Diversas tecnologias estão avançando no setor e transformando a forma de atendimento para médicos, pacientes e gestores. Este segmento do mercado ganhou o nome de Health Tech (tecnologia da saúde). Segundo dados do Transparency Market Research (TMR), a área vai movimentar cerca de 530 bilhões de dólares em até 2025.
No Brasil, onde o Sistema Único de Saúde atende mais de 150 milhões de pacientes, as startups do setor vem se multiplicando. Grande parte delas está focada no desenvolvimento de soluções inovadoras que ajudam a absorver a enorme demanda do sistema, reduzindo os custos e aumentando a produtividade nos atendimentos. Essa é uma tendência que já impacta diretamente na qualidade de vida da população.
Tamanho crescimento reserva várias oportunidades de negócio na gestão de serviços na saúde. Mesmo para gestores que ainda não atuam com tecnologia na saúde, é de extrema importância acompanhar o mercado e conhecer as principais inclinações tecnológicas do momento. Parcerias com outras empresas, hospitais e startups podem ser o ponto de partida necessário para escalar os negócios e acompanhar o crescimento exponencial do Health Tech.
No entanto, para começar a escalar um negócio, inclusive na área da saúde, é importante reconhecer os pontos mais fortes dele, e buscar um parceiro que consiga complementar os nichos onde ainda existem deficiências. O ideal é estudar os pontos de atenção e de destaque da sua atual empresa, e paralelamente, realizar um benchmarking em busca de possíveis parcerias. Dessa forma, é possível investir em ações estratégicas.
Por exemplo, se uma clínica ou hospital está sempre com a agenda lotada, pode significar que sua demanda de pacientes é alta porque é uma referência local, tem preços competitivos, etc. Ao mesmo tempo, isso também pode criar um grupo de clientes que não recebe retorno e está propício a buscar outras alternativas mais ágeis.
Neste caso, o mais inteligente a fazer é buscar uma parceria com uma empresa que ajude a exponencializar o número de atendimentos realizados e absorver a demanda excedente. Os parceiros podem fornecer um sistema de gestão de serviços da saúde que otimize o tempo dos funcionários, ou então que maximize o número de exames realizados.
Grande parte das novas iniciativas de tecnologia para a saúde são desenvolvidas por startups. Esse é um ecossistema empresarial diverso, dinâmico e muito frutífero para quem busca desenvolver novas estratégias de negócios. Startups costumam ter estruturas internas menos engessadas, o que facilita a busca por estratégias inovadoras.
Segundo um estudo realizado em 2017, existem cerca de 7,5 mil empresas focadas em tecnologia no Brasil, e muitas delas na área de Health Tech. Mas, mesmo com os números impressionantes, esse mercado ainda precisa de estabilidade. Por isso, startups representam um setor interessante para parcerias na gestão de serviços da saúde.
Vale a pena identificar as startups que oferecem soluções que podem contribuir para melhorar o desempenho dos negócios. Um novo software de gestão de prontuários facilita o trabalho dos médicos e enfermeiros, além de tornar o atendimento mais digital, enquanto um sistema de laudos de exames à distância pode contribuir para a realização de mais procedimentos, por exemplo.
A Portal Telemedicina é referência no mercado brasileiro do setor de laudos à distância. Oferecemos o serviço completo, desde a instalação e adaptação dos aparelhos até a realização do treinamento adequado com os colaboradores, e a liberação dos laudos no mesmo dia, por médicos especialistas renomados.
No universo do marketing, o conceito de awareness significa a consciência que o público tem da existência de uma marca ou produto. Ou seja, é como uma empresa é percebida pelos seus clientes e futuros clientes, pela concorrência e pelo restante do público. Assim, quanto mais pessoas conhecerem e desenvolverem uma imagem positiva da empresa, melhores resultados elas obterão. Atualmente, em um mundo cada vez mais conectado, um negócio competitivo – de qualquer área – deve possuir uma presença digital estruturada..
Neste contexto, cultivar parcerias de marketing pode ser uma ótima estratégia para aumentar o awareness de uma marca, oxigenar o setor e posicionar competitivamente um negócio da saúde no mercado. Mas, ao fechar um contrato de colaboração, é interessante incluir entregas de comunicação digital que beneficiem todos os envolvidos.
Um exemplo são as ações de co-marketing, quando duas equipes de marketing constroem uma ação em conjunto e divulgam para os clientes de ambas. Este tipo de parceria exige baixo investimento financeiro e de tempo, e pode ter um ótimo resultado na atração de novos clientes. Também é uma boa oportunidade para melhorar o networking dos colaboradores e ampliar as possibilidades de negócios.
Quer saber mais sobre parcerias e tecnologias para laudos à distância via telemedicina? Entre em contato conosco para conversar!
O CID A02, parte da CID-10 (Classificação Internacional de Doenças, Décima Revisão), refere-se a "Outras…
Entre os dias 14 e 15/11 de 2024, a Portal Telemedicina esteve no Amapá participando…
O chamado "chip da beleza" ganhou notoriedade nos últimos anos como uma suposta solução milagrosa…
A escolha correta da via de administração de medicamentos pode definir a eficácia do tratamento…
O teste de Romberg (ou prova de romberg) é uma ferramenta diagnóstica simples, mas poderosa,…
Os ovários micropolicísticos são uma condição comum que afeta muitas mulheres em idade reprodutiva. Embora…