Como funciona a implantação do sistema da Portal Telemedicina

6 min. de leitura

16/04/2019

Com a missão de garantir o acesso universal à saúde, a Portal Telemedicina é uma central de saúde digital voltada para unidades de saúde que usa inteligência artificial aplicada para acelerar o processo de diagnóstico de pacientes em qualquer lugar do mundo.

Além da solução de laudos a distância em 26 especialidades médicas, o software da Portal integra-se diretamente aos aparelhos médicos via IoT (Internet das Coisas) conectando-se hoje a mais de 90% do parque instalado no Brasil. Essa tecnologia de ponta garante diversos benefícios aos gestores de clínicas médicas.

Para facilitar a compreensão, leia neste Blog Post o funcionamento do sistema da Portal.

 

Como funciona o sistema da Portal Telemedicina

implementar-sistema-portal-telemedicina

O exame é realizado da maneira habitual na clínica. Em seguida, os dados coletados são enviados diretamente dos equipamentos para a plataforma de telemedicina. As informações são convertidas em arquivos DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine) de padrão mundial e enviados, pelo sistema PACS homologado pela ANVISA, à unidade central do serviço de telemedicina. Todo o processo em conformidade com padrões de segurança estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina.

Equipe de especialistas renomados

A equipe de médicos especialistas da Portal recebe as informações, analisa as imagens e devolve o laudo para a clínica em no máximo um dia ou em até cinco minutos em casos de emergência. A empresa atende diversas especialidades, como Neurologia, Cardiologia, Radiologia, Peritos em Medicina do Trabalho e OIT, Pneumologia, Tomografia e RM, Oftalmologia, Neuropediatria e Neurocirurgia, em uma única plataforma, e armazenamento por 5 anos, de acordo com a ANVISA.

Plataforma avançada de Telemedicina

Com automações e Inteligência Artificial, a Portal Telemedicina realiza milhares de laudos por dia, mais do que qualquer hospital. Também oferece a tecnologia de integração e plataforma web para que os clientes possam laudar exames com seus próprios médicos.

Benefícios da adoção

  • Diminuição de custos: a tecnologia da Portal diminui as taxas de reconvocação do paciente para realizar os exames, pois se houve alguma captura incorreta, o sistema inteligente avisa a clínica;
  • Acesso a médicos especialistas: ao contratar a plataforma da Portal, a clínica tem acesso a médicos especialistas dos melhores centros do Brasil;
  • Modernização da clínica: o software da Portal Telemedicina permite, por exemplo, que mesmo aqueles aparelhos médicos antigos e sem conexão tornem-se aptos a transmitir informações online para a empresa de telemedicina;
  • Armazenamento seguro: a empresa de telemedicina faz o armazenamento seguro dos exames em nuvem seguindo as leis da ANVISA;
  • Personalização do laudo online: a clínica pode colocar seu logotipo no laudo ou optar por utilizar o logo da empresa de telemedicina;
  • Organização e segurança dos exames: clínicas e hospitais não precisam se preocupar com o armazenamento físico na clínica, os exames ficam armazenados eletronicamente, com organização e segurança;
  • Escalabilidade da realização de exames: com a telemedicina, é possível aumentar as especialidades médicas atendidas respeitar a sazonalidade de demandas de exames, sem prejudicar a qualidade e o tempo de entrega.

Cobrança por laudo

O modelo de negócio da Portal Telemedicina faz a cobrança apenas pelos exames laudados, conforme a demanda da clínica ou hospital. São atendidos os dez principais exames médicos solicitados em instituições de saúde: ECG, Holter, EEG, Raios-X, Ressonância Magnética, Mamografia, Espirometria, Acuidade Visual, Mapa e testes ergométricos.

Implantação rápida e segura

A implantação do sistema da Portal Telemedicina em clínicas e hospitais é muito simples. O primeiro passo é integrar os equipamentos médicos ao nosso sistema. Esta conexão pode ser feita por um técnico da empresa e nosso time de implantação de forma remota em menos de uma semana.

Baixe o Infográfico para entender a implantação do sistema da Portal! >

Como funciona a implantação do sistema da Portal Telemedicina

  1. O paciente vai até a clínica ou hospital para fazer o exame.
  2. O profissional de saúde realiza o exame no local. Os dados são enviados para o sistema de telemedicina instalado, sem necessidade de upload.
  3. O exame é criptografado, comprimido e carregado para a nuvem do sistema de telemedicina.
  4. O software da Portal recebe as informações e faz uma análise automática inicial dos dados. Os arquivos gerados só podem ser acessados por pessoas autorizadas, mediante validação e identificação.
  5. Os dados são extraídos e pré-avaliados pelo sistema da Portal, que conta com automações de de inteligência artificial para decifrar padrões e correlações pelo cruzamento de dados armazenados.
  6. Triagem automática dos casos emergenciais e os coloca automaticamente em primeira posição na fila de exames a serem analisados pelos nossos médicos.
  7. O sistema notifica a equipe médica por meio de seus dispositivos. Os especialistas estão à disposição em tempo integral (24/7).
  8. Depois de pronto, o laudo médico fica disponível no sistema para acesso das clínicas e hospitais. O laudo via telemedicina ajuda na agilidade dos diagnósticos e a iniciar mais rapidamente o tratamento do paciente.
  9. Ficou interessado ou quer saber mais? Entre em contato conosco.

Ficou interessado ou quer saber mais? Entre em contato conosco.

incuca

Conteúdos recentes

Mapeamento cerebral no autismo: Avanços e desafios para a prática clínica

O mapeamento cerebral no autismo tem se destacado como uma ferramenta essencial no diagnóstico e…

1 de novembro de 2024

Principais desafios da integração de dados em clínicas e hospitais

Com a expansão da saúde digital, clínicas e hospitais estão investindo em sistemas de integração…

31 de outubro de 2024

A Importância da recepção de clínica na experiência do paciente

A recepção de uma clínica desempenha um papel essencial na primeira impressão que o paciente…

30 de outubro de 2024

Doença preexistente: O que é, como funciona e seus impactos

As doenças preexistentes são um tema relevante, especialmente para quem busca contratar planos de saúde…

29 de outubro de 2024

Discopatia: Entenda essa condição que afeta milhões de brasileiros

Você já sentiu aquela dor nas costas que parece não ter fim? Ou talvez um…

28 de outubro de 2024