A cidade de Tarumã, localizada no interior do Estado de São Paulo, superou a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde e atingiu 100% de cobertura vacinal entre crianças de 0 a 15 anos após implementação de ferramenta desenvolvida por empresa brasileira com apoio do Unicef Venture Fund. Em cinco meses, a cidade saltou de 53% de cobertura para 100%.
Após ficar entre uma das nove organizações do mundo escolhidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF Venture Fund) para desenvolver uma solução de inteligência artificial (IA) que contribua com a melhoria do índice de desenvolvimento infantil, a Portal Telemedicina, empresa que desenvolve soluções tecnológicas na área de telemedicina há 10 anos, criou um mapa interativo e integrado com alertas para gestão de vacinação infantil.
Um dos principais desafios do desenvolvimento da plataforma foi integrar bases de dados diferentes, proporcionando que gestores públicos do município tivessem uma visão unificada da situação da vacinação no município em um painel.
Durante o desenvolvimento do projeto-piloto para a compilação de dados, realizado entre os meses de julho e setembro de 2023, os gestores municipais perceberam que precisavam melhorar o processo de inserção e registro de seus dados nos sistemas disponíveis. Foi apurado, por exemplo, que alguns dados não haviam sido incluídos no sistema digital e estavam registrados somente em papel, assim como havia cadastros com erros.
Isso permitiu em um primeiro momento uma melhor organização dos dados. Após, foi realizada a integração entre os sistemas, o que facilitou o gerenciamento dos agentes de saúde.
Os sistemas de registros das vacinas do município, até então, eram separados por faixa de idade. Com isso, não havia uma plataforma que permitisse uma visão completa da linha do tempo vacinal de uma criança, o que dificultava a identificação de pequenos com atraso em suas coberturas vacinais por conta de imunizações que deveriam ter sido realizadas nos anos iniciais mas não foram, por exemplo.
A visão facilitada deste histórico, somada ao sistema de geração de alertas para crianças com vacinas em atraso, além do georreferenciamento, embasou ações proativas para aumentar o índice de vacinação, principalmente nos bairros com situações mais críticas.
“Foi como tirar uma venda dos nossos olhos. Através da plataforma pudemos ver onde estavam os gargalos e fazer ações proativas a partir dos principais motivos identificados para que algumas crianças estivessem com vacinas em atraso”, afirma a secretária de saúde de Tarumã, Elvira Alice Gozze da Silva.
Uma das ações realizadas foi um dia de mutirão de vacinação, para o qual foi contratada uma carreata da alegria. Crianças que comprovaram a vacinação em dia tinham direito a passear no veículo. O evento reuniu 500 crianças e foi um dos impulsionadores para que o município saltasse de um índice de 53% de crianças com vacinas em dia para 100% em cinco meses.
Leia também: Portal apresenta soluções da empresa ao Professor Muhammad Yunus
O Estado atualmente está abaixo da média preconizada pelo Ministério da Saúde em todas as vacinas, com atenção especial para a de Poliomelite (VOP/VIP 4 anos), com 75,9% de cobertura vacinal, e a tríplice viral D2, com 61,8%.
A queda na taxa de cobertura vacinal entre as crianças é um problema global alertado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e está atrelado à volta de algumas doenças que já estavam erradicadas. Além da proteção da saúde, medidas de imunização são consideradas importantes para ações preventivas e que evitam gastos públicos maiores em consequência do agravamento de doenças que podem ser evitadas ou amenizadas com a imunização.
O Brasil é o 12º país do mundo com o maior percentual de crianças com nenhuma dose de vacina (26%). A Unicef destaca que a imunização é uma das intervenções de saúde pública mais eficazes do mundo, evitando 2 a 3 milhões de mortes infantis todos os anos.
A Portal Telemedicina é uma plataforma de Telessaúde e Gestão de Saúde Populacional, que integra diretamente a prontuários e aparelhos médicos, transferindo dados em 26 modalidades para que médicos especialistas possam prover diagnósticos e teleconsultas. A plataforma utiliza modelos de inteligência artificial, treinados em 100 milhões de exames, para detectar achados, como nódulos, infarto e AVC, para priorizar a fila dos médicos.
Pela plataforma, gestores podem contar com o benefício de ter uma visão global, com integração a sistemas e equipamentos médicos sem a necessidade de substituição, com acesso a painéis gerenciais numa central de comando para a gestão da saúde populacional.
Com mais de 33 milhões de pacientes no sistema, e integrações a 20 mil unidades de saúde, desde 2013 a Portal oferece acesso a medicina de qualidade para 1300 clientes em +900 cidades.
O câncer de próstata, identificado na Classificação Internacional de Doenças (CID-10) como C61, é uma…
Entre os dias 29 e 31 de outubro de 2024, São Paulo foi o centro…
O mapeamento cerebral no autismo tem se destacado como uma ferramenta essencial no diagnóstico e…
Com a expansão da saúde digital, clínicas e hospitais estão investindo em sistemas de integração…
A recepção de uma clínica desempenha um papel essencial na primeira impressão que o paciente…
As doenças preexistentes são um tema relevante, especialmente para quem busca contratar planos de saúde…