CIO da Portal ministra palestra para alunos de universidade do Peru

2 min. de leitura

O Cio da Portal Telemedicina, Roberto Figueroa, ministrou palestra sobre o trabalho desenvolvido pela Portal Telemedicina para estudantes de engenharia biomédica da Universidade Tecnológica do Peru, que faz parte do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).

No encontro realizado no dia 28 de março, por teleconferência, Figueroa mostrou de que forma a inteligência artificial e algoritmos de machine learning têm contribuído para levar acesso a atendimento médico de qualidade a todas as pessoas e para agilizar diagnósticos de doenças que exigem ações imediatas para que vidas sejam salvas.

Na oportunidade, Figueroa também falou sobre como o laudo a distância permitiu que o município de Tarumã, no interior de São Paulo, tivesse cardiologistas disponíveis 24 horas por dia durante todos os dias da semana nas unidades básicas de saúde e, com isso, reduziu em 25% o número de mortes por infarto do miocárdio.

O CIO da Portal Telemedicina mostrou como a inteligência de dados pode contribuir para o diagnóstico precoce da Covid-19 em exames de imagem

Ele ainda apresentou o aplicativo SOS Portal, que tem permitido o monitoramento de pacientes com suspeita de coronavírus em casa com sua tecnologia capaz de medir batimentos cardíacos e oxigenação do sangue.

Ao final do encontro, os estudantes mostraram encantamento com a tecnologia que vem sendo desenvolvida no Brasil e fizeram muitas perguntas relacionadas, principalmente, à tecnologia e ao futuro da medicina.

>>>Clique aqui e confira a gravação da palestra da Portal Telemedicina para a universidade do Peru na íntegra.