Para começar, um exemplo prático da relação entre melhoria do atendimento e tecnologia. Há alguns anos, se um exame ou histórico de pacientes precisavam ser salvos, as clínicas arquivavam os papéis ou escaneavam as informações para armazenamento. Além de despender tempo e mão de obra, estes processos não eram e não são seguros. Atualmente, softwares e aparelhos de exames com cabos USB já realizam essas funções, salvando exames e dados dos pacientes em sistemas protegidos e digitais.
Abaixo, vamos citar algumas tecnologias capazes de melhorar o atendimento dentro de uma clínica de saúde ocupacional:
Um exemplo de acompanhamento remoto pelo smartphone é a CUCOhealth. A empresa desenvolveu um aplicativo, voltado para o consumidor final, para lembrar de tomar medicamentos e acompanhar o histórico do tratamento. Pelo lado da clínica, a CUCOhealth dá a possibilidade de monitorar adesão ao tratamento, identificar perfis de risco e, em alguns casos, entrar em contato com o paciente diretamente pelo app. Isso deixa a relação paciente-profissional da saúde muito mais intensa e próxima.
Outra possibilidade interessante é o uso de dispositivos “vestíveis” para acompanhamento de dados de saúde. Uma das soluções mais famosas é o aplicativo Saúde, feito para uso com iPhones e o smartwatch Apple Watch. O relógio registra dados sobre atividade física, sono e nutrição. Essas informações ficam armazenadas no iPhone (para acompanhamento do usuário) e podem ser repassadas para profissionais de saúde analisarem esses dados. Se você quer mais referências sobre o uso de wearables para modernização de atendimento, dê uma olhada nesse conteúdo feito pela CUCOhealth sobre o tema!
Outra possibilidade muito relevante é o uso de sistemas integrados para gestão da clínica. O mercado está repleto de softwares genéricos de gestão. Porém, existem soluções especializadas em saúde ocupacional para o mercado brasileiro. Um dos exemplos presentes no País é o Software Integrado de Gestão Ocupacional (SOC). A solução promove, entre outros fatores:
Com a locação ou compra de aparelhos modernos para a realização de exames, as clínicas podem oferecer novos serviços, mesmo sem ter um médico especialista utilizando os sistemas de laudos digitais e telemedicina. Além de realizar todo o processo de laudo à distância, estas soluções são seguras e rápidas. Em poucas horas, o laudo enviado retorna para a clínica com a análise e assinatura de um especialista. Esta velocidade permite que sejam realizados mais exames e consultas, reduzindo assim, as filas e o tempo de espera do paciente para o atendimento.
Outra vantagem do sistema de laudo digital é o armazenamento seguro das informações dos pacientes e dos laudos realizados, reduzindo gastos e com impressão. Além de criar um banco de dados do paciente, a clínica pode melhorar o atendimento e realizar consultas à distância pela internet. Com os laudos digitais e a telemedicina, também torna-se possível melhorar o atendimento de pacientes que teriam de gastar tempo e recursos, em busca de um especialista, mas que agora podem contar com as clínicas que adotam estes serviços digitais.
Ao aplicar recursos nestas e outras tecnologias, as clínicas de saúde ocupacional investem tanto no crescimento do empreendimento, quanto no aperfeiçoamento dos serviços para todos os envolvidos.
Acompanhe os artigos da Portal e saiba mais sobre inovações que podem melhorar o atendimento da sua clínica ocupacional. Ficou com alguma dúvida sobre o sistema de laudo digital? Deixe seu comentário.
De cima para baixo, crédito da foto 1: jfcherry/CC
Foto 2: mcmurryjulie/CC
Foto 3: Samantha Thorpe – Health.mil / CC
A contabilidade para médicos vai além do simples controle de fluxo de caixa. Em uma…
O câncer de próstata, identificado na Classificação Internacional de Doenças (CID-10) como C61, é uma…
Entre os dias 29 e 31 de outubro de 2024, São Paulo foi o centro…
O mapeamento cerebral no autismo tem se destacado como uma ferramenta essencial no diagnóstico e…
Com a expansão da saúde digital, clínicas e hospitais estão investindo em sistemas de integração…
A recepção de uma clínica desempenha um papel essencial na primeira impressão que o paciente…