Noticias

Conexão povos da floresta: Reserva Extrativista do Rio Cajari recebe conectividade e telemedicina

7 min. de leitura

Entre os dias 14 e 15/11 de 2024, a Portal Telemedicina esteve no Amapá participando da II Semana Tomé Belo, evento promovido pelo Conselho Nacional de Populações Extrativistas, que marcou um importante avanço na saúde e conectividade digital para as comunidades da Floresta Amazônica. 

A Semana Tomé Belo é um evento anual realizado na Escola Família Agroextrativista do Carvão (EFAC), no Amapá, organizado pela Associação Nossa Amazônia (ANAMA) e pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS). O evento homenageia Tomé de Sousa Belo, um líder comunitário e ambientalista que dedicou sua vida à defesa das populações extrativistas, à educação rural e à sustentabilidade na Amazônia.

Dentre outras pautas, o evento contou com a inclusão da Reserva Extrativista (Resex) do Rio Cajari ao projeto Conexão Povos da Floresta, uma iniciativa que visa levar telemedicina e internet de qualidade para regiões remotas da floresta amazônica.

O projeto conexão povos da floresta

O Conexão Povos da Floresta é uma iniciativa inovadora que vai além de apenas oferecer acesso à internet de alta velocidade e serviços de telemedicina. Trata-se de um projeto abrangente que busca conectar comunidades isoladas da Amazônia, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas, com foco no desenvolvimento sustentável, proteção ambiental e fortalecimento cultural.

A proposta do projeto inclui múltiplas frentes de atuação, como:

  1. Conectividade e inclusão digital: Fornecimento de infraestrutura para acesso à internet em regiões remotas, promovendo inclusão digital para escolas, unidades de saúde e centros comunitários.
  2. Saúde e telemedicina: Implementação de plataformas de telemedicina para oferecer serviços de diagnóstico e consultas médicas, reduzindo a necessidade de deslocamentos longos e melhorando a assistência médica local.
  3. Educação e empoderamento: Capacitação das comunidades para o uso das novas tecnologias, integrando conhecimentos tradicionais com ferramentas modernas para educação e empreendedorismo.
  4. Proteção territorial: Desenvolvimento de sistemas de monitoramento para preservação ambiental e segurança das terras habitadas por esses povos.
  5. Valorização cultural e sustentabilidade: Promoção de iniciativas para fortalecimento da identidade cultural local e incentivo a negócios que respeitem o meio ambiente e valorizem os recursos da floresta.

Leia também: I Encontro Conexão Povos da Floresta

Com ações práticas e colaborativas, o projeto já impactou positivamente centenas de comunidades, ajudando a preservar a biodiversidade e a cultura da Amazônia enquanto promove o desenvolvimento social.

Com a instalação da internet na Resex do Rio Cajari, o projeto dá mais um passo importante em sua missão de melhorar a qualidade de vida e o acesso à saúde para os povos da floresta.

“Esse projeto vai além da saúde, é um passo rumo à igualdade de acesso aos serviços essenciais”, afirma Dalva Miranda, presidente da ANAMA.

pessoas reunidas em mesa grande de reunião

A participação da Portal Telemedicina

A Portal Telemedicina, faz parte do grupo de saúde do Conexão Povos da Floresta, que tem por objetivo oferecer  atendimentos remotos e educação em saúde, engajando as pessoas a permanecerem por mais tempo em seus territórios com qualidade de vida. 

