Institucional Portal Telemedicina

CEO da Portal Telemedicina fala sobre como Inteligência Artificial ajuda a salvar vidas no Global Summit Telemedicine

4 min. de leitura

O CEO da Portal Telemedicina, Rafael Figueroa, ministrou uma palestra na sexta-feira (12) no Global Summit Telemedicine & Digital Health, maior evento da América Latina sobre o tema. A palestra abordou “como a Inteligência Artificial aliada à telemedicina tem ajudado a salvar vidas e reduzir custos”.

Rafael apresentou os resultados da parceria feita com o município de Tarumã, que implementou as soluções da empresa na rede de saúde da cidade. O município apostou na telemedicina para reduzir principalmente os números de mortes por doenças cardiovasculares – maior causa de morte no Brasil e no mundo.

Um ano após implementar a telemedicina nas unidades de saúde, Tarumã reduziu em 45% o número de mortes por doenças crônicas não transmissíveis (DNCT) e tornou seu processo de diagnóstico até 10x mais rápido. O número de viagens para transporte de pacientes reduziu em 28%: o município que antes tinha cardiologistas atendendo a população 3x por semana passou a contar com esses especialistas 24 horas por dia através da plataforma da Portal.

Essas mudanças no fluxo de diagnóstico representaram também uma economia dos recursos públicos. O gasto com atendimentos para doenças cardíacas caiu em 30% após 18 meses. Além disso, os custos de implementação foram mínimos, uma vez que a plataforma da Portal integra com os sistemas e equipamentos que já são utilizados nas unidades de saúde. 

No Global Telemedicine Summit, Rafael destacou a eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro quando comparado a outros países e como a telemedicina pode auxiliar para desafogar e aprimorar o atendimento no sistema público. “Ainda que a grande maioria dos clientes da Portal sejam do setor privado, é muito satisfatório poder trabalhar com o SUS. Com uma camada de interoperabilidade, Inteligência Artificial e telemedicina, é possível atingir as mesmas métricas de hospitais e clínicas privadas e reduzir o gap entre os sistemas”, ressaltou.

Ao todo, as soluções da Portal Telemedicina são utilizadas hoje por mais de 1.200 clientes em mais de 600 cidades no Brasil e em Angola. Já são 30 milhões de pacientes que passaram pelas plataformas de teleconsulta e de telelaudos da empresa, que podem ser usadas com corpo clínico próprio ou em conjunto com o serviço prestado pelos 5 mil médicos da rede da Portal.

Durante o painel, Rafael também apresentou os resultados mais recentes da empresa com o uso de Inteligência Artificial. A plataforma da Portal conta hoje com algoritmos capazes de detectar doenças e realizar uma triagem na fila de exames a serem laudados, dando prioridade para casos mais urgentes com 90% de acurácia.

Através de uma ampla base de radiografias, por exemplo, a IA passa a estudar esses exames e consegue identificar anomalias com cada vez mais precisão, tornando-se um poderoso suporte ao trabalho dos médicos e oferecendo mais segurança e agilidade aos profissionais de saúde.

Desde 2020, os algoritmos de IA da Portal também estão sendo treinados para detectar Covid-19 em exames de imagem e para identificar nódulos cancerígenos. A empresa, que está há 8 anos no mercado, aposta cada vez mais em inovação na área da saúde digital para cumprir sua missão de salvar vidas e garantir o acesso universal à medicina de qualidade.

Vinicius

Jornalista e redator com experiência nas áreas de tecnologia e saúde

Conteúdos recentes

Riscos ocupacionais: O que são, como identificar e gerenciar os principais perigos no ambiente de trabalho

Riscos ocupacionais são todas as condições presentes no ambiente de trabalho que podem causar acidentes,…

28 de novembro de 2025

Teleoftalmologia: O que é, como funciona e por que está transformando o cuidado ocular digital

A teleoftalmologia tem se consolidado como uma das áreas mais relevantes da telemedicina moderna. Ela…

27 de novembro de 2025

Teleassistência: o que é, como funciona e quando usar no cuidado remoto

A teleassistência é uma modalidade da telessaúde voltada ao cuidado clínico contínuo do paciente a…

26 de novembro de 2025

EPI hospitalar: Os 10 itens indispensáveis para segurança na assistência

O EPI hospitalar é a última barreira de proteção entre o profissional de saúde e…

25 de novembro de 2025

Protocolos clínicos em telemedicina: Como padronizar, auditar e alcançar segurança assistencial

 Os protocolos clínicos em telemedicina são a base para transformar o atendimento remoto em…

24 de novembro de 2025

O impacto da inteligência artificial no diagnóstico médico: Segurança, eficiência e o futuro da prática clínica

A inteligência artificial (IA) está transformando o diagnóstico médico ao aumentar precisão, acelerar etapas críticas…

21 de novembro de 2025