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SOS Portal: Conheça a solução de teleconsulta da Portal Telemedicina

9 min. de leitura

A Portal Telemedicina, empresa brasileira de tecnologia na saúde, lança no mercado sua solução de Teleconsulta: o aplicativo SOS Portal, que permite atendimento médico à distância para pacientes em todos os estados brasileiros. 

Desde sua fundação, em 2013, guiada pela missão de salvar vidas e garantir acesso universal à medicina de qualidade, a empresa já impactou mais de 33 milhões de pacientes em 900 cidades brasileiras e na Angola, África, com sua solução de telediagnóstico. 

O aplicativo SOS Portal, disponível nas plataformas Web, Android e iOS, veio para agregar à solução global de telemedicina da empresa, permitindo que pacientes tenham acesso a uma rede com mais de 10.000 médicos recebendo atendimento online de maneira segura. 

A demanda pela solução surgiu a partir dos próprios clientes da Portal, proprietários e médicos de mais de 2.800 clínicas e hospitais no Brasil, que viram a necessidade de obter uma plataforma segura e prática para seguir os atendimentos com seus pacientes – mesmo à distância – no momento de isolamento social e combate à pandemia de Covid-19. 

“Queremos que a nossa tecnologia siga entregando qualidade e seja aliada da população e dos médicos na busca pela saúde, especialmente no momento em que vivemos hoje”, diz Rafael Figueroa, CEO e Cofundador da Portal Telemedicina. 

O aplicativo é oferecido no modelo B2B e/ou B2C. Pacientes podem diretamente solicitar uma consulta médica via a plataforma Saude ID. E também está disponível para proprietários e gestores de clínicas médicas e hospitais, além do segmento de saúde ocupacional, que pode solicitar a aquisição da plataforma. 

Além disso, o aplicativo de Teleconsulta SOS Portal está disponível para empresas que desejam adquirir uma solução para pronto-atendimento e oferecer aos seus colaboradores. Os beneficiários têm acesso a uma equipe de médicos online 24h, todos os dias da semana. Também é possível acessar um painel de controle para acompanhamento dos atendimentos e controle de saúde.

Conheça os formatos para adoção da solução de Teleconsulta para:

  • Empresas: disponível via aplicativo e web, seus beneficiários e/ou colaboradores terão acesso 24/7 a médicos de ponta para realização de teleconsultas, painel de controle para acompanhamento dos atendimentos e controle de saúde.
  • Médicos, clínicas e hospitais: modalidade em que disponibilizamos nosso sistema para que o (s) médico (s) possam fazer atendimentos médicos a distância, prescrever medicamentos e acompanhar pacientes, via aplicativo e web.
  • Poder público – Prefeituras e governos também podem contratar o aplicativo de teleconsulta para reforçar o atendimento médico na atenção primária e/ou oferecer atendimento remoto com médicos especialistas à população.
  • Pacientes: você é paciente e está em busca de uma consulta médica online? Entre em contato conosco clicando aqui e acesse um dos nossos médicos em até 20 minutos.

Funcionalidades da teleconsulta — Como utilizar o app da Portal Telemedicina

O aplicativo permite consultas online 24 horas por dia, sete dias por semana. Assim, médicos e pacientes se conectam de maneira simples através das funcionalidade de vídeo e chat. 

Para utilizar o app da Portal Telemedicina, o paciente faz a compra/cadastro e com poucos cliques tem acesso ao pronto atendimento online.

Já a equipe médica recebe um usuário e senha por e-mail, acessa a aplicação, altera o status para disponível e é conectado automaticamente com o paciente que está na fila. 

O médico, então, realiza a consulta online por vídeo ou chat. É possível também acessar os exames anteriores realizados, permitindo ter uma visão holística do paciente, além da possibilidade de emissão de receita digital, válida em todo o território brasileiro. Todos os dados são criptografados de ponta a ponta, garantindo a segurança das informações. 

