Com um investimento inferior à contratação de novos profissionais, a adesão de um sistema de telemedicina permite que as clínicas tenham um volume maior de pacientes sem prejudicar as entregas de exames, além de modernizar os serviços prestados.
Na teoria essas possibilidades são bem impressionantes. Mas como isso funciona na prática? O processo de implantação é simples? Como essa tecnologia pode agregar valor à clínica?
É o que mostraremos no artigo de hoje. Vamos explicar como aplicar os serviços de laudos à distância em instituições especializadas em medicina ocupacional.
Vamos explicar as quatro etapas do processo:
O primeiro passo para utilizar o sistema de laudos à distância é a realização dos exames clínicos. Eles podem ser aplicados por técnicos de enfermagem ou enfermeiros capacitados a operar os equipamentos nas unidades de medicina do trabalho. Alguns exemplos de exames que podem entrar nesse processo são:
Depois da realização dos exames, as informações geradas vão para a empresa especializada em laudos à distância. Caso as clínicas de saúde ocupacional não possuam equipamentos com sistemas tecnológicos mais avançados para a geração de documentos online, os exames podem ser digitalizados manualmente. No entanto, o mercado conta com fornecedores que fazem esse processo de forma automática, sem a necessidade de digitação. Com isso, a clínica evita retrabalho e erro humano nos resultados dos exames.
Para locar os equipamentos, a unidade médica pode contratar o serviço com alguma empresa que também realize os laudos à distância. É o caso da Portal Telemedicina, que oferece contratos de locação por 12, 24 e 36 meses dos equipamentos necessários para a realização de diferentes tipos de exames, como Raio-X, mamografias, tomografias, ressonância magnética, acuidade visual e outros. No final do período a clínica pode fazer a aquisição permanente, com descontos oferecidos pelo tempo de locação.
Depois da realização dos exames, os arquivos devem ser enviados à instituição que irá gerar os laudos médicos. Para isso, o sistema, como o da Portal Telemedicina, é integrado aos equipamentos das clínicas de saúde ocupacional. Essa conexão é feita gratuitamente por um técnico de forma remota em até cinco dias.
Caso a instituição não possua dispositivos digitais para integrar o sistema de envio dos arquivos, o profissional de saúde deve escanear e encaminhar as imagens para a realização do laudo. Esse também é procedimento que pode ser aplicado para a realização de testes gratuitos na Portal Telemedicina.
Com a instalação do sistema de telemedicina, a equipe que irá realizar os exames médicos deve ser capacitada para o uso dos equipamentos e envio dos arquivos à instituição contratada para geração dos laudos.
Cada modalidade médica possui um protocolo específico para realização e envio dos exames, contudo, com os equipamentos digitais esses procedimentos ficam mais simples. Em caso de dúvidas (tanto no envio quanto no recebimento dos arquivos), as clínicas de saúde ocupacional têm à disposição o serviço de suporte técnico, com a possibilidade de poder entrar em contato com o médico especialista.
Após o envio dos exames pelos técnicos nas unidades de saúde, os arquivos são encaminhados aos especialistas. Na Portal Telemedicina, esses arquivos são laudados e assinados em até 24 horas. Em situações de emergência, os profissionais de saúde podem solicitar o adiantamento do laudo e receber os resultados em até 60 minutos.
Nas clínicas de saúde ocupacional essa velocidade é essencial, principalmente em casos de acidentes de trabalho. Também com o aumento da demanda nos últimos anos, gerada pelo crescimento de empregos em áreas industriais como abordado nesse artigo, torna-se imprescindível o atendimento veloz.
Os laudos gerados são armazenados de forma segura em uma plataforma online, cumprindo com a legislação que determina a proteção por cinco anos destes documentos. No artigo Por que o armazenamento de exames ainda é um desafio dentro das clínicas? abordamos especificamente a obrigatoriedade da guarda de arquivos e como esses processos podem ser realizados de forma segura, com os sistemas de laudo à distância. Outra vantagem é a economia com o armazenamento dos arquivos impressos, que exigem um espaço e cuidados especiais para preservação.
A economia na contratação de especialistas pode gerar resultados interessantes. Pelo o que mensuramos entre os clientes da Portal Telemedicina, o uso da tecnologia para laudos à distância pode aumentar a produtividade da instituição em 10x. Esses recursos podem ser revertidos na ampliação do unidade de saúde, com o investimento em equipamentos modernos e sistemas de gestão que qualificam o atendimento dos pacientes.
Outros benefícios oferecidos pela telemedicina:
No artigo 5 Vantagens da Telemedicina, abordamos ainda outros pontos específicos da utilização desta inovação nos serviços prestados em instituições médicas.
Se você ficou com alguma dúvida sobre como ocorre a aplicação da telemedicina em clínicas de saúde ocupacional ou como adquirir nossos serviços deixe um comentário. Toda a instalação do sistema ocorre gratuitamente e você pode solicitar um teste por aqui.
Crédito das fotos (de cima para baixo):
O exame HSG (histerossalpingografia) é um exame radiológico especializado que avalia a permeabilidade das trompas…
A radioscopia é uma técnica de imagem que utiliza raios-X ou raios gama para visualizar…
A radiografia periapical, também conhecida como raio-X periapical, é um exame essencial na prática odontológica…
O exame PPD (Prova Tuberculínica) é uma ferramenta essencial na detecção da infecção pela Mycobacterium…
A radiação ionizante é uma forma de energia que possui a capacidade de ionizar átomos…
A incidência de Laurell, também conhecida como incidência em decúbito lateral com raios horizontais, é…