é feito em um sistema apropriado e seguro de gerenciamento de informações e imagens. Em empresas como a Portal, o laudo retorna em até 24 horas, e em situações de emergência, os profissionais de saúde podem receber os resultados em até 60 minutos.

Ainda podemos destacar outra vantagem da telemedicina para auxiliar o trabalho de enfermagem nas corporações: o armazenamento das imagens e informações dos exames e dos laudos em um ambiente seguro online, não sendo preciso ocupar o espaço físico com arquivos e pastas, além da sua integração com o Prontuário Eletrônico (PEP). Assim, ficará mais fácil organizar e encontrar arquivos, e também pesquisar e consultar informações a qualquer momento.

Os atendimentos ganham em agilidade e qualidade e os profissionais de saúde podem otimizar os serviços e organizar a demanda.

Equipamentos Móveis

Outra alternativa interessante proporcionada pela telemedicina é a locação de dispositivos. As próprias empresas que fornecem os serviços oferecem contratos de locação por 12, 24 e 36 meses dos equipamentos necessários para a realização de diferentes tipos de exames. No final do período, é possível fazer a aquisição permanente, com descontos oferecidos pelo tempo de locação.

trabalho de enfermagemA maior parte destes  equipamentos são modernos e portáteis e podem ser facilmente levados em unidades móveis para outras unidades da empresa. Apenas com uma boa conexão à internet e um técnico para aplicação do exame, podem ser realizados mutirões em filiais mais afastadas, por exemplo. Um ECG (eletrocardiograma) ou uma espirometria podem ser feitos com facilidade e seus laudos entregues no mesmo dia ao médico do trabalho da empresa, agilizando o diagnóstico e o início do tratamento.

Quer saber mais sobre telemedicina e como modernizar o trabalho de enfermagem corporativa? Entre em contato com a Portal Telemedicina e tire suas dúvidas. Se quiser, pode solicitar um teste grátis!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2016 © Copyright - Portal Telemedicina Por Vitalweb

Entre em contato TEL: (11)2538-1455 | (11)2476-5710