O CEO da Portal Telemedicina, Rafael Figueroa, assumiu cargo de conselheiro da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA). A entidade que representa o setor de IA no Brasil reúne grandes lideranças nacionais da área. Com o foco em fomentar a inovação através da adoção de plataformas de IA que ajudem a melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade da economia brasileira.
Rafael é um empreendedor serial especialista em Inteligência Artificial, responsável por inovações que já impactaram mais de 33 milhões de pacientes. Ele foi reconhecido pelo Google como uma das autoridades mundiais em Machine Learning e, como Google Developer Expert na área, é mentor de executivos de alto nível de mais de 50 empresas no Vale do Silício, Brasil e Japão.
Rafael ressalta a importância de haver líderes especializados à frente da expansão do uso de IA no Brasil.
“Fico lisonjeado com esse convite, especialmente em um momento em que a IA cresce exponencialmente, o que reforça ainda mais o papel da ABRIA. A diversidade Brasileira é um celeiro de inovação, há produtos no mercado capazes de gerar alto impacto em negócios e no cotidiano das pessoas, inclusive salvando vidas, e essas soluções precisam chegar ao conhecimento de todos”, destaca.
A ABRIA iniciou em 2017 com a reunião de 16 empresários da área que resolveram somar esforços para acelerar a adoção de plataformas de IA que geram impacto na sociedade e ajudar na formação de mão de obra especializada.
Além de fomentar novos negócios de impacto na iniciativa privada, a ABRIA tem projetos para ampliação do uso de IA no poder público. A estratégia de Inteligência Artificial Eixo 8, desenvolvida em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do governo federal, por exemplo, estimula a adoção de produtos e serviços de IA para apoiar a gestão pública. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.
Leia também: CEO da Portal palestra em São Paulo sobre o futuro da IA na saúde
Rafael Figueroa é CEO e cofundador da Portal Telemedicina, startup brasileira que criou uma revolucionária plataforma médica de telediagnóstico e Gestão de Saúde Populacional, eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma das 10 empresas do mundo para acelerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis de 2030. Ele desenvolveu uma plataforma que utiliza algoritmos de IA para detectar alterações em exames médicos e realizar triagem de emergências, tecnologia compatível com 90% dos dispositivos médicos que estão no mercado. Para isso, montou equipes multifuncionais compostas por centenas de profissionais unidos a 10.000 médicos.
Em 2021, Rafael foi o primeiro brasileiro a ministrar uma aula sobre saúde digital e inteligência artificial para a disciplina de Ciência de Dados da faculdade de medicina da Harvard Medical School.
Em 2022, foi convidado a escrever um capítulo sobre telemedicina e inteligência artificial no livro Resilient Health: Leveraging Technology and Social Innovations to Transform Healthcare for COVID-19 Recovery and Beyond. A obra da editora Academic Press é editada por Judy Kuriansky e Pradeep Kakkattil, duas lideranças globais em projetos sociais vinculados à ONU.
O câncer de próstata, identificado na Classificação Internacional de Doenças (CID-10) como C61, é uma…
Entre os dias 29 e 31 de outubro de 2024, São Paulo foi o centro…
O mapeamento cerebral no autismo tem se destacado como uma ferramenta essencial no diagnóstico e…
Com a expansão da saúde digital, clínicas e hospitais estão investindo em sistemas de integração…
A recepção de uma clínica desempenha um papel essencial na primeira impressão que o paciente…
As doenças preexistentes são um tema relevante, especialmente para quem busca contratar planos de saúde…