Portal no FAIr-LAC: evento do BID reúne aplicações mais relevantes de Inteligência Artificial na Saúde

5 min. de leitura

Com o objetivo de promover o uso ético e responsável da Inteligência Artificial na Saúde e conhecer algumas das aplicações mais significativas sobre este tema, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizou na última quinta-feira, 5 de março, o workshop FAIr-LAC Salud, na cidade de Guadalajara (México).

A convite do BID, o Chief Information Officer (CIO) da Portal Telemedicina, Roberto Figueroa Pedrozo, apresentou como a empresa desenvolveu avançados algoritmos de IA para acelerar o processo de diagnóstico médico.

O CIO da Portal Telemedicina, Roberto Figueroa Pedrozo, apresentou no evento como a equipe de IA da empresa desenvolveu avançados algoritmos para acelerar o diagnóstico de pacientes

A tecnologia de IA da Portal permite automatizar e escalar processos mais repetitivos, aplicando o conhecimento de especialistas em larga escala por meio de modelos treinados em dados reais. 

“Isto otimiza o trabalho médico, permitindo que o mesmo realize mais laudos por hora, por exemplo. A tecnologia também é importante para o aumento da qualidade dos serviços prestados, uma vez que permite a redução de erros humanos, por exemplo, com a solicitação automática de fluxos de segunda opinião”, compartilhou Figueroa. 

O workshop, fechado para convidados, foi dividido nas sessões: introdução, o uso da IA no setor da saúde, aplicações de IA na região, algumas globalmente, como a da Portal, e um reunião final sobre o progresso e o escopo do uso da IA na saúde no estado de Jalisco. Participaram do evento representantes do setor público, secretários de saúde, diretores de grandes hospitais, além de acadêmicos.

FAIr-LAC reuniu representantes do setor público na área de saúde, secretários, diretores de grandes hospitais, entre outros

“O objetivo foi de identificar os desafios de saúde mais importantes, revisar as aplicações mais significativas da IA nessa área e criar um espaço para a discussão de possíveis casos de uso dessa tecnologia na prestação de serviços de saúde no estado”, afirmou por email Jennifer Nelson, especialista de soluções digitais para a Saúde do BID. 

O BID está promovendo uma agenda de inovação digital na região. O projeto Serviços sociais eficientes para populações vulneráveis ​​em Jalisco, por meio de inteligência artificial responsável, é uma das iniciativas que o Banco está apoiando em conjunto com o governo do estado de Jalisco no México, como parte dessa agenda digital. Mais informações em: https://www.iadb.org/en/fairlac

Conheça alguns integrantes da equipe de Inteligência Artificial da Portal Telemedicina. Da esq. p/ dir.: Maickel Hubner, André Rocha, Gabriel Cabral, Amanda Furtado e Nicholas Drabowski.

Sobre a Portal
Fundada em 2013, a Portal Telemedicina nasceu a partir da vontade dos cofundadores de realizar uma mudança real e significativa na saúde brasileira. Com a missão de salvar vidas e garantir o acesso universal à medicina, a Portal é uma empresa B2B que oferece uma solução completa e inovadora capaz de conectar os melhores médicos especialistas a clínicas e hospitais, mesmo aqueles em locais remotos, laudando exames à distância em poucos minutos e por um valor acessível. Com uma tecnologia única no Brasil, a plataforma da Portal integra diretamente aos equipamentos médicos (inclusive conectando-se a aparelhos offline) por meio de multiprotocolos de comunicação e IoT (Internet das Coisas). Essa inovação agiliza diagnósticos e evita erros de digitação e de informações já que os dados são enviados diretamente do aparelho, sem necessidade de upload manual. Outra importante inovação trata-se da incorporação de inteligência artificial no sistema, que empodera médicos a laudar com mais rapidez e precisão. Saiba mais em: portaltelemedicina.com.br.