Tecnologia e Inovação

Consultório Online: o que é, benefícios e como manter atendimentos aos pacientes a distância?

11 min. de leitura

Vistos inicialmente como um diferencial importante, os recursos digitais para atendimento médico hoje são fundamentais para qualquer clínica que pense em expandir o negócio. Tornar o consultório online tem sido ainda mais estratégico durante a pandemia mundial de Covid-19, que levou ao aumento da procura por atendimento médico sem ser necessário sair de casa.

Transformar a sua clínica em um consultório online envolve uma série de transformações que podem começar pela otimização de pequenos processos até a disponibilização de uma teleconsulta. 

Além de mais comodidade e organização, a automação de processos burocráticos permite uma melhor gestão de tempo e aproxima a relação entre médico e paciente sem a necessidade de  estarem no mesmo local fisicamente.

Entenda de que forma isso acontece, o que você precisa para implementar um consultório online e quais os benefícios disso neste artigo. Confira! 

O que é consultório online

Consultório online é uma unidade de saúde que utiliza novas tecnologias para que médicos e pacientes tenham acesso a informações. Os recursos vão desde a disponibilização de agendamento de consulta, acesso ao histórico, cadastro de exames, prescrição de medicamentos até a realização da própria consulta por intermédio de plataformas seguras.

Também há sistemas voltados à gestão financeira da clínica, com o cadastro de pagamentos, agendamento de férias, entre outros.

Benefícios do consultório online

Digitalizar o consultório e investir nessas ferramentas traz retornos financeiros por uma série de fatores como: 

  • Ampliação da capacidade de atendimento;
  • Oportunidade de fortalecimento de vínculo com o paciente/fidelização do cliente;
  • Otimização do tempo até então gasto com processos burocráticos;
  • Melhor organização de processos;
  • Possibilidade de utilização da telemedicina para emissão de laudos de exames.

Confira a seguir alguns benefícios deste tipo de atendimento:

Gestão do tempo

Uma ferramenta de gestão possibilita que o próprio paciente marque e remarque a sua consulta, o que reduz a chance de horários vagos por cancelamentos de última hora. 

Além disso, as informações e o histórico do paciente são inseridos em um sistema que pode ser integrado a plataformas de cadastros de exames. Isso possibilita uma visão de 360º do paciente e otimiza o tempo antes utilizado para preencher fichas manuais.

Caso o médico queira relembrar algum ponto importante no histórico do paciente, em uma busca muito rápida terá acesso a esta informação. 

A soma do tempo despendido em cada um destes processos gera maior produtividade. 

Organização de informações

O consultório online permite o armazenamento seguro e criptografado de todas as informações sobre o atendimento em nuvem. Com isso, o médico pode consultar dados e o histórico do paciente em poucos cliques. 

Outro benefício é não precisar de amplos espaços na clínica para armazenar o prontuário do paciente fisicamente. Além de ocupar mais espaço físico, como grandes arquivos com gavetões, o sistema de cadastro de informações em ficha de papel pode ser um pouco bagunçado, visto que cada profissional tem o seu jeito de inserir informações. 

Neste processo, muitos fazem abreviações que podem dificultar o entendimento. Além disso, para a fácil compreensão do registro escrito por outro profissional, o médico precisa contar com a boa caligrafia do colega. 

Como o sistema digital usa o mesmo padrão para todos, essa organização e a troca de informações são facilitados. Além de que é possível ter uma visão integral do paciente, com todos os exames e histórico em um só lugar. 

Melhor experiência para o usuário

Os benefícios do consultório online também resultam na melhora da experiência do paciente e sua satisfação como cliente. 

A praticidade do agendamento de consultas, por exemplo, é um dos grandes benefícios. Não há mais necessidade de ficar ligando inúmeras vezes até conseguir contato para pesquisar qual horário há disponível na agenda do médico.

Além disso, o paciente pode fazer esse processo a qualquer hora do dia. Essa comodidade o levará a escolher a sua clínica ao invés da do concorrente. 

Mas a melhor experiência não para por aí. Através deste sistema digital, o paciente pode consultar o próprio histórico, pegar as receitas médicas que lhe foram passadas e ver seus exames anexados. 

A receita médica digital também reduz as chances do paciente cometer qualquer tipo de erro com a medicação ou a dosagem em decorrência da má compreensão da letra do médico. 

Contato mais próximo com o paciente

Uma outra experiência importante ao paciente que um sistema digital proporciona são recados que podem ser enviados via e-mail ou SMS, como por exemplo um lembrete sobre a próxima consulta ou quando está na hora de realizar algum exame periódico de novo.

Essa comunicação também pode ocorrer de outras formas, como por exemplo envio de alguma dica importante ou avisos sobre férias, viagens, entre outros eventos em que o profissional estiver fora para que ele possa se antecipar e agendar uma consulta.

