laudo medico

Esta é uma questão de grande interesse dos gestores que controlam as finanças das clínicas de saúde. Dar qualidade aos serviços e ao mesmo tempo reduzir custos estão entre suas principais preocupações e atribuições. Afinal, é a partir do equilíbrio financeiro que o negócio poderá crescer solidamente. Mas de que forma então é possível otimizar o trabalho da clínica? A resposta está no investimento em inovações que tragam retorno e tenham bom custo-benefício, como o laudo médico online, possibilitado pela telemedicina.

O artigo de hoje aborda os pontos de melhoria para clínicas com a adoção da telemedicina e de que forma essa tecnologia pode reduzir custos e trazer retorno imediato. Entre as vantagens, que serão explicadas ao longo do texto, podemos destacar:

  • Exames analisados por médicos especialistas conceituados;
  • Equipe médica disponível para laudar em tempo integral;
  • Facilidade no envio dos resultados dos exames;
  • Rápido retorno dos laudos médicos;
  • Laudos com mais qualidade e menor custo;
  • Possibilidade de expandir os serviços da clínica;
  • Melhorias no atendimento dos pacientes;
  • Mais competitividade no mercado.

Laudo médico online: facilidade e agilidade desde o envio dos exames

Com a ajuda da telemedicina vai ficar mais fácil para a equipe de técnicos e enfermeiros da clínica realizar os exames e enviar os resultados para os médicos especialistas laudarem. Ao interligar equipamentos e dispositivos diretamente ao serviço de telemedicina, o profissional que realizou o procedimento não precisará digitalizar as informações captadas, minimizando possíveis erros, como o envio desencontrado de partes das imagens do eletrocardiograma, por exemplo. Também será possível diminuir o retrabalho, caso a digitalização tenha baixa qualidade e impossibilite uma correta avaliação do médico que irá laudar.

Isso é possível porque todos os dados do exame do paciente são enviados do próprio equipamento (a maioria dos dispositivos mais modernos já são digitais) para a empresa de telemedicina. No caso da Portal Telemedicina, esses dados são enviados diretamente dos aparelhos médicos, sem a necessidade de encaminhamentos ou download por parte dos profissionais da clínica – mesmo aparelhos considerados “analógicos” podem ser integrados, enviando os resultados diretamente para a plataforma. Da mesma forma que os resultados são enviados pela internet, o laudo médico também retorna à clínica totalmente digitalizado.

laudo medicoEste processo, além de minimizar os erros e agilizar o procedimento, também irá ajudar a melhorar o rendimento da equipe. Isso porque, a digitação manual dos exames toma mais tempo do técnico ou enfermeiro, interferindo na sua jornada de trabalho. No período desperdiçado com a digitação manual ou de refação de exames, o profissional poderia aplicar novos procedimentos, aumentando sua produtividade diária. Pelo o que mensuramos entre os clientes da Portal Telemedicina, o uso da tecnologia para laudos à distância pode aumentar a produtividade da instituição em 10x.

Expansão dos serviços  

Contar com médicos de diferentes especialidades apenas para laudar os exames é um custo que pode ser evitado. Neste ponto, os serviços de telemedicina são peças-chave para reduzir os gastos com a contratação de pessoal, que incluem salários e demais obrigações trabalhistas. De uma forma simplificada, o gestor que contrata uma empresa para emitir laudos médicos online contrata funcionários virtuais ilimitados. Com a telemedicina, as clínicas terão a sua disposição, em tempo integral, uma equipe de médicos especialistas para laudar diferentes tipos de exames, possibilitando até uma expansão da gama de serviços oferecidos.

Existem empresas de telemedicina que realizam o atendimento específico de apenas uma área médica. No entanto, vale a pena apostar nas que atuem com várias modalidades, como a Portal Telemedicina, que trabalha com os dez principais exames médicos solicitados em clínicas e unidades de saúde:

Eletrocardiogramas;

– Eletroencefalogramas;

– Espirometria;

– Raios-X;

– Mamografias;

– Acuidade visual;

– Ressonâncias magnética;

– Mapa (Monitorização ambulatorial de pressão arterial);

– Holter;

– Testes ergométricos.

