O encontro anual da Sociedade de Radiologia da América do Norte (RSNA 2018) mais uma vez trouxe soluções inovadoras em diagnósticos por imagem e tendências na radiologia. Realizado entre os dias 25 e 30 de novembro de 2018, em Chicago, EUA, o mega evento atraiu cerca de 50.000 visitantes e teve como grande destaque a inteligência artificial (IA), com um pavilhão inteiramente dedicado ao tema.

Rafael Figueroa, CEO da Portal  apresenta solução baseada em IA da empresa

A Portal Telemedicina marcou presença na convenção. Rafael Figueiroa, CEO da empresa, deu as boas-vindas a visitantes de mais de 130 países em um espaço exclusivo no estande do Google, onde ele demonstrou como funciona o sistema de IA e machine learning da Portal Telemedicina. O executivo também foi um dos palestrantes do Google Corporate Symposium, um dos pontos altos do evento.

Já André Targino, PhD e Líder de Pesquisa em Inteligência Artificial, participou do painel Machine Learning Showcase, um fórum de debates sobre os desafios do uso de machine learning em imagens médicas. Nele, mais de 80 empresas exibiram seu progresso no desenvolvimento de algoritmos de deep learning para diversas aplicações clínicas, como detecção de hemorragia intracraniana, classificação de lesões hepáticas em exames de ressonância e mamografias mais precisas, entre outras.

Inteligência Artificial: tema central em Radiologia

Na RSNA 2018, ficou claro que o uso da inteligência artificial já deixou de ser uma novidade para se transformar numa tônica entre os profissionais da radiologia. Se há poucos anos a maioria dos médicos nem sequer tinha ouvido de IA, agora todos já parecem entender como essa tecnologia funciona, portanto os questionamentos estão mais relacionados às suas possibilidades práticas do que apenas à sua definição.

Listamos a seguir alguns exemplos inspiradores de aplicações que chamaram a atenção no evento e que já são realidade.

Reconhecimento de voz com IA

A nova geração do PowerScribe One, popular plataforma de relatórios por voz da Nuance, agora tem IA integrada. Hospedado na nuvem, o software usa a interpretação de imagens, o reconhecimento da fala e dados estruturados para reforçar a precisão de seus achados médicos. Com ajuda da inteligência artificial, o sistema ficou mais eficiente, permitindo que os profissionais detectem novos detalhes e criem diagnósticos com mais rapidez.

Tomografia avançada

A Siemens Healthineers apresentou o AI-Rad Companion, uma plataforma cujos algoritmos prometem identificar as mais delicadas alterações em tecidos de órgãos, o que pode levar à identificação mais precoce de doenças. Com foco inicial na tomografia torácica, o software está sendo desenvolvido para oferecer imagens estruturadas de forma a medir e destacar claramente quais partes do tórax estão fora dos parâmetros normais. Em testes preliminares, a máquina foi capaz de identificar lesões pulmonares e calcular risco cardiovascular com base na análise da calcificação da artéria coronária sem a necessidade de um eletrocardiograma. O AI-Rad Companion ainda consegue ajudar na detecção de fraturas na espinha decorrentes da osteoporose.

Acesso remoto a especialistas

Na RSNA 2018, a Portal Telemedicina também apresentou seu case de sucesso de aplicação de Inteligência Artificial na Saúde. A partir de um dos seus mais emblemáticos clientes, a clínica Cemoc, em Coari, interior do Amazonas, a empresa demonstrou como a Inteligência Artificial ajuda pacientes em locais remotos acelerando o processo de diagnóstico. Assista ao vídeo-case apresentado no evento:

Com uma equipe de especialistas renomados como neurologistas, cardiologistas, radiologistas peritos em Medicina do Trabalho e OIT, pneumologistas, tomografia e RM, oftalmologistas, neuropediatras e neurocirurgiões, a Portal entrega laudos médicos em 24 horas quando nessas regiões os pacientes podem aguardar até seis meses para obter o resultado.

A Inteligência Artificial embarcada no sistema da Portal apresenta uma série de melhorias no processo de diagnóstico, como a triagem de emergências na fila do médico, ou seja, os casos mais urgentes aparecem primeiro. Além disso, o sistema apresenta capacidade de detectar achados médicos em nível sobre-humano. Outra inovação é a automação que entra em ação quando o diagnóstico do médico diverge da IA. Nestes casos, o exame é distribuído para outros três médicos para eliminar erros de diagnóstico.

Ressonância magnética de última geração

Criada pela GE Healthcare, a plataforma Edison chegou para acelerar a adoção de novas tecnologias na medicina diagnóstica propondo um modelo de desenvolvimento colaborativo. Isto quer dizer que os parceiros clínicos da GE poderão usar o Edison para criar algoritmos de inteligência artificial para rodar como apps nos dispositivos da marca, abrindo caminho para avanços no processamento de dados das análises de imagens.

Um dos primeiros algoritmos rodando nessa plataforma é uma ferramenta desenhada para ressonância magnética cerebral que promete trazer agilidade e precisão para todo o procedimento. Chamado de AIRx, esse algoritmo deep learning acessa um banco com mais de 36 mil imagens clínicas para identificar estruturas anatômicas do cérebro. Ele está sendo treinado para selecionar automaticamente as fatias cerebrais a serem digitalizadas, o que deve ajudar a reduzir o esforço manual e eliminar redundâncias.

Mamografias precisas

Criado pela empresa ScreenPoint Medical, o software Transpara ajuda no processo de detecção de câncer de mama – especialmente em estágio inicial. Usando um sistema baseado em deep learning, o Transpara já se provou eficaz em detalhados estudos que lhe garantiram certificação pelos principais órgãos de saúde da Europa (CE Mark) e dos EUA (FDA).

O sistema ajuda radiologistas a expedirem diagnósticos mais precisos ao identificar automaticamente lesões em tecidos e calcificações e combinar os achados de todas as visualizações disponíveis em um único índice de suspeita de câncer, o Transpara Score.

Sobre a Portal Telemedicina
A Portal Telemedicina é uma empresa brasileira de tecnologia voltada à saúde que nasceu para solucionar o acesso restrito a médicos especialistas. Por meio da inovadora plataforma baseada em Inteligência Artificial e Machine Learning, os médicos emitem laudos virtualmente a clínicas e hospitais em todo o Brasil em tempo real. A Portal fica disponível 24 horas, todos os dias da semana, e conta com uma equipe de especialistas renomados como neurologistas, cardiologistas, radiologistas peritos em Medicina do Trabalho e OIT, pneumologistas, tomografia e RM, oftalmologistas, neuropediatras e neurocirurgiões.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2016 © Copyright - Portal Telemedicina Por Vitalweb

Entre em contato TEL: (11)2538-1455 | (11)2476-5710