Laudos online

O consultório online também pode utilizar um sistema de telemedicina com emissão de laudos de forma digital. 

Se a sua clínica realiza exames, você pode contar com uma plataforma de telemedicina para a emissão dos laudos. Através deste sistema, os dados coletados durante exames são enviados para uma central com médicos qualificados que emitem o laudo com agilidade.

Desse modo, o médico até então responsável por este laudo pode dedicar seu tempo para reforçar ou ampliar outros tipos de atendimentos ou atividades.  

Por que investir em um consultório online

A pandemia mundial de Covid-19 levou o Brasil a acelerar a implementação da telemedicina nos consultórios médicos. Se, anteriormente, a regulamentação da atividade andava a passos lentos, nesta ocasião, ela foi compreendida como importante aliada nas estratégias de combate e prevenção à doença, que até o dia 28 de junho havia matado mais de 500 mil pessoas no mundo.

Um pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM) levou o presidente Jair Bolsonaro a sancionar a lei 13.989, no dia 15 de abril, autorizando a prática da telemedicina no Brasil durante a pandemia. 

Entre as práticas, a teleconsulta, consulta realizada à distância por intermédio da tecnologia, foi autorizada. A preocupação com a disseminação do vírus levou a uma procura maior por atendimento remoto não só para casos de sintomas compatíveis com a doença, como também em relação a atendimento de quadros mais leves, para que o paciente não precise se expor a ambientes com alto risco de contaminação para consultar.

Isso tornou o momento muito oportuno para a transformação de clínicas em consultório online. 

O que preciso para atender à distância

Para transformar a sua clínica em um consultório online, você precisa seguir alguns passos importantes. Abaixo elencamos alguns deles:

Buscar uma plataforma de telemedicina

O primeiro passo é buscar um serviço que atenda às suas necessidades. É muito importante tratar-se de uma plataforma com integração de dados, com acesso a prontuário, histórico e exames, por exemplo.

Antes de buscar este serviço, avalie quais tipos de atendimento você deseja fazer. Se quer oferecer teleconsulta, agendamento online e ao mesmo tempo ter uma ferramenta para gestão de processos administrativos dentro da clínica, veja quais oferecem todas estas opções ou integração com o sistema que você já utiliza para esta finalidade.

A Portal Telemedicina, por exemplo, oferece uma plataforma segura para que você possa disponibilizar atendimento online com uma série de benefícios que você pode conferir aqui

O sistema utilizado permite a integração com plataformas de emissão de laudos a distância, além de possibilitar o armazenamento seguro de exames, emissão de receita digital aceita em qualquer lugar do Brasil, entre outros benefícios. 

Treinamento de equipe

Depois que escolher qual plataforma utilizar, você precisará treinar toda a sua equipe de médicos e profissionais da saúde para saber utilizar este sistema. 

Uma forma de otimizar este processo é procurar uma empresa que já inclua este serviço de treinamento e que ofereça suporte de fácil acesso, principalmente no período de transição. 

Site imponente

Após digitalizar os seus processos, você precisa de um site condizente com a revolução digital dos seus serviços. 

Caso você já tenha, veja o que é preciso para tornar a experiência do usuário melhor. Ofereça novos recursos, como agendamento online e consulta a resultados de exames, por exemplo. 

Divulgação do seu serviço

Agora que você já tem a ou as plataformas certas, já treinou a sua equipe e tem um site imponente, precisa criar estratégias para divulgação deste serviço. 

As pessoas precisam conhecer os serviços que a sua clínica oferece. As redes sociais do seu negócio são muito importantes para isso, assim como outras estratégias de marketing digital. 

Além de anúncios, para atrair novos clientes você pode investir em produção de conteúdo e em técnicas de otimização para que seus artigos fiquem bem ranqueados nas pesquisas do Google. 

Conclusão

A liberação da telemedicina no Brasil durante a pandemia de Covid-19 é uma excelente oportunidade para que clínicas médicas transformem o seu negócio.

Além de melhorar processos internos na clínica e proporcionar otimização das atividades do médico,  o consultório online melhora a experiência do paciente como cliente. 

A disponibilização de consultas online neste período também supre uma carência grande no mercado, já que evita que pacientes e médicos em grupos de risco para a Covid-19 se exponham a ambientes com alto risco de contaminação sem necessidade.

Os consultórios online também têm cumprido um papel importante durante a pandemia para ajudar a fazer uma triagem, encaminhando para as unidades de pronto-atendimento somente casos que realmente necessitem de um exame clínico presencial.  

Monica Jorge

Comunicadora com dez anos de experiência em redação e edição de conteúdos voltados para a área de saúde, tecnologia e educação. Especialista em marketing digital na Portal Telemedicina.

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