Médicos

Diferentes tipos de exames por imagem (execução e finalidade)

9 min. de leitura

A radiologia médica é um dos principais meios para diagnóstico que temos atualmente, por se tratar de um método não invasivo para achados patológicos. Existem vários tipos de exames que podem ser solicitados em busca de resultados precisos, sendo eles raio-x, mamografia, densitometria óssea, tomografia computadorizada e Pet-CT, ultrassom e ressonância magnética. Os exames são executados por profissionais habilitados no radiodiagnóstico e cada um deles em seu próprio equipamento.

A principal particularidade de cada exame supracitado, está em sua finalidade, ou seja, o motivo pelo qual o médico clínico solicitou aquele exame, por exemplo, para visualização de estruturas ósseas o mais indicado é o raio-x  ou Tomografia computadorizada, sendo que em casos de urgência e emergência, o raio-x pode ser mais requisitado, por sua praticidade e agilidade na aquisição das imagens. Entretanto, esse tipo de exame oferece imagens bidimensionais (2D), já a tomografia computadorizada traz imagens tridimensionais (3D), que trazem maior riqueza de informações no diagnóstico. Por tanto, um exame complementa o outro, lembrando que suas particularidades e o intuito do exame definem qual o melhor método a ser escolhido. 

Exames com uma incidência x necessidade de duas incidências

Na radiologia, mais especificamente raio-x e mamografia, trabalhamos com imagens bidimensionais que oferecem visualização para laudo apenas na posição em que o paciente está durante a aquisição das imagens, por isso, para um diagnóstico mais preciso são necessárias duas ou mais incidências (posições que o paciente e/ou a estrutura ficam de frente para o raio central do equipamento) que complementam o exame.   

radiografia de crânio AP

Nesse exemplo prático podemos entender melhor a diferença entre os posicionamentos e compreender a necessidade de no mínimo duas posições. Na imagem 1, podemos ver um crânio em AP (antero-posterior), ou seja, com o paciente de frente para o raio central que é emitido pelo aparelho. Na imagem, é possível identificar que na calota craniana tem um sinal branco (circulado em vermelho) na região do mediastino, inconclusivo, ou seja, não aparenta ser algo relevante para diagnóstico.

Entretanto, quando observamos a imagem 2, um crânio em perfil, ou seja, com o paciente em posição lateral para o raio central, temos outro resultado quando olhamos nesse ponto branco e em toda a imagem. Esse é o principal motivo para realizar mais de uma incidência, às vezes a patologia ou lesão pode ficar sobreposta às estruturas.

Leia também: Exames laudados por telemedicina

É claro que existem casos em que essa regra não se aplica, a exemplo de pacientes com fraturas, principalmente expostas, acamados ou na prancha de resgate, mas em outros casos, principalmente se tratando de rotinas para clínica médica, o ideal sempre é contar com mais de uma incidência. 

Hoje contamos com uma ferramenta incrível do aplicativo SOS Portal, que permite ao paciente ter acesso às imagens dos exames que ele realizou em nossos parceiros e clientes. Porém, para que essa integração aconteça com sucesso é necessário que o cliente cadastre corretamente o CPF do paciente no sistema.

Exames com imagens 3D

Como dito anteriormente, na radiologia, contamos com exames de alta complexidade que podem ser solicitados a critério médico para investigação e controle de resultados a doenças. Esses exames também são prescritos de acordo com a suspeita clínica e a sua finalidade.

Os exames comumente solicitados são a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) que curiosamente era conhecida como ressonância magnética nuclear (RNM), mas por ter esse nome as pessoas tinham receio em fazer pois associavam ela as bombas Hiroshima e Nagasaki.

Esses exames, assim como os outros, são executados em equipamentos distintos e possui suas particularidades, a tomografia computadorizada, por exemplo, pode ser solicitada para investigação de doenças respiratórias, cardíacas e ósseas, além de lesões internas, acidente vascular cerebral (AVC), entre outros. Curiosamente, quando falamos do AVC ou acidente vascular encefálico (AVE), a visualização patológica no momento ainda da investigação também poderia ser feita por ressonância magnética (RM), mas como o princípio de formação da imagem demanda um certo tempo, consequentemente o exame acaba demorando um pouco mais, o paciente poderia ter complicações gravíssimas esperando o resultado do exame. Lembrando que a RM pode ser solicitada para a investigação precoce do AVC.

