Dentre os casos em que o holter pode auxiliar o clínico fornecendo informações importantes, podemos citar os pacientes com:
Quando bem colocado, o aparelho fornece dados muito relevantes sobre como o coração do paciente está funcionando, sobretudo na parte elétrica.
Dados como frequência cardíaca, pausas, quantificação de arritmias, alterações do segmento ST e correlação com sintomas são os principais achados relatados no laudo do exame.
E ainda dá, inclusive, para comparar o comportamento desses achados entre as diversas fases do dia, como no período de vigília e de sono.
Leia também: Como funciona o exame de ressonância cardiovascular
A seguir, colocamos algumas dicas para melhorar a utilização desse exame diagnóstico:
Atualmente existem várias centrais de telemedicina que conseguem fornecer laudos à distância para exames de holter. Os dados coletados no exame são enviados em forma de arquivo eletrônico para uma central, lá o médico especialista analisa, emite o laudo, e retorna o exame pronto para o médico que está cuidando do paciente.
Esse formato traz mais agilidade e confiabilidade ao método, pois conecta o paciente atendido em qualquer lugar do país com uma equipe de médicos especialistas com experiência em arritmias, localizados em uma central de telemedicina.
O ideal é que esses exames sejam laudados por médicos experientes e com formação específica em arritmias. É isso que fazemos diariamente aqui na Portal Telemedicina.
O método SOAP é uma das ferramentas mais consolidadas para garantir a padronização e a…
A tosse produtiva, também chamada de tosse com catarro, é uma manifestação comum em quadros…
A laparoscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que revolucionou o cuidado cirúrgico moderno. Utilizada…
O CID A90 é o código da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) que identifica a…
A fibrilação atrial de alta resposta ventricular (FARV) é uma condição cardíaca que merece atenção…
O que é o eixo cardíaco no ECG? O eixo cardíaco é a direção predominante…