melhorar o atendimento

melhorar o atendimentoUma clínica moderna com serviços ágeis consegue fidelizar e servir um número maior de pacientes. Investir em atendimento deixa sua clínica em um cenário bem favorável. Uma pesquisa de opinião encomendada pelo Conselho Federal de Medicina e realizada pelo Instituto DataFolha em 2015 aponta: 60% dos entrevistados ainda consideram péssimo o atendimento de saúde no Brasil. Entre as principais queixas está o tempo de espera para consultas, exames ou cirurgias e ainda a baixa quantidade de médicos. Para amenizar esses três problemas, a tecnologia é uma aliada – principalmente na área de saúde ocupacional.  Quer saber como? No post de hoje, deixaremos mais clara essa relação entre melhorar o atendimento e adotar novas plataformas tecnológicas.

Para começar, um exemplo prático da relação entre melhoria do atendimento e tecnologia. Há alguns anos, se um exame ou histórico de pacientes precisavam ser salvos, as clínicas arquivavam os papéis ou escaneavam as informações para armazenamento. Além de despender tempo e mão de obra, estes processos não eram e não são seguros. Atualmente, softwares e aparelhos de exames com cabos USB já realizam essas funções, salvando exames e dados dos pacientes em sistemas protegidos e digitais.

Abaixo, vamos citar algumas tecnologias capazes de melhorar o atendimento dentro de uma clínica de saúde ocupacional:

Dispositivos móveis

melhorar o atendimentoUma inovação que vem despontando com força no cenário de saúde ocupacional é o uso de dispositivos móveis. Eles permitem realizar o monitoramento remoto dos pacientes. É possível acompanhar à distância o desempenho de tratamentos, receber informações diárias ou até ser alertado em caso de situações de atenção ou urgência. É possível fazer esse monitoramento pelo seu celular ou por wearables – dispositivos “vestíveis” inteligentes, como pulseiras e relógios. Abaixo, veja algumas aplicações para smartphones e smartwatches.

Um exemplo de acompanhamento remoto pelo smartphone é a CUCOhealth. A empresa desenvolveu um aplicativo, voltado para o consumidor final, para lembrar de tomar medicamentos e acompanhar o histórico do tratamento. Pelo lado da clínica, a CUCOhealth dá a possibilidade de monitorar adesão ao tratamento, identificar perfis de risco e, em alguns casos, entrar em contato com o paciente diretamente pelo app. Isso deixa a relação paciente-profissional da saúde muito mais intensa e próxima.

Outra possibilidade interessante é o uso de dispositivos “vestíveis” para acompanhamento de dados de saúde. Uma das soluções mais famosas é o aplicativo Saúde, feito para uso com iPhones e o smartwatch Apple Watch. O relógio registra dados sobre atividade física, sono e nutrição. Essas informações ficam armazenadas no iPhone (para acompanhamento do usuário) e podem ser repassadas para profissionais de saúde analisarem esses dados. Se você quer mais referências sobre o uso de wearables para modernização de atendimento, dê uma olhada nesse conteúdo feito pela CUCOhealth sobre o tema!

Sistemas de gestão da saúde ocupacional são importantes para melhorar o atendimento

Outra possibilidade muito relevante é o uso de sistemas integrados para gestão da clínica. O mercado está repleto de softwares genéricos de gestão. Porém, existem soluções especializadas em saúde ocupacional para o mercado brasileiro. Um dos exemplos presentes no País é o Software Integrado de Gestão Ocupacional (SOC). A solução promove, entre outros fatores:

  • Integração com o E-Social;
  • Quantificação e número de resultados
  • Personalização de formulários, questionários, exames e critérios de avaliação;
  • Organização digital de exames e documentos como:
    • Cadastro de Funcionário
    • Ficha Clínica
    • ASO (Atestado de Saúde Ocupacional)
    • PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)
    • PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)
    • E PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

Locação de equipamentos e laudos digitais: como eles ajudam a melhorar o atendimento?

Melhorar o atendimentoUma das grandes demandas de clínicas ocupacionais é o atendimento de diferentes solicitações de exames. Tanto a falta de especialistas quanto de equipamento adequados para a realização dos procedimentos clínicos, levam à redução de pacientes e a perda de convênios. No artigo Tendências em medicina ocupacional, citamos a questão de locação de máquinas como alternativa às instituições que desejam ampliar o número de especialidades atendidas. Este serviço é oferecido por nós, da Portal Telemedicina, que além de locar também realiza a venda de equipamentos.

Com a locação ou compra de aparelhos modernos para a realização de exames, as clínicas podem oferecer novos serviços, mesmo sem ter um médico especialista utilizando os sistemas de laudos digitais e telemedicina. Além de realizar todo o processo de laudo à distância, estas soluções são seguras e rápidas. Em poucas horas, o laudo enviado retorna para a clínica com a análise e assinatura de um especialista. Esta velocidade permite que sejam realizados mais exames e consultas, reduzindo assim, as filas e o tempo de espera do paciente para o atendimento.

Outra vantagem do sistema de laudo digital é o armazenamento seguro das informações dos pacientes e dos laudos realizados, reduzindo gastos e com impressão. Além de criar um banco de dados do paciente, a clínica pode melhorar o atendimento e realizar consultas à distância pela internet. Com os laudos digitais e a telemedicina, também torna-se possível melhorar o atendimento de pacientes que teriam de gastar tempo e recursos, em busca de um especialista, mas que agora podem contar com as clínicas que adotam estes serviços digitais.

Ao aplicar recursos nestas e outras tecnologias, as clínicas de saúde ocupacional investem tanto no crescimento do empreendimento, quanto no aperfeiçoamento dos serviços para todos os envolvidos.

Acompanhe os artigos da Portal e saiba mais sobre inovações que podem melhorar o atendimento da sua clínica ocupacional. Ficou com alguma dúvida sobre o sistema de laudo digital? Deixe seu comentário.

De cima para baixo, crédito da foto 1: jfcherry/CC
Foto 2: mcmurryjulie/CC
F
oto 3: Samantha Thorpe – Health.mil / CC

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2016 © Copyright - Portal Telemedicina Por Vitalweb

Entre em contato TEL: (11)2538-1455 | (11)2476-5710