Para obter laudos precisos com telemedicina é fundamental investir em um treinamento para realização de exames com os profissionais responsáveis por este serviço na clínica. A telemedicina é uma estratégia importante para a otimização do processo de emissão dos laudos – feitos remotamente -, redução de custos e melhora no atendimento dos pacientes. Além disso, essa tecnologia também proporciona maior precisão e agilidade na entrega de laudos, obtidos em até 24 horas e avaliados por médicos especializados.

Mas, para que os especialistas da empresa de telemedicina tenham condições de realizar a análise com excelência e entreguem  laudos precisos, é de extrema necessidade um treinamento para realização de exames adequado. A recepção do paciente na clínica, o ambiente da realização do exame, o envio dos dados para a central e outros fatores podem influenciar no resultado. Reunimos neste artigo alguns pontos importantes a serem abordados no treinamento dos profissionais que aplicam os exames.

A importância do treinamento para realização de exames

Um bom sistema de telemedicina utiliza equipamentos modernos e tecnologia de ponta para o rápido envio dos dados à central. Tecnologias como inteligência artificial aplicada e IoT (internet das coisas) são encontradas nesse tipo de sistema para garantir um processo de excelência,  desde o início do procedimento até a entrega do laudo. procedimentos.

Porém, ao implementar o sistema na clínica, é de extrema importância que os profissionais sejam capacitados para cada tipo de exame.  Vale a pena investir no treinamento de um profissional específico para cuidar de cada avaliação a ser realizada na clínica.

Um profissional capacitado vai evitar custos futuros com possíveis refações de exames ou manutenções por uso indevido do equipamento ou do software. Além disso, o técnico ou enfermeiro treinado pode repassar o conhecimento para o restante da equipe.

O principal objetivo do treinamento para realização de exames deve ser nos protocolos específicos de cada procedimento e na operação dos equipamentos e do software. Isso porque, o tipo de avaliação possui diversas particularidades e pequenos fatores que podem influenciar muito na qualidade do laudo final. Um eletrocardiograma, por exemplo, pode ser afetado por fatores como: presença excessiva de pelos, quantidade de gel condutor utilizado e outros detalhes que podem interferir na qualidade. A colocação correta dos eletrodos também é primordial, além de um bom equipamento.

É necessário ainda que o enfermeiro ou técnico em enfermagem aprenda a operar totalmente o software integrado aos aparelhos que realizam o exame. É esse software que enviará os dados do exame para a central da empresa de telemedicina. Todos esses detalhes devem estar claros para o técnico.

Caso  o exame seja realizado de maneira incorreta, haverá dificuldade a dos médicos especialistas na interpretação  da central da empresa de telemedicina. Em alguns casos, é até mesmo necessário chamar o paciente novamente, causando transtorno e desperdiçando tempo e recursos.

A influência do ambiente e a experiência do paciente

Durante o treinamento para realização de exames, os profissionais da saúde também aprendem a observar outros aspectos que influenciam na experiência do paciente na clínica, e, consequentemente, nos resultados obtidos.

A abordagem correta ao paciente é fundamental. O profissional da saúde deve ter em mente que procedimentos médicos, mesmo que de rotina, podem gerar ansiedade no paciente. Por isso, é fundamental mantê-lo calmo e respeitar seu estado psicológico. Responder suas perguntas adequadamente e informar ao paciente, de forma clara, como será o procedimento são ações importantes. Exames em crianças exigem atenção redobrada.

A sala onde os procedimentos  são realizados também requer um cuidado  especial. Um ambiente tranquilo e bem higienizado contribui para o bem estar do paciente. Além disso, é necessário ficar atento no bom funcionamento dos aparelhos. Equipamentos que realizam eletrocardiogramas e eletroencefalogramas, por exemplo, são muito sensíveis a interferências locais. Dispositivos eletrônicos como celulares e games são capazes de causar interferências.

A Portal Telemedicina oferece o serviço completo para a implementação desta tecnologia em clínicas médicas, desde a instalação e adaptação dos aparelhos até a realização do treinamento adequado com os colaboradores. É possível solicitar uma demonstração dos serviços de laudos online para principais modalidades de exames.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2016 © Copyright - Portal Telemedicina Por Vitalweb

Entre em contato TEL: (11)2538-1455 | (11)2476-5710