Laudo a distância na radiologia: como funciona e quais as vantagens? 

9 min. de leitura

A telemedicina no Brasil avançou muito desde o início da pandemia de covid-19 e uma das práticas ainda mais consolidadas é o laudo a distância na radiologia. 

Os exames radiológicos estão entre os mais requisitados na área médica para investigação de doenças nos órgãos, músculos e tecidos e para monitoramento de saúde. Eles inclusive fazem parte do rol de exames exigidos na saúde ocupacional para acompanhamento de trabalhadores de algumas áreas.

A radiologia digital tem substituído aos poucos a analógica, em que era preciso fazer a revelação da imagem. 

 Agora todas as informações necessárias são enviadas dos equipamentos médicos para uma tela de computador. Além disso, no Brasil já há desenvolvimento de inteligência artificial capaz de empoderar o médico e auxiliá-lo no processo de diagnóstico.

 Neste artigo, explicamos como o laudo a distância na radiologia funciona, o que há de mais inovador nessa área e como é simples e de baixo custo fazer a implementação deste tipo de tecnologia em uma clínica médica. Confira!

O que é laudo a distância na radiologia?

Laudo a distância na radiologia é quando o médico responsável por analisar o exame radiológico não está presencialmente no mesmo local onde o exame é realizado. Ou seja, um técnico de radiologia ou profissional de enfermagem realiza o procedimento, os dados são enviados para uma plataforma de telemedicina e um médico emite o laudo de forma online.  

 Com essa prática, clínicas médicas e unidades de saúde em geral conseguem ter médicos especialistas renomados disponíveis a qualquer hora de forma mais econômica.

 A redução de custos ocorre porque o pagamento deste serviço costuma ser por demanda. Isso quer dizer que no dia em que há movimentação de exames acima do normal você pagará um valor x e no dia em que não houver exames realizados não pagará nada. 

 Saiba mais como isso funciona neste artigo

Como funciona o telelaudo de radiologia?

O laudo de radiologia à distância funciona da seguinte forma: o próprio equipamento que realiza o exame digitaliza a imagem e envia todos os dados para uma plataforma de telemedicina.

 O médico responsável pelo laudo recebe o exame, o avalia e na sequência envia o laudo digital para a clínica que o devolve para o paciente.

 Na Portal Telemedicina o laudo é entregue no mesmo dia e, se o caso for urgente, em algumas horas. Além disso, a clínica pode personalizar o laudo enviado com a sua logo. 

 Outro diferencial da Portal é que a empresa desenvolveu uma inteligência artificial capaz de detectar alterações em exames e fazer triagem de emergências.

 Por isso, casos que exigem intervenção mais rápida são laudados com prioridade e chegam de volta para a clínica com agilidade. 

Entenda como funciona a Inteligência Artificial na radiologia

O Brasil tem inteligência artificial (IA) avançada para detecção de doenças em exames de imagem. 

 Os algoritmos são treinados em uma ampla base de dados para identificar quando um exame está normal ou quando tem uma alteração.

 Isso serve para dar suporte ao atendimento médico de duas formas: 

 Triagem de urgências – a IA é usada para colocar exames mais urgentes, onde foi identificada alguma anormalidade, como prioridade na fila de espera para que sejam laudados primeiro.

  • Auxílio diagnóstico – a inteligência artificial é capaz de detectar nódulos ou outros achados milimétricos difíceis de serem vistos a olho nu e apontar pontos de atenção no exame para o médico. Caso o profissional discorde do que foi indicado pela máquina, um outro médico é consultado para uma segunda opinião.

 IA para detecção de nódulos cancerígenos e covid-19 em exames de raio-x

 A Portal Telemedicina desenvolveu modelos capazes de detectar doenças com 90% de acurácia. Durante a pandemia de Covid-19, os algoritmos foram treinados para detectar Covid-19 em raio-x de tórax.

