Alta tecnologia aliada à saúde: como a Portal Telemedicina leva médicos a locais remotos em poucos cliques

5 min. de leitura
Empresa brasileira acelerada pelo Google apresenta, na 25ª Feira Hospitalar, inovações da sua premiada plataforma baseada em inteligência artificial e IoT, com foco em diminuir distâncias e garantir o acesso à saúde

Portal Telemedicina tem tecnologia aliada à saúdeTecnologia aliada à saúde: com a missão de salvar vidas e garantir o acesso universal à medicina, a Portal Telemedicina, empresa B2B de tecnologia aplicada à saúde, participa da 25ª Feira Hospitalar, no Expo Center Norte SP, e apresenta no seu stand (R. 15, Espaço de Negócios, Pavilhão Vermelho) os exclusivos avanços baseados em inteligência artificial e IoT de sua plataforma, bem como  inovações desenvolvidas para facilitar a transmissão de laudos à distância e em tempo real.

Vencedora de diversos prêmios de inovação*, a Portal Telemedicina nasceu para resolver um dos maiores problemas hoje: o acesso restrito à medicina. O Brasil, por exemplo, nunca viveu uma expansão de médicos como atualmente, mas sua distribuição permanece desigual pelo território. Especialidades como Neurologia, Pneumologia, Mastologia, entre outras, são ainda mais raras em cidades do interior e regiões remotas.

Neste sentido, a Portal Telemedicina – e seu time de renomados médicos – é capaz de diminuir essa disparidade levando para qualquer local do Brasil e do mundo alguns dos seus melhores especialistas. Uma equipe altamente qualificada visita virtualmente clínicas e hospitais laudando exames em tempo real e à distância em uma intuitiva e moderna central online. Assim, em poucos minutos, os exames são devolvidos às clínicas e hospitais – agilizando o diagnóstico de pacientes que muitas vezes chegavam a esperar meses até receber um tratamento adequado.

Com uma tecnologia aliada à saúde, inovadora e única no Brasil, o sistema integra com equipamentos médicos (inclusive aparelhos offline) por meio de multiprotocolos de comunicação e IoT (Internet das Coisas). Essa inovação resolve um outro problema: evita erros de digitação e de informações já que os dados são enviados diretamente do aparelho, sem necessidade de upload manual.

“Vale ressaltar que todo o fluxo do aparelho até o especialista é automático, preservando a fidelidade das informações para o laudo médico. Além disso os exames passam por uma triagem via inteligência artificial que prioriza as emergências e empodera o médico com um double check no laudo”, explica Rafael Figueroa, Cofundador e CEO da empresa.

A tecnologia desenvolvida pela Portal tem despertado o interesse de países por todo o mundo, como França, Portugal, África, entre outros. As inovações e automações permitem o atendimento em larga escala, como enfatiza Figueroa: “Em dias de alta demanda chegamos a receber cerca de 5 mil exames, mais do que qualquer hospital”.

Outro ponto favorável é que com o software da Portal Telemedicina a análise à distância permite que médicos de centros de referência, como Incor, Hcor e Instituto do Sono, em São Paulo, façam laudos em exames de pacientes de cidades com menos acesso a especialistas.

*Premiações Portal Telemedicina:

Launchpad Studio Google Program – uma das 4 selecionadas globalmente (2018)

Google Expert Machine Learning – Rafael Figueroa (2018)

Demo Day França Apex – “Solução Mais Inovadora” (2017)

Missão França – primeira colocada (2017)

Pitch Gov.SP – primeira colocada (2017)

Google Launchpad Accelerator – programa de aceleração Google (2016)

TechCrunch Disrupt (2016)

Missão Silicon Valley (2016)

Startup Nations Summit – Solução de Impacto (2015)

Cidades Inteligentes – Prefeitura de Campinas (2015)

Rafael Figueroa, Cofundador e CEO da Portal Telemedicina, é Google Expert em Inteligência Artificial (o primeiro das Américas e o 17o do mundo), Graduado em Economia pela UFSC e especializado em Design Thinking pela Berkeley University. Experiência de 5 anos em bancos de investimento e 15 anos em TI, é especialista em matemática aplicada a algoritmos de Machine Learning. Atualmente realiza pesquisas em Inteligência Artificial e Machine Learning no Brasil, sendo reconhecido pelo Google como referência e autoridade em Inteligência Artificial e convidado a mentorar Startups no Vale do Silício.

A Portal Telemedicina oferece o serviço completo para a implementação desta tecnologia em clínicas médicas, desde a instalação e adaptação dos aparelhos até a realização do treinamento adequado com os colaboradores. Fale com um dos nossos consultores e saiba mais como funciona nossa plataforma. 

 

 

Maira Flores

Maira Flores é jornalista (UFSC) e RP (ECA/USP) especializada em conteúdo relacionado a tecnologia e saúde. Em 2017, ingressou na Portal Telemedicina como gerente de conteúdo. Hoje atua como gerente de comunicação. Anteriormente, foi editora de cadernos especiais na RBS por cerca de 4 anos incluindo a temática Vida&Saúde.

Conteúdos recentes

Histerossalpingografia (HSG): O que é, como funciona e sua importância no diagnóstico da infertilidade

O exame HSG (histerossalpingografia) é um exame radiológico especializado que avalia a permeabilidade das trompas…

21 de janeiro de 2025

Radioscopia: O que é, como funciona e suas aplicações

A radioscopia é uma técnica de imagem que utiliza raios-X ou raios gama para visualizar…

20 de janeiro de 2025

Radiografia periapical: O que é, como funciona e sua importância na odontologia

A radiografia periapical, também conhecida como raio-X periapical, é um exame essencial na prática odontológica…

17 de janeiro de 2025

Exame PPD: O que é, como funciona e sua importância no diagnóstico da tuberculose

O exame PPD (Prova Tuberculínica) é uma ferramenta essencial na detecção da infecção pela Mycobacterium…

16 de janeiro de 2025

Radiação ionizante na medicina: Usos, efeitos e comparação com radiação não ionizante

A radiação ionizante é uma forma de energia que possui a capacidade de ionizar átomos…

15 de janeiro de 2025

Incidência de Laurell: A Técnica Radiográfica Essencial para Diagnóstico de Derrame Pleural

A incidência de Laurell, também conhecida como incidência em decúbito lateral com raios horizontais, é…

14 de janeiro de 2025