A tomografia computadorizada também é muito solicitada em áreas específicas da medicina, sua combinação com o PET (PET-CT) combina as imagens da tomografia computadorizada com a tomografia por emissão de prótons e pode ser indicada para detectar alterações cardíacas e neurológicas, além de diagnosticar e acompanhar resposta ao tratamento oncológico, uma vez que, é possível avaliar o estágio e a localização de tumores e eficácia no tratamento de cânceres.

Já a ressonância magnética, considerada um exame de alta precisão, é indicada para visualização de tecidos moles e algumas patologias ósseas, seu campo de diagnóstico é bem abrangente e pode ser solicitado para investigação de doenças neurológicas, cardíacas, ortopédicas, oncológicas, abdominais, ginecológicas, urológicas e outras.

No geral, as imagens em 3D trazem mais riqueza de informações para o médico no momento do laudo, pois permitem a visualização das estruturas em vários planos em 3 planos de cortes, sendo eles: AXIAL (de cima para baixo), CORONAL (de frente para trás) E SAGITAL (de um lado para o outro), além da visualização dedicada a estruturas ósseas, partes moles e mediastino.

Planos de visualizações para exames 3D

Também é possível em alguns casos realizar reconstrução em 3D de estruturas ósseas e sistemas do corpo humano que contribuem valiosamente no diagnóstico. Além disso, um recurso já considerado tendência e a cada dia vem facilitando e tornando mais precisa a identificação de alterações é a impressão 3D de estruturas, que abriu portas para estudos mais específicos.

Reconstrução do crânio em 3D

                                                                             


Outros exames 3D que podem ser solicitados

  • Ultrassonografia 3D: indicada para visualização do corpo do feto em desenvolvimento, podendo detectar doenças, anomalias e complicações.
  • Radiografia digital 3D: indicada na área odontológica para visualizar ossos, dentes e tecidos da boca para diagnósticos.

Conclusão

A radiologia é essencial para o diagnóstico médico, utilizando tecnologias avançadas e não invasivas. Cada exame tem um uso específico, e a seleção adequada e as melhores práticas garantem resultados precisos e seguros. Os protocolos de preparação, posicionamento e segurança do paciente minimizam o risco e otimizam o processo. Além disso, tecnologias inovadoras como o SOS Portal melhoram o acesso dos pacientes às suas imagens. Combinando experiência técnica, cuidados com o paciente e tecnologia, os profissionais de radiologia fornecem cuidados humanizados, seguros e eficientes.

João Refael de Camargo

Tecnólogo em Radiologia Médica Especialista em Imaginologia CRTR: 04969N

Compartilhe
Publicado por
João Refael de Camargo
Tags: radiografia

Conteúdos recentes

Como clínicas e hospitais podem ampliar os serviços com telemedicina

A telemedicina está revolucionando a forma como os cuidados de saúde são prestados, oferecendo novas…

30 de janeiro de 2025

Radiobiologia: Entenda os impactos da radiação na saúde e na medicina moderna

A radiobiologia é um campo fascinante e essencial da ciência médica, responsável por estudar os…

29 de janeiro de 2025

Tecnologia em radiologia: Como a inovação transforma a saúde

A tecnologia desempenha um papel central na medicina moderna, revolucionando diagnósticos, tratamentos e a experiência…

28 de janeiro de 2025

Radioproteção: O guia completo para técnicos e pacientes de radiologia

A radioproteção é um conjunto de medidas que deve ser adotado tanto para profissionais da…

24 de janeiro de 2025

Impactos da reforma tributária para hospitais, clínicas e médicos PJ: O que esperar e como se preparar

A reforma tributária brasileira, regulamentada pelo Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024, foi aprovada pelo…

23 de janeiro de 2025

Histerossalpingografia (HSG): O que é, como funciona e sua importância no diagnóstico da infertilidade

O exame HSG (histerossalpingografia) é um exame radiológico especializado que avalia a permeabilidade das trompas…

21 de janeiro de 2025