 O modelo desenvolvido pela Porta identifica infiltração, consolidação, efusão, pneumonia e se a pneumonia é por Covid ou não. 

 Esta tecnologia está disponível para qualquer unidade de saúde que queira implementar laudo a distância para exames de raio-x, tanto para clínicas que querem contar com a equipe de médicos da Portal para laudar exames quanto para clínicas que gostariam de ter a plataforma com IA para o seu próprio quadro clínico laudar.

 A Portal também desenvolveu modelos para detecção de nódulos cancerígenos em exames de imagem. Isso ajuda médicos no diagnóstico precoce da doença.

 Importante destacar que boa parte dos exames de raio-x são realizados para monitoramento de pacientes ou para apurar outros tipos de lesões e, portanto, às vezes um nódulo muito pequeno pode passar despercebido no diagnóstico médico.

 Isso reforça a importância do apoio da IA nesse processo. Vale ressaltar também que quanto mais cedo uma lesão deste tipo é encontrada, maiores são as chances de eficácia no tratamento médico. 

Quais os exames de radiologia em que é possível aplicar a telemedicina?

 A área de radiologia é muito abrangente e envolve diversos exames. Veja a seguir quais os exames radiológicos que a Portal Telemedicina realiza telelaudo. 

 Quais as vantagens do laudo a distância na radiologia? 

 Existem inúmeros benefícios de contratar telelaudo na área de radiologia. Entre eles, a oportunidade de ampliar o volume de demanda que a sua clínica é capaz de atender ao contar com uma equipe grande de especialistas renomados sem precisar aumentar o seu quadro de funcionários.

 Além disso, vale destacar que o laudo a distância na radiologia é uma alternativa importante para clínicas situadas em áreas remotas onde muitas vezes é difícil encontrar médicos radiologistas para a emissão do laudo.

 Nestes casos, é comum ter de enviar os exames para outra cidade e o tempo de espera até o laudo retornar para a clínica pode demorar dias. Ao facilitar o acesso a médicos especialistas, a telemedicina encurta esse caminho.

 Confira algumas vantagens do laudo a distância: 

  •  Aumento da produtividade – Ao invés de um único médico radiologista responsável pelo laudo você tem uma equipe à disposição 24 horas por dia e a qualquer hora da semana.
  •  Redução de custos – Com a terceirização do serviço você pagará por demanda, ou seja, não precisa pagar também pelo tempo ocioso do médico quando a demanda estiver menor. 
  •  Agilidade na emissão de laudos – Os laudos de radiologia via telemedicina são enviados para as clínicas médicas no mesmo dia de realização do exame, em alguns casos em menos de uma hora.
  • Qualidade técnica – Os médicos da Portal Telemedicina são renomados e formados nas maiores instituições do país.
  • Precisão diagnóstica – A Portal Telemedicina conta com o diferencial de usar inteligência artificial para fazer triagem de emergências e dar suporte ao diagnóstico médico. Com uma ampla base de dados, a IA consegue indicar ao médico com 90% de acurácia quando há alguma alteração a ser analisada no exame. Caso o médico discorde do que foi apontado pela IA, o exame é enviado a outro médico para uma segunda opinião. Isso reduz a possibilidade de erro no diagnóstico. 

Como implementar laudo a distância na radiologia na minha clínica?

Para implementar um laudo de radiologia a distância, sua clínica precisa apenas do equipamento para realização do exame e uma boa conexão com internet. Se o aparelho existente já for digital, não será necessária a aquisição de novos equipamentos. A plataforma de telemedicina da Portal Telemedicina se integra a 90% dos equipamentos médicos existentes no mercado.

 Caso a clínica não tenha o equipamento ou queira incluir uma nova modalidade de exame, pode adquirir o aparelho por aluguel ou comodato. 

 Entre em contato com os nossos consultores e saiba como é simples implementar laudo a distância na radiologia na sua clínica. Será um prazer atendê-lo.