Exames Médicos

Pneumologia: como é feito o telediagnóstico de doenças pulmonares

9 min. de leitura

médico fazendo telediagnóstico de pneumologia

A telemedicina usada na pneumologia nada mais é do que clínicas, hospitais e centros de saúde conectados a aparelhos e especialistas de forma online. Essa conexão possibilita a geração de laudos digitais, interpretação de exames pneumológicos a distância, e a avaliação de quadros urgentes por um grupo de médicos conectados pela internet, por exemplo.

No texto a seguir, entenda quais os benefícios do uso da tecnologia nos serviços de pneumologia e os tipos de exames que podem ser realizados via telemedicina. Saiba também como plataformas adequadas podem ajudar a otimizar a emissão de laudos de exames da área médica e oferecer diagnósticos mais rápidos e precisos.

Como a telemedicina se aplica à pneumologia

A telemedicina na pneumologia, ou tele pneumologia, é a aplicação de tecnologia para atender e identificar problemas pulmonares e alterações no sistema respiratório humano. Na prática, faz uso dos princípios comuns à telemedicina, como a troca de informações e a comunicação online, buscando sempre facilitar a realização e avaliação de exames, emissão de laudos e fechamento de diagnósticos.

Desta forma, desde o monitoramento das condições dos pacientes até o suporte por parte de médicos especialistas para a obtenção de diagnósticos mais contundentes, tudo pode ser feito via internet, remotamente.

Regulamentada no Brasil pelas normas de segurança da Anvisa e o Conselho Federal de Medicina, a telemedicina oferece inúmeros benefícios para a pneumologia, como o acesso a inovações tecnológicas.

A possibilidade de realizar exames e diagnósticos a distância contribui para a melhora da rotina e dos procedimentos no dia a dia das clínicas e hospitais. Com acesso ao sistema de gerenciamento de informações por meio de computadores ou dispositivos móveis, os médicos e outros especialistas podem acessar os dados dos exames pneumológicos dos pacientes a qualquer hora e de qualquer lugar do país.

Como funciona o uso de tecnologia na área?

A aplicação de telemedicina na área da pneumologia funciona, principalmente, utilizando a tecnologia da informação para facilitar e otimizar a interpretação e emissão de laudos remotamente.

Esses recursos possibilitam mais agilidade na emissão dos resultados e do diagnósticos. Assim, é possível salvar muitas vidas ao colocar especialistas à disposição de unidades de saúde que realizam exames a qualquer hora do dia.

Há ainda sistemas que contam com inteligência artificial. Nesses casos, o próprio sistema da plataforma, por meio do machine learning, realiza o cruzamento de dados e imagens, auxiliando os médicos responsáveis a identificar anormalidades e a laudar os exames com mais precisão.

A Portal Telemedicina, por exemplo, utiliza inteligência artificial para detectar alterações e fazer uma triagem, colocando os casos urgentes como prioridade. Com essa tecnologia, a clínica ou hospital entrega um laudo de exame pneumológico para casos urgentes em um tempo médio de três minutos.

Essas facilidades auxiliam na disposição de laudos com mais agilidade, muitas vezes no mesmo dia e, em casos de urgência, em apenas uma hora.

Telediagnósticos para a área da pneumologia

Existem exames de suma importância para diagnósticos de problemas respiratórios que podem ser realizados à distância utilizando a telemedicina.

Esses exames são realizados da mesma forma  via telemedicina ou em consultas presenciais, o que muda é que os equipamentos médicos enviam os dados coletados no exame a uma central médica, e o laudo é emitido remotamente para as unidades de saúde.

Abaixo destacamos os dois principais exames realizados da especialidade que podem ser laudados por telediagnósticos:

Espirometria

O telelaudo para o exame de espirometria ganhou ainda mais popularidade com a pandemia de Covid-19, já que é um dos exames utilizados para monitoramento de pacientes após a infecção pelo vírus

Além disso, esse procedimento é usado para medir a capacidade de inspiração e expiração de uma pessoa, ou seja, seu ciclo de respiração. A avaliação permite diagnosticar e acompanhar a evolução de doenças, como a pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, bronquite, enfisema, fibrose entre outras deficiências pulmonares. 

O aparelho utilizado para o procedimento é o espirômetro e é portátil. Os mais modernos funcionam a bateria, podendo ser facilmente recarregados. Com o uso da telemedicina, é possível que sejam feitos laudos e diagnósticos a distância com os dados obtidos pelo espirômetro.

Raio-x de tórax

O procedimento médico serve para visualizar e avaliar as estruturas internas da região do tórax. A imagem mostra os pulmões, coração, costelas e o osso esterno, assim como os vasos sanguíneos. 

O médico radiologista é o profissional qualificado para interpretar os resultados e fazer um diagnóstico preciso com base nas imagens obtidas. A interpretação adequada das imagens é fundamental para um diagnóstico correto e um tratamento adequado.

