Em 2021, o agravamento da pandemia de covid-19 no Brasil tornou ainda mais evidente o potencial que a telemedicina e as soluções tecnológicas possuem para revolucionar a saúde como conhecemos, reduzindo custos e ampliando acesso. Os olhares de médicos, enfermeiros, gestores e da sociedade de modo geral seguem voltados para as inovações e para as discussões que envolvem a formação de um ecossistema de saúde digital. Aqui no blog da Portal você confere toda semana novas publicações sobre telemedicina, exames médicos, gestão de clínicas e hospitais, tecnologia e inovação. Neste artigo você encontra um compilado dos nossos 10 posts com assuntos sobre saúde digital mais lidos em 2021.
O exame de espirometria passou a ser solicitado durante a pandemia de covid-19 para investigar sequelas pulmonares decorrentes da doença. Dúvidas sobre como o exame é realizado, como deve ser feito, situações que podem comprometer o resultado, entre outras questões foram comuns e tornaram a espirometria um dos assuntos sobre saúde mais procurados nos sites de busca.
O procedimento é utilizado para medir o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões e, assim, auxiliar na identificação de doenças e anomalias respiratórias de acordo com a ventilação destes órgãos.
A espirometria é mais um exame que pode ser laudado à distância através da telemedicina, facilitando o trabalho de clínicas e hospitais e garantindo acesso a pneumologistas para pacientes que estão em localidades remotas.
Leia o artigo na íntegra e saiba mais
O exame de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, também conhecido pela sigla MAPA, é o procedimento que permite um diagnóstico mais preciso sobre as especificidades da pressão arterial em cada paciente.
O monitoramento contínuo e frequente da pressão arterial é relevante para descartar, por exemplo, fatores emocionais que interferem na pressão do paciente e aparecem em uma medição isolada.
O exame de Mapa pode ser feito por técnicos e enfermeiros devidamente capacitados, e o laudo é emitido pelo cardiologista. A Portal Telemedicina possui uma equipe de médicos especialistas no procedimento disponíveis 24h para avaliar exames enviados por clínicas e hospitais.
Popularizada após a covid-19, a telemedicina na realidade é uma prática antiga e aplicada amplamente em diversos países em seus setores públicos e privados de saúde. Mesmo assim, restam dúvidas entre os pacientes brasileiros sobre como funciona a telemedicina.
À primeira vista, o termo pode parecer indicar apenas a prática da teleconsulta, quando o médico avalia o paciente à distância. No entanto, a telemedicina abrange qualquer serviço, atendimento ou prática da medicina que são feitos de forma remota através de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
Conhecido também pela sigla EEG, o eletroencefalograma é um procedimento não invasivo, indolor e sem contraindicações que pode ser aplicado em qualquer pessoa de qualquer idade. Ele é muito importante para identificar distúrbios e enfermidades no sistema nervoso central, além de alterações vasculares.
A busca pelo laudo de eletroencefalograma e boas práticas na realização do exame foi um dos assuntos sobre saúde mais lidos em nosso blog no ano de 2021.
Além disso, a Portal Telemedicina disponibiliza gratuitamente um guia avançado para a realização correta do eletroencefalograma. Confira abaixo:
Detectar arritmias, identificar isquemia miocárdica, avaliar condição aeróbica e condicionamento físico, levantar dados para perícia médica: essas são apenas algumas das aplicações possíveis do Teste Ergométrico de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
Durante o exame, equipamentos aplicados no pacientes monitoram sinais como frequência cardíaca e pressão arterial, fornecendo uma série de respostas clínicas, hemodinâmicas, metabólicas, entre outras informações.
Uma das áreas mais beneficiadas com os avanços tecnológicos da telemedicina é a saúde ocupacional. Implementar uma solução de saúde digital em uma clínica pode representar tanto a expansão do catálogos de especialidades que são oferecidas aos pacientes quanto uma redução de custos significativa — além de um forte diferencial competitivo no mercado.
No universo da medicina ocupacional e da segurança do trabalho, diversas siglas dão nome a equipamentos, softwares e modelos de relatório.
Neste artigo você confere algumas das principais siglas relacionadas à saúde ocupacional e o que elas significam.
O exame de acuidade visual é o procedimento da oftalmologia que mede a aptidão do olho para distinguir detalhes na forma dos objetos. A redução da acuidade visual diz respeito a uma dificuldade do olho de se ajustar à luz, brilho e contraste, a uma perda de distinção de cores ou ainda a uma debilidade na visão periférica.
Com a telemedicina, o exame de acuidade visual pode ser feito na clínica ou hospital por enfermeiros ou técnicos e o resultado é enviado digitalmente para que o especialista realize o laudo.
No caso do exame com o optômetro, por exemplo, o procedimento é ainda mais simples e as informações são transmitidas diretamente pela plataforma de telemedicina, evitando erros de digitação.
O exame holter é um tipo de eletrocardiograma que é realizado por 24 horas ou mais. Um pequeno monitor é acoplado ao quadril do paciente para medir a variação da sua atividade cardíaca ao longo de um dia com tarefas rotineiras.
A forma de aplicação do exame holter foi também um dos assuntos sobre saúde mais lidos no blog da Portal Telemedicina em 2021.
Avaliado por cardiologistas, o holter é mais um exemplo de exame que pode ser feito via telemedicina reduzindo custos de clínicas com emissão de laudos.
Em 2020, o Conselho Federal de Medicina (CFM) liberou a teleorientação, teleinterconsulta e telemonitoramento para que médicos pudessem atender pacientes de forma segura durante a pandemia de covid-19. A medida foi tomada em caráter de emergência e segue em vigência, mas os procedimentos seguem no aguardo da regulamentação adequada.
A teleconsulta foi uma das grandes aliadas no enfrentamento da pandemia, evitando a exposição desnecessária de pacientes a riscos de contaminação, em especial aqueles pertencentes aos grupos de risco.
Por fim, um dos assuntos sobre saúde mais procurados em 2021 foi a própria teleconsulta, uma das modalidades da telemedicina. A teleconsulta é a consulta médica feita de forma remota, por meio de tecnologias seguras de comunicação, como a videoconferência, por meio de computadores, tablets ou smartphones.
De modo geral, a teleconsulta pode ser feita entre médico e paciente ou entre médicos — em casos como segunda opinião para diagnósticos, orientações acerca de procedimentos ou assistência de um especialista. Além disso, a teleconsulta pode ser síncrona (imediata) ou assíncrona (sem interação em tempo real entre o médico e o paciente).
A Portal Telemedicina oferece ainda um material gratuito que detalha como empresas podem se beneficiar de uma ferramenta de teleconsulta para realizar a gestão de saúde dos seus colaboradores de forma eficiente e com segurança de dados.
O e-book traz mais informações sobre como funciona a teleconsulta, quais são as suas modalidades e os tipos de interação dentro da plataforma da Portal. Confira:
O CEO da Portal Telemedicina, Rafael Figueroa, teve a honra de ministrar uma aula magna…
O CID A02, parte da CID-10 (Classificação Internacional de Doenças, Décima Revisão), refere-se a "Outras…
Entre os dias 14 e 15/11 de 2024, a Portal Telemedicina esteve no Amapá participando…
O chamado "chip da beleza" ganhou notoriedade nos últimos anos como uma suposta solução milagrosa…
A escolha correta da via de administração de medicamentos pode definir a eficácia do tratamento…
O teste de Romberg (ou prova de romberg) é uma ferramenta diagnóstica simples, mas poderosa,…