Durante o evento, houve um trabalho de engajamento de comunidades, criando com o objetivo de gerar interesse e a confiança nas soluções de telemedicina, bem como o treinamento inicial para responsáveis de 17 comunidades da região: 

  • Água Branca (Alto Cajari) – RESEX Cajari
  • Conceição do Muriacá (Médio Cajarí) – RESEX Cajari
  • Vila Betel – RESEX Cajari
  • Vila Maracá – PAE Maracá
  • Comunidade do Arraiol – PAE Bailique
  • Comunidade do Carvão – PAE Foz do Mazagão
  • Comunidade de Padaria – RDS Iratapuru
  • Comunidade São João (Paraíso) – RESEX Cajari
  • Vila Calheira (Posto de Saúde)
  • Vila Piedade (Posto de Saúde)
  • Sirituba – Ilhas de Abaetetuba
  • Comunidade do Patauá – RESEX Marinha de Veriandeua
  • Comunidade Castanheiro – RESEX Arioca Pruanã
  • Comunidade São João (RDS Itatupã baquiá)
  • Comunidade do Cachorrinho
  • Foz do Mazagão Velho
  • Comunidade do Piquizal

Além da apresentação da solução para autoridades locais, como representantes de prefeituras, estado e governo federal, também foram realizados diversos exames de ECG e teleconsultas na população local. Foi um momento importante para que os povos originários tivessem contato com a telemedicina e percebessem seus benefícios na prática, facilitando assim a disseminação do uso do serviço em suas comunidades.

Impacto na comunidade

A chegada da telemedicina em regiões do Amapá representa uma mudança significativa para a comunidade local. Com acesso a consultas médicas e exames diagnósticos, os moradores não precisarão mais realizar longas e dispendiosas viagens para centros urbanos em busca de atendimento médico. Isso não apenas economiza tempo e recursos, mas também permite agilidade no atendimento de demandas de saúde e um acompanhamento mais regular e eficiente da saúde da população.

Desafios e perspectivas

Apesar do grande avanço, o projeto ainda enfrenta desafios, principalmente relacionados à infraestrutura e à adaptação cultural. No entanto, a recepção positiva em Resex Cajari e o sucesso em outras comunidades já conectadas mostram o potencial transformador desta iniciativa.

Conclusão

A inclusão da Resex do Rio Cajari no Conexão Povos da Floresta marca um momento importante na busca por equidade no acesso à saúde para os povos originários da Floresta Amazônica . Com a parceria entre a CNS e empresas como a Portal Telemedicina, o projeto promete continuar expandindo, levando tecnologia e saúde para cada vez mais comunidades da maior floresta tropical do mundo.

A Semana Tomé Belo não foi apenas um evento, mas um marco na jornada para uma Amazônia mais conectada e saudável. À medida que mais territórios se unem a esta rede, cresce a esperança de um futuro onde a distância não seja mais um obstáculo para o acesso à saúde de qualidade.

Redação

Redação é o time de especialistas em conteúdo da Portal Telemedicina, responsável por criar e compartilhar informações atualizadas e relevantes sobre tecnologia em saúde, telemedicina e inovações no setor.

Conteúdos recentes

Rafael Figueroa representa a Portal Telemedicina no NVIDIA AI Day São Paulo e debate IA soberana na América Latina

O CEO da Portal Telemedicina, Rafael Figueroa, foi um dos palestrantes do NVIDIA AI Day…

28 de janeiro de 2026

Como escolher um aparelho de MAPA para sua clínica ou hospital

Escolher um aparelho de MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) vai muito além de comparar…

27 de janeiro de 2026

Contrato de prestação de serviços médicos: cláusulas essenciais, riscos e checklist prático

Um contrato de prestação de serviços médicos bem estruturado vai muito além da formalização jurídica.…

26 de janeiro de 2026

Descanso médico no plantão: o que diz a CLT e o CFM (e como organizar na prática)

O descanso médico no plantão não é um benefício informal nem um privilégio da equipe…

23 de janeiro de 2026

Diferença entre acuidade visual e avaliação oftalmológica: O que cada uma mede e quando solicitar

Acuidade visual mede a nitidez da visão; a avaliação oftalmológica é um exame médico completo…

22 de janeiro de 2026

Captação de pacientes: estratégias práticas para clínicas e serviços de saúde

Captação de pacientes é o conjunto de estratégias integradas que permitem que uma clínica ou…

21 de janeiro de 2026