Outro feature importante para as unidades de saúde trata-se de dashboards de monitoramento em tempo real das informações anonimizadas de saúde da população, permitindo o acompanhamento epidemiológico pelos órgãos públicos e privados e a tomada de ações rápida para reverter ou minimizar a transmissão do Covid-19. 

Outro diferencial do SOS Portal é o recurso de leitura de sinais vitais, que identifica pressão arterial, nível de estresse, nível de batimentos por minuto, tudo através de tecnologia de ponta que faz a medição através da câmera do celular Android ou iOS.

Inteligência Artificial no combate ao Covid-19

Além da aplicação de Teleconsulta, a solução global de telemedicina da Portal também oferece, há mais 10 anos, a possibilidade de laudos de exames à distância. Com isso, o sistema da empresa reúne mais de 30 milhões de imagens. A partir delas, foi possível desenvolver dezenas de algoritmos de Inteligência Artificial capazes de detectar automaticamente patologias agilizando e certificando a acurácia no processo de diagnóstico médico. Esse projeto foi desenvolvido nos últimos três anos com apoio do Google e teve início no programa Google Artificial Intelligence Studio, em 2017. 

Em março de 2020, a empresa adaptou seus algoritmos de Inteligência Artificial para ajudar a detectar o Novo Coronavírus em exames de Raio-X do pulmão. Os algoritmos já estavam especializados na detecção de pneumonia em um histórico de milhões de exames. Os engenheiros da Portal, em parceria com o Google Cloud, conseguiram desenvolver, então, um novo algoritmo capaz de diferenciar pneumonias comuns das causadas por Covid-19, com uma precisão de até 95% em um tempo de até 10 minutos. 

Com o algoritmo Covid-19, o exame do paciente é automaticamente posicionado no início da fila de tratamento e é dado um alerta à equipe médica para dar andamento ao tratamento, agilizar o protocolo médico e evitar complicações.

Para Figueroa, a inteligência artificial é um grande diferencial no setor de saúde, podendo ser utilizada para prevenção, apoio a diagnóstico, automação de protocolos clínicos, otimização de uso de recursos e detecção de fraudes. A Portal Telemedicina pretende seguir com projetos de pesquisa e desenvolvimento para a aplicação em massa destes recursos, com o apoio da tecnologia do Google Cloud.

Sobre a Portal Telemedicina

A Portal Telemedicina é uma plataforma de Telediagnóstico, teleconsulta e Gestão de Saúde Populacional, que integra diretamente a prontuários e devices, transferindo dados em 26 modalidades para que médicos possam prover diagnósticos e teleconsultas. A plataforma utiliza modelos de inteligência artificial, treinados em milhões de exames, para detectar anomalias e priorizar emergências. 

Os gestores têm o benefício de obter uma visão global, com integração a sistemas e aparelhos antigos sem a necessidade de substituição, com acesso a painéis gerenciais em uma verdadeira central de comando para a gestão da saúde populacional. Com o início da pandemia, a Portal adaptou os algoritmos para detectar COVID-19 em exames de radiologia com 95% de acurácia e lançou aplicativo de teleconsulta – SOS Portal – que conecta médicos a pacientes. Com mais de 30 milhões de pacientes em seu sistema atualmente, a empresa oferece acesso a medicina de qualidade para mais de 1.200 unidades de saúde em mais de 700 cidades. A health tech é acelerada pelo Google e já venceu diversos prêmios de inovação. Em 2019, foi eleita pela ONU como uma das 10 melhores empresas do mundo para acelerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis de 2030.

 

Maira Flores

Maira Flores é jornalista (UFSC) e RP (ECA/USP) especializada em conteúdo relacionado a tecnologia e saúde. Em 2017, ingressou na Portal Telemedicina como gerente de conteúdo. Hoje atua como gerente de comunicação. Anteriormente, foi editora de cadernos especiais na RBS por cerca de 4 anos incluindo a temática Vida&Saúde.

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