Em franco crescimento em todo o mundo, a telemedicina tem sido uma importante ferramenta para ampliar o acesso à saúde. Usando a tecnologia, as inovações em comunicação e a troca de informações online, clínicas e consultórios de diferentes especialidades têm se beneficiado da telemedicina para oferecer aos seus pacientes exames e laudos de qualidade de forma fácil e rápida. Apesar dos benefícios incontestáveis, alguns segmentos ainda têm dúvidas em relação à aplicação, as vantagens da telemedicina e as desvantagens para o seu negócio.

No artigo de hoje, vamos falar especificamente do uso da telemedicina nas clínicas de saúde ocupacional, que são as responsáveis por fazer a interface entre os trabalhadores e seus contratantes. Nessas clínicas são realizados os exames para admissão, demissão e outros testes periódicos para avaliar a saúde do contratado ao longo dos anos de atuação, todos obrigatórios pela Lei 7.855/89 (da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Serão abordadas as principais vantagens e desvantagens da utilização do serviço neste segmento. Confira!


vantagens da telemedicina

Vantagens da telemedicina

Um dos pontos fortes do uso da telemedicina é o fornecimento de laudos ocupacionais à distância e sem a necessidade de um corpo clínico disponível em tempo integral presencialmente na clínica. Com laudos online, os custos da clínica são diminuídos, pois não é  necessário dispor do trabalho de médicos especialistas apenas para a realização dos laudos. Os exames podem ser feitos pela equipe de saúde (técnicos e enfermeiros) treinada para tais procedimentos e enviados via internet para análise remota. Outro benefício é o fato de as clínicas pagarem apenas pelos exames laudados, conforme a demanda, investindo apenas o necessário.

Além da redução de custos, ganha-se também em rapidez e qualidade na confecção e entrega dos laudos. Há equipes médicas sempre disponíveis, compostas por especialistas atuantes em grandes centros de medicina do Brasil. São profissionais habilitados a laudar, remotamente, exames realizados em qualquer hora e lugar do país. É possível entregar laudos no mesmo dia ou, em caso de urgência, em apenas uma hora após a emissão do exame.

As clínicas que atendem no segmento de saúde ocupacional também podem otimizar sua operação e expandir suas atividades. Como há uma demanda crescente de medicina ocupacional no Brasil, essas clínicas conseguem se posicionar bem nesse mercado ao realizar e laudar, via telemedicina, praticamente todos os  exames ligados à saúde do trabalhador. Será possível ajudar a detectar uma série de problemas inerentes à atividade exercida ou às jornadas de trabalho, como a Lesão por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), doenças do sistema nervoso, circulatório, respiratório e digestivo, doenças do olho, do ouvido, do coração, entre outras enfermidades. E, pela facilidade, todos esses serviços ainda podem ser oferecidos em unidades móveis, que podem ser deslocadas e operar in loco em fábricas ou grandes empresas, por exemplo.

Ainda podemos destacar outras duas importantes vantagens da telemedicina nas clínicas de saúde ocupacional. Uma delas é o armazenamento das imagens e informações dos exames e dos laudos em um ambiente seguro online não sendo mais preciso ocupar o espaço físico com arquivos e pastas. Ficará mais fácil organizar e encontrar arquivos, e também pesquisar e consultar informações a qualquer momento.

Entre as vantagens da telemedicina está também a integração com a chamada internet das coisas. O modelo permite o monitoramento em tempo real do paciente no local onde ele executa seu trabalho. Sensores conectados a dispositivos podem detectar falhas de radiação ou insalubridade, por exemplo, e informar todos estes dados aos médicos. Somando estas informações aos laudos dos exames, eles terão informações completas sobre os pacientes e os fatores que podem provocar algum tipo de doença. Os dados são armazenados junto ao histórico do paciente, ampliando as possibilidades de diagnóstico.