Além disso, na Portal, as clínicas só pagam pelos laudos à distância emitidos, conforme a demanda de pacientes do dia. Durante o período é possível mensurar os pedidos por determinada modalidade e saber quais exames são mais solicitados. A partir desses dados, o gestor consegue avaliar o investimento e considerar quais exames podem ser otimizados e ofertados ou até retirados da lista de serviços.

laudo medicoAgora, você pode estar se perguntando sobre os equipamentos necessários para a realização de mais tipos de exames. Pois saiba que a clínica poderá locar equipamentos sem precisar empenhar um alto valor com a compra de maquinário. O aluguel é feito junto à empresa fornecedora do serviço e há planos em que, ao final do contrato de locação, o equipamento pode ser comprado com desconto.

Resumindo: com a telemedicina, será possível oferecer mais serviços, permitindo a clínica aumentar o volume de pacientes atendidos. Mais atendimentos, somados à redução de custos com a contratação de pessoal e compra de equipamentos, será possível diminuir os gastos mensais e até baixar o preço dos exames.

Mais qualidade no atendimento

Buscar especialidades que não sejam oferecidas na sua região é uma boa estratégia para obter o reconhecimento do mercado. Porém, mais que novos serviços, ao adotar a telemedicina e o laudo médico online, a clínica terá ganhos também na qualidade do atendimento.

A tecnologia da telemedicina permite mais agilidade dos processos, com o envio de exames e laudos feitos totalmente de forma digital. Além disso, os exames são avaliados por profissionais qualificados e referência em sua especialidade. Na Portal Telemedicina, por exemplo, o time de médicos é composto por especialistas que atuam em organizações renomadas como o Instituto do Sono, o Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (Incor) e o Hospital do Coração (HCor).

Empresas como a Portal Telemedicina, recebem exames enviados de qualquer região do país e o prazo para o retorno do laudo é de no máximo 24 horas, pois a empresa conta com suporte médico disponível em tempo integral. Também há o atendimento de emergência, com entregas em até 1 hora após o recebimento dos exames.

Ainda podemos destacar outro importante benefício da telemedicina para o atendimento nas clínicas médicas: o armazenamento das imagens e informações dos exames e dos laudos. Todos os arquivos ficam guardados em um ambiente seguro online não sendo mais preciso ocupar o espaço físico com arquivos e pastas. Fica mais fácil e rápido organizar e encontrar arquivos, e também pesquisar e consultar informações a qualquer momento. Praticidade para os colaboradores e também para os pacientes.

laudo medicoNa prática, podemos notar que a inovação e a tecnologia são grandes atrativos e funcionam muito bem como ferramenta de marketing para clínicas de saúde. Uma clínica que usa a telemedicina chama a atenção pela agilidade qualidade no atendimento (os procedimentos burocráticos são facilitados e os colaboradores podem focar em um atendimento mais humanizado) e também pela credibilidade do corpo médico para diagnósticos. Estes diferenciais estimulam o boca a boca e ajudam a trazer novos clientes.

Enfim, os ganhos com a telemedicina são muitos e com certeza os laudos médicos online ajudam as clínicas a otimizarem o trabalho do dia a dia. As empresas médicas podem expandir sua receita com mais especialidades e economizar recursos pela facilidade e rapidez dos laudos digitais, além de ganhar um diferencial competitivo em relação aos concorrentes com um atendimento de eficiente e de qualidade.

Para saber mais sobre os serviços da Portal Telemedicina, entre em contato ou solicite um teste grátis para conhecer nossa tecnologia!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2016 © Copyright - Portal Telemedicina Por Vitalweb

Entre em contato TEL: (11)2538-1455 | (11)2476-5710