Foi-se o tempo em que o atendimento médico em casa era algo incomum, com preços exorbitantes, para um público seleto. A tecnologia não só mudou esse cenário, como desenvolveu novas possibilidades de tratamento, como a telemedicina.
O atendimento médico domiciliar via telemedicina é conhecido como teleconsulta. Basicamente, é a possibilidade de realizar uma consulta médica de forma remota. Para isso, são usadas tecnologias seguras de comunicação online e computadores, tablets ou smartphones.
Neste artigo, falaremos mais sobre o tema e mostraremos as vantagens do atendimento em casa para os pacientes, para quais casos a modalidade é indicada, e como podemos optar pela teleconsulta de forma segura. Boa leitura!
Se a oferta de atendimento médico em casa para receber um diagnóstico parece algo desafiador, olhar as vantagens da teleconsulta muda a opinião até dos mais céticos. O segredo está no uso da tecnologia, que conecta médicos e pacientes, distantes fisicamente, porém, mais conectados que nunca, de forma virtual.
Além da comodidade de não precisar sair de casa para receber atendimento, vale ressaltar que existem pacientes com problemas de locomoção ou comorbidades, para quem a teleconsulta acaba sendo uma aliada.
Para estas pessoas, a exposição a ambientes que podem estar contaminados, como clínicas e hospitais, acaba sendo um risco em potencial. Também vale destacar os transtornos que envolvem o deslocamento de pacientes enfermos, que precisam, por vezes, da ajuda de profissionais, e até o uso de ambulâncias, para conseguir receber atendimento.
Abaixo, deixamos um resumo das principais vantagens da teleconsulta para os pacientes:
Com as ferramentas de telemedicina, o acesso a médicos especialistas se torna possível mesmo que o doente esteja em regiões de difícil acesso.
Um dos grandes benefícios do uso da tecnologia de consulta remota na área da saúde é levar atendimento de qualidade a locais que, muitas vezes, têm carência de profissionais da saúde.
Através do atendimento remoto, a troca de informações entre médicos outros profissionais da saúde é facilitada. Por isso, a teleconsulta potencializa a realização de diagnósticos e tratamentos mais precisos e seguros.
Com a agilidade do atendimento por telemedicina, o paciente recebe orientações mais rapidamente e a prescrição do tratamento pode ser feita com maior eficiência e segurança, sem sair de casa.
Com o atendimento médico online em casa, há ainda a diminuição de custos com locomoção e o fim do sofrimento em filas de espera em atendimentos do SUS. Essa alternativa também reduz a espera demorada pelo agendamento de consultas médicas com especialistas.
O acesso rápido e prático à consulta médica virtual facilita que o paciente procure sempre um médico para esclarecer as suas dúvidas e relatar sintomas mesmo que habituais. Temos, consequentemente, a queda de casos de intoxicação pelo uso inadequado de remédios.
A garantia de segurança da informação através de recursos de segurança de dados é um requisito básico da telemedicina. O sigilo profissional é requerido da mesma forma que em consultas presenciais.
Quando as informações sensíveis do paciente constam em plataformas de telemedicina, é necessário que elas sigam as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Há uma grande atenção a esse aspecto, por isso o cuidado com o tema tende a gerar maior segurança ao paciente.
As consultas domiciliares virtuais foram regulamentadas de forma emergencial no Brasil em 2020, no início da pandemia de Covid-19. A medida provisória visava reduzir o número de pessoas em hospitais e clínicas.
No entanto, em maio de 2022, a modalidade de teleconsulta passou a ser normalizada e reconhecida de forma plena pelo órgão responsável pela prática médica, o Conselho Federal de Medicina (CFM).
As consultas a distância podem ser iniciais (primeiro atendimento), de acompanhamento, urgência ou de supervisão (com a troca de experiências entre profissionais). Elas atendem desde cuidados primários e enfermagem até diferentes especialidades médicas como: radiologia, dermatologia, cardiologia, neurologia, pneumologia, psiquiatria, reabilitação, oftalmologia e muitas outras.
Um dos pontos importantes de todo o processo é observar a gravidade do problema. Em teleconsultas, são atendidos casos que poderiam ser resolvidos dentro do próprio consultório médico, sem necessidade de internação, procedimentos cirúrgicos ou uma avaliação física presencial.
Alguns casos em que o atendimento médico em casa pode ser recomendado:
O paciente também pode sempre optar pelo atendimento médico em casa presencial. Essa opção costuma ser mais recomendada para pacientes que necessitam de internação, mas, pela comodidade, optam por realizar o acompanhamento com um profissional em seu próprio lar.
Nesse caso, o médico deve se deslocar até a casa do paciente, com os equipamentos necessários para realizar a assistência. É fundamental buscar oferecer a mesma qualidade e segurança que ocorreria em um hospital.
É importante ainda que o paciente disponha de uma estrutura adequada, de acordo com as suas necessidades, para sequência do tratamento domiciliar. São alguns exemplos: maca hospitalar, esfigmomanômetro, monitor cardíaco, etc.
O atendimento médico em casa teve seu sucesso observado durante a pandemia. Um levantamento da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), feito em 2021, mostra que cerca de 90% das consultas online realizadas durante 12 meses resolveram o problema do paciente.
Ou seja, um percentual muito pequeno de pessoas que procuraram essa forma de atendimento realmente precisou de uma consulta presencial.
Mas você deve estar se perguntando como ter acesso a consultas virtuais e garantir um bom atendimento. Para ter a segurança e legitimidade da uma teleconsulta, opte por realizá-la em plataformas de telemedicina sérias, devidamente equipadas e inscritas nos conselhos regionais, como a solução oferecida pela Portal Telemedicina.
A Portal é uma empresa brasileira que ajuda médicos e pacientes a se conectarem através de alta tecnologia, com segurança e qualidade no atendimento. E como funcionam essas soluções?
A plataforma de teleconsulta da Portal conta com tecnologia inovadora para oferecer atendimento ágil e 100% seguro. O pronto atendimento online oferece atendimento médico com espera máxima de 20 minutos por paciente e está disponível 7 dias por semana, 24 horas por dia.
Após a avaliação médica, caso seja necessário a prescrição de receitas, pedido de exames ou atestado, esses poderão ser emitidos digitalmente, seguindo todas as regras para emissão de documentos médicos eletrônicos estabelecidas pelo CFM.
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