Como vimos, a telemedicina se coloca como uma grande aliada da medicina ocupacional para ajudar a diagnosticar com credibilidade e dar amparo legal ao trabalhador e às empresas, evitando que o profissional atue em condições que ofereçam riscos à sua saúde física e mental.

vantagens da telemedicina

Desvantagens (ou pontos de falha)

Já elencamos as possibilidades de expansão e diferenciação do negócio, em especial no segmento de saúde ocupacional, se os serviços de telemedicina forem utilizados. Porém, a implantação requer atenção e algumas mudanças operacionais para que as vantagens da telemedicina sejam realmente efetivadas.  

Como exemplo, podemos citar o uso de profissionais externos para laudar os exames. Esta é uma prática que costuma ser muito positiva e facilitar toda a operação da clínica, além de aproximar médicos extremamente referendados às clínicas de saúde ocupacional. Mas, sempre é preciso levar em consideração a cultura organizacional da clínica em relação a ter parceiros, especialmente médicos, atuando fora do dia a dia do negócio. É possível que haja resistência de alguns gestores ou mesmo da equipe de colaboradores por não ter o profissional sempre à disposição. Busque saber qual a preferência interna para evitar atritos no clima organizacional e no funcionamento do negócio.

Para contar com todas as possibilidades do uso e vantagens da telemedicina, também é importante estar disposto a considerar algumas mudanças operacionais e investir neste processo. Será necessário ter computadores que permitam a integração com o sistema que vai oferecer o serviço de telemedicina e com boa conexão à internet, já que os resultados dos exames precisam ser enviados online.

Também pode ser considerada a compra ou o aluguel de equipamentos médicos mais modernos, para que o resultado do exame já seja enviado direto do aparelho (esta é apenas uma possibilidade, pois as informações podem ser digitalizadas de forma manual para serem enviadas pelo computador ou tablet). Além disso, sua equipe de saúde precisará receber um breve treinamento para entender os procedimentos de envio dos resultados e operação do sistema.

O investimento total não é muito significativo, já que normalmente os treinamentos são feitos pela empresa que presta o serviço de telemedicina (por telefone ou  vídeo-aulas). Algumas empresas também oferecem a possibilidade de locação de equipamentos para exames e benefícios para a compra, caso o contrato seja estabelecido. De qualquer forma, o planejamento financeiro deve ser realizado e estas despesas levadas em conta.

Sobre as mudanças operacionais, ainda é válido destacar a contínua ligação e integração com o prestador do serviço. Por ser estratégico na operação da clínica, este parceiro deve oferecer todas as condições para o pleno funcionamento do sistema. Isso porque, o bom relacionamento da clínica com os clientes vai estar diretamente ligado e depender da eficiência e agilidade deste serviço. O processo de receber os resultados dos exames, disponibilizá-los à equipe médica e retornar com os laudos completos, seguindo todas as exigências legais, não pode ter falhas.

Antes de iniciar o processo de implantação da telemedicina, faça uma avaliação de tudo o que o fornecedor tem a oferecer. Preze os prós e os contras. É importante levar em consideração a qualidade do corpo clínico, a facilidade de instalação e emissão dos exames, o prazo para entrega dos laudos, entre outros fatores. O preço não deve ser o fator decisivo nessa escolha. Pense que você irá mudar a operação da clínica e, por consequência, a forma como irá se relacionar com os clientes. A intenção é ganhar diferenciais positivos.


Caso ainda tenha dúvidas sobre as vantagens da telemedicina e como ela pode ajudar a otimizar as operações da sua clínica de saúde ocupacional, entre
em contato com a Portal Telemedicina para conhecer nossos serviços e aproveite para fazer um teste grátis de nossos serviços com o envio de até 5 exames para laudo remoto.

 

Imagens
Diseñado por Freepik
Designed by Freepik
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2016 © Copyright - Portal Telemedicina Por Vitalweb

Entre em contato TEL: (11)2538-1455 | (11)2476-5710