Telemedicina

Telemedicina para laudos: Portal é a plataforma mais completa do mercado

9 min. de leitura

A telemedicina para laudos foi um dos primeiros formatos de serviço digital implementados no Brasil. Antes mesmo da teleconsulta ser regulamentada e amplamente utilizada no país, o telediagnóstico já começava a gerar impacto nos serviços médicos.

Nesse cenário de inovação, a empresa de saúde digital Portal Telemedicina ganhou destaque por oferecer uma plataforma de laudos online integrada e completa. A ferramenta conta com inteligência artificial e oferece uma solução confiável para agilizar e aprimorar o serviço de diagnóstico.

No texto a seguir explicamos os benefícios da tecnologia para a emissão de laudos e como a plataforma da Portal ajuda a otimizar o processo diagnóstico, além de aumentar a qualidade do atendimento de clínicas e hospitais. Confira!

Como funciona a telemedicina para laudos

A telemedicina para laudos é um modelo de prestação de serviços médicos à distância. Através de uma plataforma de laudos online é possível agilizar o processo de emissão do parecer médico e aprimorar o diagnóstico.

Por meio do telelaudo, especialistas podem avaliar exames como radiografias, tomografias, ressonâncias magnéticas, eletrocardiogramas, entre outros, à distância. O modelo permite obter resultados e informações de maneira mais ágil e qualificar o diagnóstico entregue ao paciente.

Além de gerar rapidez e eficácia ao processo, a abordagem é especialmente útil em locais onde não há disponibilidade imediata de profissionais especializados ou para agilizar o diagnóstico em situações de emergência. Veja o vídeo a seguir:

Com uma plataforma de telemedicina para laudos também é possível promover a troca de conhecimento entre profissionais que estão distantes e ampliar o acesso a um serviço de qualidade.

Vale ressaltar que o telediagnóstico deve ser sempre realizado em conformidade com as regulamentações e normas de segurança estabelecidas pelos órgãos competentes. Ter uma plataforma aderente a essas normas é o que garante a proteção e segurança de dados.

Como é feito o telediagnóstico?

Após a realização do exame pela unidade de saúde, através de equipamentos integrados ao software da Portal Telemedicina, os dados são criptografados e enviados à plataforma.

Os algoritmos de inteligência artificial treinados em uma robusta base de dados fazem uma triagem colocando exames com alterações como prioridade para o médico laudar. Assim, em casos urgentes, em apenas alguns minutos o laudo estará disponível para a clínica. Quando não houver urgência, o exame é disponibilizado em até 24 horas.

Clínicas médicas podem contratar somente a plataforma para organizar e agilizar o fluxo de trabalho de seu próprio corpo clínico ou contratar a plataforma + corpo clínico da Portal, composto por 10 mil médicos de diferentes especialidades.

Especialidades médicas

O telediagnóstico pode ser aplicado em diversas especialidades médicas, listamos as principais:

Unidades de saúde que podem utilizar telelaudos

O modelo do telediagnóstico pode ser utilizado por diversos tipos de unidades de saúde para otimizar o processo diagnóstico. 

Hospitais, clínicas especializadas, de saúde ocupacional, centros de diagnóstico por imagem, centros oncológicos e laboratórios podem aproveitar os benefícios da saúde digital.

Em todos os casos, com a ferramenta adequada, gestores podem optar por laudar com corpo técnico próprio ou com os profissionais oferecidos pela plataforma. 

Além disso, na área da saúde do trabalho, grandes indústrias e empresas com enfermaria própria, podem realizar exames no ambiente laboral, com seus técnicos em enfermagem.

Como escolher uma plataforma de telemedicina para laudos

Para escolher uma plataforma de telemedicina segura e confiável é necessário levar em consideração alguns critérios que vão garantir a integridade da prestação de serviço.

Listamos alguns aspectos que devem ser observados no processo de escolha e contratação:

  • Conformidade com a legislação vigente: verifique se a plataforma de telediagnósticos está em conformidade com as leis e regulamentações da telemedicina no Brasil. É imprescindível que a empresa cumpra com as exigências legais do país.
  • Segurança dos dados: garanta que a plataforma utilize medidas sólidas de segurança para proteger as informações dos pacientes e da própria clínica ou hospital. Procure por criptografia de dados e protocolos de segurança robustos.
  • Integração com sistemas médicos: analise se a plataforma permite a integração com equipamentos e outros sistemas médicos que facilitam o fluxo de informações.
  • Treinamento e capacitação: o ideal é que a empresa ofereça treinamento adequado para os profissionais de saúde que utilizarão a ferramenta.
  • Sistema inteligente: a triagem de exames com inteligência artificial é um diferencial que faz toda a diferença na prestação do serviço, contar com esse recurso qualifica o diagnóstico e aumenta a precisão do atendimento.
  • Tempo de entrega: um dos principais objetivos da digitalização dos processos de saúde é a agilidade, por isso é importante verificar se a plataforma oferece rapidez na emissão do laudo.
  • Equipe de especialistas: confira se o serviço inclui médicos e profissionais especializados e se tem a flexibilidade de se adaptar à demanda da sua clínica ou hospital.

