Querida pessoa desenvolvedora, você está pronta(o) para fazer a diferença na área da saúde por meio da tecnologia? Junte-se à nossa iniciativa de tecnologia de código aberto para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde para crianças em todo o mundo.
No centro desta iniciativa está uma plataforma da Portal Telemedicina que integra dados de mais de 30 milhões de pacientes para fornecer acesso à saúde de qualidade em regiões carentes. Nosso objetivo é contribuir para melhorar os indicadores de saúde infantil em áreas pobres de todo o mundo.
Quero compartilhar com você uma história pessoal que me inspirou a escrever este artigo. Quando comecei minha carreira, meu objetivo era deixar uma marca no mundo com a tecnologia aplicada à saúde. Nunca almejei ser um grande profissional tech, mas ter esse nobre objetivo me permitiu acordar todas as manhãs disposto a fazer o meu melhor, o que, por sua vez, me levou ao limite da tecnologia.
Ser orientado por objetivos em vez de orientado pela tecnologia me permitiu, paradoxalmente, desenvolver minhas habilidades técnicas muito mais rápido. Pude aprender novas linguagens de programação e ultrapassar os limites do que achava possível. Mais importante: isso me deu um senso de propósito que ia além de apenas escrever código para um contracheque.
Atualmente, estou trabalhando no projeto mais bonito do qual já participei, que visa capacitar profissionais para melhorar os resultados de saúde infantil em todo o mundo. As crianças são o nosso futuro. É nossa responsabilidade coletiva garantir que elas recebam o melhor cuidado possível para desenvolver todo o seu potencial.
Infelizmente, apesar da tecnologia disponível hoje, um terço das crianças em países de baixa e média renda não consegue atingir todos os marcos de desenvolvimento. Isso é inaceitável, e é nosso dever — pessoas que tiveram oportunidades — mudar esse cenário.
O projeto ao qual me refiro é um Progressive Web App.
O sistema que está sendo desenvolvido integra dados de saúde do sistema de saúde brasileiro e aplica algoritmos avançados para fornecer insights significativos aos profissionais de saúde, ajudando-os a obter melhores cuidados preventivos e baseados em dados. Portanto, temos desafios de vários tipos: engenharia de dados, interoperabilidade, design, UX, front-end, back-end, IA e analytics.
Para conseguir isso, estamos usando uma variedade de tecnologias de ponta, incluindo VueJS, Django, Python, Keras e Google Cloud. Essas tecnologias nos permitem desenvolver soluções inovadoras que melhoram o acesso e a prestação de serviços de saúde para crianças. Além disso, tudo está sendo construído com as melhores práticas exigidas pelas big techs: interoperabilidade com FHIR, TDD (desenvolvimento orientado a testes), contêineres, escalabilidade, CI/CD, DevOps, entre outros.
A boa notícia é que você pode fazer parte disso e alavancar suas habilidades no processo.
Como parte deste projeto com tecnologia de código aberto, você trabalhará ao lado de especialistas da Portal Telemedicina, uma health tech acelerada pelo Google que utiliza tecnologia de ponta para melhorar o acesso e a prestação de serviços de saúde. Você também terá a oportunidade de colaborar com o Venture Fund da UNICEF, o veículo de capital de risco de uma organização de renome mundial que trabalha incansavelmente para proteger os direitos e o bem-estar das crianças. Além disso, você terá a oportunidade de colaborar diretamente com profissionais da área da saúde, o que torna essa uma oportunidade interessante para devs que desejam migrar para o campo das health techs e concorrer às melhores ofertas de emprego nessa área.
O projeto é de código aberto, o que significa que é acessível a desenvolvedores de todas as origens e níveis de habilidade. Seja você um programador experiente ou ainda no início da jornada, sua contribuição é valiosa.
Nesta fase do projeto, avançamos significativamente com um protótipo funcional que já está sendo validado em uma cidade do Brasil. O protótipo está sendo usado por profissionais de saúde para ajudar a atingir a meta de vacinação de 5 mil crianças, ajudando a salvar inúmeras vidas. Embora estejamos orgulhosos do que realizamos até agora, sabemos que este é apenas o começo. Com a ajuda da comunidade de código aberto, pretendemos expandir nossos insights para incluir consultas, diagnósticos rápidos, medicamentos e muito mais.
Como desenvolvedor, você tem o poder de criar mudanças positivas, e este projeto é uma maneira fantástica de usar suas habilidades para gerar impacto real. Você não apenas terá a chance de trabalhar em uma causa importante, mas também ganhar uma experiência valiosa, construir seu portfólio, praticar seu inglês e expandir sua rede de contatos.
A gamificação da comunidade ainda é uma questão em aberto. Os primeiros que entrarem na equipe serão convidados para uma sessão de brainstorm em abril de 2023, onde discutiremos juntos a melhor forma de fazer isso!
Então, o que você está esperando? Junte-se a nós!
Espero encontrá-la(o) em breve!
Ansiosos para conhecê-la ou c
Nicholas Drabowski e equipe.
A angiorressonância, também conhecida como ressonância magnética angiográfica (RM angiográfica), é uma técnica de imagem…
O CEO da Portal Telemedicina, Rafael Figueroa, teve a honra de ministrar uma aula magna…
O CID A02, parte da CID-10 (Classificação Internacional de Doenças, Décima Revisão), refere-se a "Outras…
Entre os dias 14 e 15/11 de 2024, a Portal Telemedicina esteve no Amapá participando…
O chamado "chip da beleza" ganhou notoriedade nos últimos anos como uma suposta solução milagrosa…
A escolha correta da via de administração de medicamentos pode definir a eficácia do tratamento…