Raio-X por telemedicina: solução da Portal entrega laudos no mesmo dia

9 min. de leitura

A transformação digital na saúde e utilização de tecnologia para ampliar e melhorar os atendimentos à população é um caminho sem volta. Com acesso a soluções de ponta que vêm sendo desenvolvidas no mercado a cada ano, clínicas e hospitais podem prestar novos serviços, com mais agilidade e qualidade. Isso faz com que todos os envolvidos se beneficiem: desde os profissionais da saúde até os pacientes.

Para se ter uma ideia do avanço do uso de tecnologias de informação na saúde, ainda em 2019, a Global Market Insights publicou um relatório em que avaliava o tamanho do mercado de telemedicina no planeta em US $ 45 bilhões e projetava um crescimento para o setor de 19,3% entre 2020 e 2026. Com a pandemia da Covid-19 em 2020 e a necessidade de distanciamento social, esse mercado teve ainda mais expansão.

Nesse contexto, um dos serviços que pode ser oferecido por hospitais e clínicas que querem acompanhar essa transformação digital na saúde e se manter atualizados, prestando serviços de qualidade para seus pacientes, é obter o laudo do exame de raio-X por telemedicina, com a adoção de laudos à distância.

O raio-x é um exame utilizado há mais de um século para identificar inúmeras doenças, como fraturas nos ossos, pneumonia, tuberculose ou mesmo ajudar no diagnóstico de Covid-19. A realização deste exame pode ser feita por um técnico e não necessita de médico presencialmente. A emissão do laudo, porém, só pode ser feita por um Radiologista.

Contratar um médico para elaboração dos laudos é um investimento alto para clínicas e hospitais – ou até mesmo inviável, tendo em vista que há muitas cidades sem profissionais com formação em Radiologia. Porém, esse serviço pode ser oferecido com a adoção de laudo à distância, uma opção econômica e ágil. Com a solução de telelaudo da Portal Telemedicina, por exemplo, a liberação dos resultados é feita no mesmo dia. Confira os detalhes.

Conheça os diferenciais da solução de laudo de Raio-X por telemedicina da Portal

A Portal Telemedicina tem uma ampla estrutura, desde a equipe de atendimento e suporte até os departamentos de gestão. A empresa prioriza investimentos em inovação para aumentar a sinergia entre os campos da tecnologia e da saúde.

Com a missão de salvar vidas, a empresa conta com um time de profissionais renomados e que amam o que fazem. Isso faz com que soluções como o laudo de raio-x por telemedicina tenham muitos diferenciais e ofereçam vários benefícios para sua clínica ou hospital, entre eles:

 

Acesso a médicos especialistas

Todos os médicos são especialistas, de forma a garantir a qualidade dos laudos. Realizamos um processo seletivo detalhado na busca de profissionais com excelência para formar a equipe da Portal Telemedicina.

 

Redução de custos

Ter um radiologista exclusivo para realização dos laudos gera um custo alto para clínicas e hospitais. Com a telemedicina e a emissão de laudos à distância, esse serviço se torna viável financeiramente para o gestor de saúde.

Além disso, a Portal Telemedicina também faz contratos flexíveis com os clientes, com cobrança apenas pelos exames laudados, conforme a demanda da clínica ou hospital.

 

Agilidade nos diagnósticos

Os laudos à distância são liberados em até 12h úteis ou em poucos minutos nos casos de urgência. Isso faz com que sua clínica ou hospital realize diagnósticos com muita agilidade. Esse processo é acompanhado pela clínica passo a passo em nossa plataforma com status como “Aguardando Laudo” e “Laudo Liberado”. Assim que o laudo é liberado, a clínica já recebe a confirmação para download em formato PDF dentro de nossa plataforma.

 

Ampliação da capacidade de atendimento e produtividade

Com a Telemedicina, o fluxo de atendimentos em um único dia tende a ser maior dentro da clínica, já que a emissão dos laudos não fica limitada ou dependente de um único médico. Com isso, a produtividade é maior e, consequentemente, os ganhos da clínica também.

 

Segurança de dados

Nossa nuvem de dados é assegurada pelo Google, tendo as imagens e dados em um ambiente 100% seguro. Seguimos todos os protocolos exigidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

Inteligência Artificial ajuda a detectar Covid-19 em exames de Raio-X e Tomografia

A Portal Telemedicina lançou em 2020 um modelo de inteligência artificial para acelerar o processo de diagnóstico de pacientes com suspeita de Covid-19. A solução de machine learning faz uma varredura nas radiografias em busca de alterações relacionadas a Covid-19 e pneumonia. Com isso, o algoritmo sinaliza para os médicos em até 10 minutos os casos suspeitos.

A funcionalidade da solução de telelaudo de raio-x é mais um diferencial da Portal e traz rapidez, segurança, economia e possibilidade de escala para laboratórios, clínicas e hospitais que atuam no atendimento e diagnóstico dos pacientes com suspeita de contaminação por coronavírus.

Esses diferenciais fazem com que nossos clientes avancem conosco. Hoje estamos presentes em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. Ajudamos pequenas e grandes empresas, conectando informações e fornecendo diagnósticos em minutos.

 

Como funciona a instalação de telelaudo de Raio-X na sua clínica?

Ao contratar a Portal Telemedicina, o cliente recebe um formulário para preenchimento com informações que nossa equipe precisa para instalação, como contato da equipe de enfermagem, marca dos equipamentos, entre outros. Assim que recebemos essas informações, nosso time de suporte faz o primeiro contato, em até 24h, para realizar o treinamento e a instalação de nosso sistema no equipamento de raio-x.

Nossa solução de telelaudo de raio-X pode ser integrada com as principais marcas de equipamento de radiografia do mercado, desde os mais antigos até os mais modernos. A agenda de treinamento costuma ser marcada para poucos dias após o primeiro contato e há casos em que conseguimos realizá-la no mesmo dia. Em média, o processo leva 40 minutos para a instalação em um computador.

Seguimos todas as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM): os dados dos exames são enviados do equipamento de raio-x para nossa plataforma em arquivos criptografados nos formatos liberados por lei.

Exames enviados fora dos padrões ou por qualquer outro canal (como WhatsApp, e-mail, formato JPEG ou em baixa qualidade) são descartados para que o resultado do laudo não seja comprometido. Nossa equipe de suporte oferece todo o auxílio para envio dos exames e processo de integração entre o equipamento da clínica ou hospital e nossa plataforma.

 

Como funciona a cobrança do laudo para clínicas?

O faturamento da solução de laudo de raio-x por telemedicina é feito de forma mensal, tendo ciclo de 1 a 30 de cada mês. Após o fechamento, nosso financeiro encaminha por e-mail um extrato para conferência com a relação de nomes e datas dos exames liberados.

Na sequência, caso não ocorra nenhum questionamento, enviamos a nota fiscal e o boleto para pagamento com melhor data de vencimento para o cliente.

 

Invista em raio-x por telemedicina

Gestores e profissionais de saúde que estão por dentro das tendências do setor, querem manter suas clínicas e hospitais competitivos no mercado e, acima de tudo, desejam oferecer atendimento de qualidade e capaz de salvar vidas, sabem que precisam investir em tecnologia. A radiografia é um exame importante nesse cenário e o laudo de raio-x por telemedicina é um ótimo investimento para esse objetivo.

Para investir com segurança e saber que pode contar com uma empresa comprometida com seus clientes e com a promoção da saúde, conheça mais sobre a solução de telelaudo de raio-x da Portal Telemedicina.