Dentro da tele pneumologia existem diagnósticos importantes que podem ser estabelecidos a distância, com a análise das imagens do raio-x. Entre eles, estão:

  • Pneumonia: pode revelar áreas de infecção nos pulmões, permitindo que os médicos identifiquem e façam o telediagnóstico de pneumonia.
  • Tuberculose: por ser uma infecção bacteriana que afeta principalmente os pulmões, pode ser detectada pelo raio-x de tórax que identifica lesões características da doença.
  • Outras doenças pulmonares: o raio-x do tórax ajuda ainda a identificar condições como enfisema, fibrose pulmonar, tumores pulmonares e derrame pleural.

Pneumologia e telemedicina: benefícios para clínicas de saúde ocupacional

Com o auxílio da telemedicina na pneumologia, clínicas e hospitais podem oferecer os resultados dos exames aos pacientes com mais rapidez e assertividade. Como já mencionamos, isso ocorre pois a gestão de informações online permite que médicos especialistas façam a avaliação diagnóstica de qualquer lugar, e a qualquer momento.

Diante dessa realidade, a medicina ocupacional é uma das áreas que tira inúmeras vantagens ao usar a pneumologia via telemedicina. Isso porque, entre as pessoas com fatores de risco para o desenvolvimento de doenças respiratórias estão os trabalhadores expostos à poeira mineral. Por essa razão, eles precisam fazer espirometria no exame admissional e a cada dois anos (ou em intervalos menores de tempo se houver indicação médica). 

Previsto na NR 7 (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), este é um exame feito comumente para avaliação da função respiratória de quem exerce atividades como pintura, marcenaria, marmoraria, serralheria e mineração. Neste contexto, a espirometria é um exame importante para a lista de serviços oferecidos por clínicas de saúde ocupacional. 

O laudo só pode ser emitido por um médico. E embora ele possa ser dado por um médico do trabalho, recomenda-se que o laudo seja feito por um pneumologista.

Como nem sempre é possível que uma clínica de saúde ocupacional tenha em seu quadro médico a especialidade de pneumologia, o laudo espirometria via telemedicina é uma ótima alternativa para incluir esse exame no rol de serviços da clínica.

Laudo do exame de espirometria com a telemedicina

O laudo do exame de espirometria pode ser emitido a distância. Para isso, é essencial que haja um bom padrão técnico e que o médico pneumologista responsável tenha acesso aos dados antropométricos, questionário preliminar, todos os valores obtidos e curvas.

A telemedicina permite que o pneumologista tenha acesso aos dados obtidos no exame em tempo real. Por isso, a tecnologia tem tornado estes especialistas acessíveis a lugares onde há carência destes profissionais, além de permitir que clínicas e hospitais tenham acesso aos médicos mais renomados da área.

Por isso, essa tem sido uma estratégia importante para gestores de clínicas e hospitais em busca de modernizar os serviços e terem resultados mais rápidos e com mais qualidade.

Ao fazer o uso da telemedicina o gestor garante contar com profissionais em nível de excelência e referência neste tipo de atividade.

Na Portal Telemedicina, clínicas de qualquer porte têm acesso a médicos pneumologistas renomados para emitir o laudo do exame 24 horas por dia e a qualquer dia da semana. Os laudos são entregues no mesmo dia. Fale com um consultor da Portal e veja como é simples implementar este serviço na sua clínica.

Cristiane Cordioli

Editora e redatora de textos por 18 anos, passou por várias áreas, inclusive tecnologia e saúde. Além disso, é sócia fundadora de uma startup pensada para melhorar a produção de textos com o uso de Inteligência Artificial.

Conteúdos recentes

CEO da Portal Telemedicina ministra aula magna em Harvard

O CEO da Portal Telemedicina, Rafael Figueroa, teve a honra de ministrar uma aula magna…

4 de dezembro de 2024

CID A02: Infecções por salmonella – Causas, sintomas e tratamento

O CID A02, parte da CID-10 (Classificação Internacional de Doenças, Décima Revisão), refere-se a "Outras…

3 de dezembro de 2024

Conexão povos da floresta: Reserva Extrativista do Rio Cajari recebe conectividade e telemedicina

Entre os dias 14 e 15/11 de 2024, a Portal Telemedicina esteve no Amapá participando…

2 de dezembro de 2024

Chip da beleza: O que é, riscos e por que foi proibido

O chamado "chip da beleza" ganhou notoriedade nos últimos anos como uma suposta solução milagrosa…

29 de novembro de 2024

Vias de administração de medicamentos: Um guia completo para profissionais de saúde

A escolha correta da via de administração de medicamentos pode definir a eficácia do tratamento…

28 de novembro de 2024

Teste de Romberg: O que é, como funciona e suas aplicações modernas

O teste de Romberg (ou prova de romberg) é uma ferramenta diagnóstica simples, mas poderosa,…

27 de novembro de 2024