Trabalho de enfermagem: tecnologias que aumentam a produtividade

8 min. de leitura

trabalho de enfermagem

Grandes organizações muitas vezes contam com um número elevado de colaboradores atuando em suas dependências. Conforme a Norma Reguladora Nº 7, é dever da empresa zelar pela saúde física e psicológica de seus funcionários, garantindo a realização de exames, e a participação em  programas e processos que visam melhorar as condições do ambiente de trabalho. Por isso, o trabalho de enfermagem tem extrema importância nessas corporações, que ainda precisam, por lei, manter em funcionamento um Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Os gestores das enfermarias internas são os responsáveis por manter e organizar os atendimentos e planejar e implementar as iniciativas para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. O fluxo de trabalho de enfermagem é intenso – inclusive sendo preciso atuar em diferentes unidades da empresa – e essa alta demanda de atendimentos e outras atividades requer planejamento e boa administração dos profissionais da área.

Este artigo traz algumas soluções para melhorar a produtividade e reduzir custos no trabalho de enfermagem nas organizações. Se você atua como gestor de enfermarias em grandes empresas, saiba que algumas tecnologias podem modernizar os processos, além de otimizar e dar qualidade aos atendimentos.

Mais produtividade e redução de custos no trabalho de enfermagem

O uso de tecnologias e alguns softwares para automação dos processos internos são grandes aliados, que podem contribuir muito com a gestão do trabalho nas enfermarias corporativas. Vamos falar de algumas opções práticas e eficientes para aperfeiçoar os atendimentos e na organização dos documentos dos trabalhadores. São elas:

  • Prontuário Eletrônico;
  • Telemedicina;
  • Equipamentos móveis.

Prontuário Eletrônico

Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é um sistema de prontuário médico padronizado e digital. É um repositório em meio virtual, onde ficam armazenadas todas as informações de saúde do paciente. Diferente do prontuário em papel, que apresenta diversas limitações, ao utilizar o PEP as enfermarias internas terão os dados do trabalhador sempre atualizados, pois há compartilhamento de informações nos sistemas. Ou seja, assim que algum atendimento for realizado, tudo será registrado e armazenado em um único documento, facilitando a organização e todo o trabalho de enfermagem corporativa.

Com o PEP, a gestão da enfermaria corporativa também pode:

  • organizar a documentação –  será armazenada em um único local;
  • padronizar os prontuários – ficam mais claros e legíveis do que se fossem feitos à mão;
  • recuperar o histórico do paciente ou o dado do atendimento com rapidez – irá agilizar a tomada de decisão;
  • organizar as informações sobre os atendimentos – será possível conhecer as demandas mais frequentes;
  • manter os dados online – disponíveis para os profissionais de saúde da empresa ou integrados com outros sistemas digitais de saúde, como o próprio SUS e empresas de laudo à distância;

Com um bom sistema de prontuário eletrônico, os técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos do trabalho podem dedicar mais tempo aos pacientes, sendo mais efetivos no atendimento e nos cuidados prestados aos trabalhadores da empresa.

Os sistemas para o prontuário eletrônico devem adotar mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade das informações de saúde. A Resolução CFM nº. 1821/2007, do Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece os requisitos obrigatórios para o documento eletrônico. Esta cartilha do CFM traz todos os cuidados para a implementação do PEP.

Telemedicina

A implantação dos serviços de telemedicina pode ajudar as enfermarias a atender algumas demandas internamente. Isso porque a telemedicina possibilita que os laudos sejam feitos à distância, sem precisar de médicos especialistas atuando nas empresas.

Alguns exames como eletrocardiograma (ECG), espirometria, eletroencefalograma, acuidade visual e até Raios-X, com grande números de pedidos em clínicas de saúde ocupacional, podem ser feitos pelos técnicos e enfermeiros do trabalho na própria enfermaria corporativa e enviados pela internet pelo sistema de telemedicina para serem laudados por médicos especialistas. A implantação do sistema, como o da Portal Telemedicina, é simples e a integração com os equipamentos da enfermaria é feita gratuitamente por um técnico de forma remota em até cinco dias.

O resultado do exame é enviado direto do aparelho pela internet  ao sistema fornecedor de telemedicina. No caso de aparelhos que não sejam digitais, a Portal Telemedicina também consegue se conectar e transmitir os exames diretamente do aparelho. A empresa se conecta a mais de 95% do parque instalado atualmente no Brasil. Todo o processo é feito em um sistema apropriado e seguro de gerenciamento de informações e imagens. Em empresas como a Portal, o laudo retorna em até 24 horas, e em situações de emergência, os profissionais de saúde podem receber os resultados em até 60 minutos.

Ainda podemos destacar outra vantagem da telemedicina para auxiliar o trabalho de enfermagem nas corporações: o armazenamento das imagens e informações dos exames e dos laudos em um ambiente seguro online, não sendo preciso ocupar o espaço físico com arquivos e pastas, além da sua integração com o Prontuário Eletrônico (PEP). Assim, ficará mais fácil organizar e encontrar arquivos, e também pesquisar e consultar informações a qualquer momento.

Os atendimentos ganham em agilidade e qualidade e os profissionais de saúde podem otimizar os serviços e organizar a demanda.

Equipamentos Móveis

Outra alternativa interessante proporcionada pela telemedicina é a locação de dispositivos. As próprias empresas que fornecem os serviços oferecem contratos de locação por 12, 24 e 36 meses dos equipamentos necessários para a realização de diferentes tipos de exames. No final do período, é possível fazer a aquisição permanente, com descontos oferecidos pelo tempo de locação.

A maior parte destes  equipamentos são modernos e portáteis e podem ser facilmente levados em unidades móveis para outras unidades da empresa. Apenas com uma boa conexão à internet e um técnico para aplicação do exame, podem ser realizados mutirões em filiais mais afastadas, por exemplo. Um ECG (eletrocardiograma) ou uma espirometria podem ser feitos com facilidade e seus laudos entregues no mesmo dia ao médico do trabalho da empresa, agilizando o diagnóstico e o início do tratamento.

Quer saber mais sobre telemedicina e como modernizar o trabalho de enfermagem corporativa? Entre em contato com a Portal Telemedicina e tire suas dúvidas. Se quiser, pode solicitar um teste grátis!

incuca

Conteúdos recentes

Rafael Figueroa representa a Portal Telemedicina no NVIDIA AI Day São Paulo e debate IA soberana na América Latina

O CEO da Portal Telemedicina, Rafael Figueroa, foi um dos palestrantes do NVIDIA AI Day…

28 de janeiro de 2026

Como escolher um aparelho de MAPA para sua clínica ou hospital

Escolher um aparelho de MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) vai muito além de comparar…

27 de janeiro de 2026

Contrato de prestação de serviços médicos: cláusulas essenciais, riscos e checklist prático

Um contrato de prestação de serviços médicos bem estruturado vai muito além da formalização jurídica.…

26 de janeiro de 2026

Descanso médico no plantão: o que diz a CLT e o CFM (e como organizar na prática)

O descanso médico no plantão não é um benefício informal nem um privilégio da equipe…

23 de janeiro de 2026

Diferença entre acuidade visual e avaliação oftalmológica: O que cada uma mede e quando solicitar

Acuidade visual mede a nitidez da visão; a avaliação oftalmológica é um exame médico completo…

22 de janeiro de 2026

Captação de pacientes: estratégias práticas para clínicas e serviços de saúde

Captação de pacientes é o conjunto de estratégias integradas que permitem que uma clínica ou…

21 de janeiro de 2026