Estes são alguns dos aspectos que devem ser considerados no momento de pesquisar e contratar o serviço de telemedicina para laudos. Antes de tomar uma decisão, considere também a sua demanda, o custo-benefício e busque referências de mercado.

Plataforma de telemedicina para laudos mais completa do mercado

A healthtech brasileira Portal Telemedicina é referência em telediagnóstico no país por sua trajetória de inovação e reconhecimento internacional. A empresa utiliza integração e inteligência artificial para desenvolver soluções que ampliem o acesso a serviços médicos de qualidade.

Além da plataforma integrada de laudos online, também estão disponíveis no seu catálogo o aplicativo de teleconsultas, treinamentos, equipamentos médicos e soluções personalizadas com inteligência artificial.

Especificamente na área de diagnóstico digital, a empresa oferece cobertura para 26 tipos de exames. Confira as modalidades que podem ser laudadas:

  • Acuidade Visual
  • Campimetria
  • Densitometria óssea
  • Eletrocardiograma
  • Eletroencefalograma
  • Eletroencefalograma com
  • mapeamento
  • Espirometria
  • Holter
  • Otorrinolaringologia
  • Dermatologia
  • Laudo dermatológico
  • Mamografia
  • Mapa
  • Raios-x
  • Ressonância magnética
  • Teste de Ishihara
  • Teste Ergométrico
  • Tomografia
  • Polissonografia
  • Avaliação Oftalmológica
  • Retinografia

Diferenciais da plataforma de telediagnóstico da Portal Telemedicina

A liderança de mercado da Portal Telemedicina foi conquistada com seu foco em inovação na área da saúde. As soluções oferecidas integram equipamentos de forma exclusiva, possuem recursos inteligentes e garantem a privacidade de dados através de sistemas avançados de segurança tecnológica.

A plataforma de laudos online foi um dos primeiros produtos desenvolvidos pela healthtech e continua sendo um dos serviços de referência. Entre seus principais diferenciais está a integração com todos os sistemas e equipamentos disponíveis no mercado.

A forma de contratação flexível também atende perfeitamente a demanda dos seus clientes, independentemente do tamanho da empresa. É possível escolher usar a própria equipe de médicos ou contratar a ferramenta com o corpo técnico incluído.

Os médicos da Portal Telemedicina são altamente qualificados e a variedade de profissionais garante atendimento 24/7 para laudar exames, o que permite reduzir em até 10 vezes o tempo de emissão do telediagnóstico.

A plataforma ainda oferece triagem de exames com IA, segurança, suporte técnico, backup diários das imagens transmitidas, assinatura digital com marca d’água e número de protocolo e impressão dos laudos em lote direto pelo sistema.

Como mencionamos diversas vezes, a agilidade é um dos pontos fortes da telemedicina para laudos. Através dos seus algoritmos com inteligência artificial, a plataforma da Portal prioriza laudos com potencial de urgência na fila de entrega, finalizando o processo em poucos minutos. A Portal é reconhecida internacionalmente pela sua tecnologia de ponta.

Quer saber mais sobre a Portal Telemedicina? Converse com nossos consultores e solicite uma proposta!

Helen Albernaz

Jornalista e especialista em marketing com foco no desenvolvimento de conteúdos para o setor de tecnologia e saúde.

Conteúdos recentes

CEO da Portal Telemedicina ministra aula magna em Harvard

O CEO da Portal Telemedicina, Rafael Figueroa, teve a honra de ministrar uma aula magna…

4 de dezembro de 2024

CID A02: Infecções por salmonella – Causas, sintomas e tratamento

O CID A02, parte da CID-10 (Classificação Internacional de Doenças, Décima Revisão), refere-se a "Outras…

3 de dezembro de 2024

Conexão povos da floresta: Reserva Extrativista do Rio Cajari recebe conectividade e telemedicina

Entre os dias 14 e 15/11 de 2024, a Portal Telemedicina esteve no Amapá participando…

2 de dezembro de 2024

Chip da beleza: O que é, riscos e por que foi proibido

O chamado "chip da beleza" ganhou notoriedade nos últimos anos como uma suposta solução milagrosa…

29 de novembro de 2024

Vias de administração de medicamentos: Um guia completo para profissionais de saúde

A escolha correta da via de administração de medicamentos pode definir a eficácia do tratamento…

28 de novembro de 2024

Teste de Romberg: O que é, como funciona e suas aplicações modernas

O teste de Romberg (ou prova de romberg) é uma ferramenta diagnóstica simples, mas poderosa,…

27 de novembro de 2024