São Paulo, 31 de janeiro de 2019 – Para o aniversário da cidade de São Paulo, comemorado em 25 de janeiro, a prefeitura realizou o festival Cidade do Futuro com uma série de palestras voltadas a apontar tendências e inovações que devem impactar o dia a dia das pessoas. A Portal Telemedicina foi convidada a palestrar na vertical healthcare.
Na ocasião, Renata Troncoso, Cofundadora e Diretora Administrativa, representou a empresa falando para um público de 250 pessoas, entre médicos, profissionais da saúde e estudantes, sobre como a Telemedicina é capaz de facilitar o acesso e ampliar a assistência médica. Para tanto, contou o case bem-sucedido da Portal, empresa brasileira de saúde digital, que fornece laudos precisos, rápidos e de baixo custo para milhares de pacientes globalmente.
Para abrir a palestra, Renata mostrou aos participantes um vídeo-case sobre um dos clientes mais emblemáticos da Portal, a clínica CEMOC, em Coari, interior do Amazonas. A história do filme mostra como a tecnologia da Portal e a parceria com o Google Cloud possibilita o acesso online a médicos especialistas, mesmo aqueles em regiões remotas. Segundo Renata, essa interação online viabiliza o trabalho de centenas de clínicas médicas possibilitando o acesso a especialistas em tempo real.
Esse novo paradigma na medicina possibilitou casos com o do Centro de Medicina Ocupacional de Coari. Idealizado pelo Dr. Ricardo dos Santos Faria, o centro médico passou a atender pessoas que não tinham acesso a exames e cuidados básicos de saúde. O vídeo-case de Coari foi lançado durante o RSNA (Radiological Society of North America), principal congresso de radiologia do mundo, e está disponível no canal do Youtube da Google Cloud, confira abaixo:
O termo acima foi citado por Renata para exemplificar a situação de milhares de locais privados de mão de obra médica. O empecilho para o surgimento de novos prestadores de serviços de saúde muitas vezes é a escassez de profissionais qualificados. A telemedicina despontou como solução definitiva para estes casos.
Para exemplificar esse cenário, Renata contou o case de uma das primeiras pacientes da empresa: a Maria, uma menina de 6 anos que sofria diversas convulsões ao dia. Por falta de um neuropediatra na região, em Balsas, localizada a 800 km de São Luís, ela não tinha como iniciar um tratamento.
Após ter acesso a um neuropediatra da Portal Telemedicina, a criança foi diagnosticada e, após o tratamento, teve as convulsões reduzidas a quase zero. “Fico muito feliz de compartilhar essa história. Ela confirma o nosso propósito, valida nossa tecnologia e traz o componente humano para o nosso trabalho”, conclui Renata.
Eventos como esse ajudam a disseminar a aplicação da tecnologia para a saúde. Confira também a participação da Portal no RSNA 2018, evento internacional que ajudou a elucidar esse novo momento da medicina.
O CEO da Portal Telemedicina, Rafael Figueroa, teve a honra de ministrar uma aula magna…
O CID A02, parte da CID-10 (Classificação Internacional de Doenças, Décima Revisão), refere-se a "Outras…
Entre os dias 14 e 15/11 de 2024, a Portal Telemedicina esteve no Amapá participando…
O chamado "chip da beleza" ganhou notoriedade nos últimos anos como uma suposta solução milagrosa…
A escolha correta da via de administração de medicamentos pode definir a eficácia do tratamento…
O teste de Romberg (ou prova de romberg) é uma ferramenta diagnóstica simples, mas poderosa,…