O crescimento da saúde ocupacional no Brasil nos últimos anos foi acompanhado pelo aperfeiçoamento de tecnologias que transformaram o setor, como os serviços de telemedicina. A geração dos laudos online por especialistas à distância reduz o tempo para identificação e diagnóstico de doenças, viabiliza a ampliação das modalidades médicas para o atendimento e ainda apresenta melhor custo-benefício para as unidades de saúde. No artigo de hoje faremos uma breve contextualização da telemedicina no País e iremos abordar as diferentes modalidades de laudos online que podem ser realizados via telemedicina nas clínicas de saúde ocupacional, indicando os principais exames aplicados pelos profissionais de saúde.
O surgimento mundial dos serviços de telemedicina está associado ao desenvolvimento das redes de comunicação via internet a partir da década de 60. No Brasil, os primeiros atendimentos médicos à distância foram registrados a partir dos anos 90. A dissertação “Telemedicina: análise da sua evolução no Brasil” da pesquisadora Sumaia Georges El Khouri descreve que a cardiologia foi a primeira modalidade a realizar consultas à distância, a partir do envio dos exames por fax para especialistas.
Em 2000, com a explosão do uso da internet, outros tipos de exames à distância passaram a ser realizados no Brasil, expandindo também os serviços de telessaúde. De lá para cá, o número de especialidades médicas atendidas a partir dos laudos online foi expandido, disseminando também o acesso à saúde em áreas afastadas no Brasil.
O desenvolvimento industrial registrado no Brasil nas últimas décadas ampliou o número de trabalhadores registrados legalmente em grandes e pequenas empresas, desempenhando diferentes atividades manuais e intelectuais. O Manual de Doenças Relacionadas ao Trabalho, publicado pelo Ministério da Saúde em 2001, indica que com a implementação de novas máquinas e a utilização de ferramentas digitais, cresceram também as doenças e acidentes do trabalho no país.
Em 1943, durante o governo de Getúlio Vargas, foi criada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que estabelece direitos para proteção dos trabalhadores contratados. No artigo Conheça as principais portarias e legislações sobre laudo ocupacional, apresentamos normas que regulam e obrigam a realização de exames médicos para admissão, demissão e acompanhamento ao longo da jornada de trabalho (exames periódicos).
Esses testes e avaliações são realizados com profissionais de todas as áreas, gerando uma demanda de diferentes exames, dadas às condições e fatores de risco de cada setor. O Anuário de Saúde do Trabalhador, publicado em 2016, indica que em 2013 houve o atendimento de 15.226 casos de doenças ocupacionais no país. Destes, as atividades que tiveram maior registro foram da indústria de transformação (fábricas de máquinas, alimentos, celulose, produtos químicos, metalurgia e outros) com 6.015 notificações, e o setor de serviços (comércio de veículos e combustíveis, transporte e armazenagem, intermediários financeiros, serviços prestados às empresas e outros) com 7.702 casos.
Entre as principais doenças ocupacionais desenvolvidas por esses profissionais estão:
Para cada uma dessas doenças são aplicados diversos exames que, com os avanços tecnológicos dos serviços de telemedicina, podem receber laudos online e diagnósticos à distância.
A primeira modalidade de exame realizada via distância no Brasil foi o eletrocardiograma, que continua sendo um dos principais testes solicitados nas clínicas de saúde ocupacional. Com os serviços de laudos online, as análises de ritmo cardíaco registradas no ECG ganham mais agilidade, conforme abordado no artigo Como a telemedicina pode otimizar a realização de ECG com laudo.
No artigo Conheça quais exames podem obter laudo remoto, apresentamos algumas modalidades de exames que já foram realizadas no Brasil, como:
Além da geração de laudos online com segurança e velocidade, as vantagens do uso do sistema da telemedicina são: redução de custos, proteção de arquivos e ampliação das modalidades de atendimento. No artigo Como montar uma clínica de saúde ocupacional, falamos sobre os primeiros passos para a implantação desses serviços que tem crescido e se aprimorado em todo o mundo.
Se você ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário para que possamos solucionar o seu problema. Acompanhe os nossos artigos e conheça mais sobre tecnologias na área da saúde. Nós, da Portal Telemedicina, oferecemos um teste gratuito dos serviços de laudos online das principais modalidades de exames realizadas nas clínicas de saúde ocupacional. Além da segurança no armazenamento dos arquivos gerados, entregamos os resultados em até 24 horas. Experimente!
O exame HSG (histerossalpingografia) é um exame radiológico especializado que avalia a permeabilidade das trompas…
A radioscopia é uma técnica de imagem que utiliza raios-X ou raios gama para visualizar…
A radiografia periapical, também conhecida como raio-X periapical, é um exame essencial na prática odontológica…
O exame PPD (Prova Tuberculínica) é uma ferramenta essencial na detecção da infecção pela Mycobacterium…
A radiação ionizante é uma forma de energia que possui a capacidade de ionizar átomos…
A incidência de Laurell, também conhecida como incidência em decúbito lateral com raios horizontais, é…