Institucional Portal Telemedicina

CEO da Portal Telemedicina fala sobre como Inteligência Artificial ajuda a salvar vidas no Global Summit Telemedicine

4 min. de leitura

O CEO da Portal Telemedicina, Rafael Figueroa, ministrou uma palestra na sexta-feira (12) no Global Summit Telemedicine & Digital Health, maior evento da América Latina sobre o tema. A palestra abordou “como a Inteligência Artificial aliada à telemedicina tem ajudado a salvar vidas e reduzir custos”.

Rafael apresentou os resultados da parceria feita com o município de Tarumã, que implementou as soluções da empresa na rede de saúde da cidade. O município apostou na telemedicina para reduzir principalmente os números de mortes por doenças cardiovasculares – maior causa de morte no Brasil e no mundo.

Um ano após implementar a telemedicina nas unidades de saúde, Tarumã reduziu em 45% o número de mortes por doenças crônicas não transmissíveis (DNCT) e tornou seu processo de diagnóstico até 10x mais rápido. O número de viagens para transporte de pacientes reduziu em 28%: o município que antes tinha cardiologistas atendendo a população 3x por semana passou a contar com esses especialistas 24 horas por dia através da plataforma da Portal.

Essas mudanças no fluxo de diagnóstico representaram também uma economia dos recursos públicos. O gasto com atendimentos para doenças cardíacas caiu em 30% após 18 meses. Além disso, os custos de implementação foram mínimos, uma vez que a plataforma da Portal integra com os sistemas e equipamentos que já são utilizados nas unidades de saúde. 

No Global Telemedicine Summit, Rafael destacou a eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro quando comparado a outros países e como a telemedicina pode auxiliar para desafogar e aprimorar o atendimento no sistema público. “Ainda que a grande maioria dos clientes da Portal sejam do setor privado, é muito satisfatório poder trabalhar com o SUS. Com uma camada de interoperabilidade, Inteligência Artificial e telemedicina, é possível atingir as mesmas métricas de hospitais e clínicas privadas e reduzir o gap entre os sistemas”, ressaltou.

Ao todo, as soluções da Portal Telemedicina são utilizadas hoje por mais de 1.200 clientes em mais de 600 cidades no Brasil e em Angola. Já são 30 milhões de pacientes que passaram pelas plataformas de teleconsulta e de telelaudos da empresa, que podem ser usadas com corpo clínico próprio ou em conjunto com o serviço prestado pelos 5 mil médicos da rede da Portal.

Durante o painel, Rafael também apresentou os resultados mais recentes da empresa com o uso de Inteligência Artificial. A plataforma da Portal conta hoje com algoritmos capazes de detectar doenças e realizar uma triagem na fila de exames a serem laudados, dando prioridade para casos mais urgentes com 90% de acurácia.

Através de uma ampla base de radiografias, por exemplo, a IA passa a estudar esses exames e consegue identificar anomalias com cada vez mais precisão, tornando-se um poderoso suporte ao trabalho dos médicos e oferecendo mais segurança e agilidade aos profissionais de saúde.

Desde 2020, os algoritmos de IA da Portal também estão sendo treinados para detectar Covid-19 em exames de imagem e para identificar nódulos cancerígenos. A empresa, que está há 8 anos no mercado, aposta cada vez mais em inovação na área da saúde digital para cumprir sua missão de salvar vidas e garantir o acesso universal à medicina de qualidade.

Vinicius

Jornalista e redator com experiência nas áreas de tecnologia e saúde

Conteúdos recentes

Como implementar consulta online em 10 dias na clínica médica

Atender pacientes online deixou de ser tendência e se tornou capacidade operacional. Quando bem implementada,…

29 de janeiro de 2026

Rafael Figueroa representa a Portal Telemedicina no NVIDIA AI Day São Paulo e debate IA soberana na América Latina

O CEO da Portal Telemedicina, Rafael Figueroa, foi um dos palestrantes do NVIDIA AI Day…

28 de janeiro de 2026

Como escolher um aparelho de MAPA para sua clínica ou hospital

Escolher um aparelho de MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) vai muito além de comparar…

27 de janeiro de 2026

Contrato de prestação de serviços médicos: cláusulas essenciais, riscos e checklist prático

Um contrato de prestação de serviços médicos bem estruturado vai muito além da formalização jurídica.…

26 de janeiro de 2026

Descanso médico no plantão: o que diz a CLT e o CFM (e como organizar na prática)

O descanso médico no plantão não é um benefício informal nem um privilégio da equipe…

23 de janeiro de 2026

Diferença entre acuidade visual e avaliação oftalmológica: O que cada uma mede e quando solicitar

Acuidade visual mede a nitidez da visão; a avaliação oftalmológica é um exame médico completo…

22 de janeiro de 2026