especialidades médicas

A telemedicina é uma importante ferramenta para os negócios da saúde, pois traz economia e agilidade na realização dos exames e entrega dos laudos aos pacientes. A tecnologia de laudos online, que utiliza as inovações digitais para troca de informações, já pode ser aplicada em grandes áreas da medicina, atendendo as principais especialidades médicas.

Para os gestores de clínicas médicas e hospitais, que buscam soluções para otimizar os processos, melhorar o atendimento e o relacionamento com seus clientes, listamos algumas especialidades médicas que se beneficiam da aplicação do laudo à distância via telemedicina.

Laudo à distância é possível para várias especialidades médicas

Cardiologia

ECG – Bastante conhecido e solicitado por médicos de diferentes especialidades, o eletrocardiograma ou ECG é o exame responsável por verificar o ritmo dos batimentos do coração. A partir deste exame é que são diagnosticadas possíveis alterações (arritmia) e outras cardiopatias. O resultado é analisado e o paciente recebe um ECG com laudo, que aponta a normalidade ou não da atividade cardíaca. A telemedicina permite entregar o ECG com laudo em qualquer clínica, hospital ou consultório, já que o aparelho cardiógrafo é portátil, e o resultado é enviado direto do aparelho pela internet para a central de médicos especialistas. Basta conectar o cardiógrafo ao sistema fornecedor de telemedicina.  O aparelho de ECG portátil já é um dos mais usados em telemedicina e executa a aquisição simultânea de 12 derivações, com taxa de amostragem de 1,2 mil amostras por segundo por canal.

Holter – O Holter é um eletrocardiograma gravado para ser lido posteriormente, por isso também conhecido como eletrocardiograma de longa duração. Serve para acompanhar as variações dos batimentos cardíacos durante um período de 24 horas. Os aparelhos modernos são como mini gravadores digitais, que registra os dados em um cartão de memória, semelhante ao das câmeras fotográficas. Alguns deles já permitem a transmissão dos dados via internet, possibilitando a avaliação deles à distância e em tempo real pela telemedicina.

especialidades médicasMAPA – Conhecida como MAPA, a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial busca aprofundar as informações da pressão arterial, ampliando o material para análise em relação à leitura única feita no consultório médico. Para fazer o exame, é preciso de um equipamento especial: um pequeno monitor acoplado na região da cintura ou a uma braçadeira no braço do paciente. O dispositivo estará ligado a um aparelho eletrônico e durante 24 horas serão registradas as variações – ou não – da pressão arterial. Ao final do acompanhamento, os dados se transformam em gráficos que revelam as alterações e servem como base para a elaboração do laudo. Com a telemedicina, os gráficos podem ser enviados diretamente do aparelho para a central remota de médicos.

Neurologia

EEG – O eletroencefalograma ou EEG, como é conhecido, é um exame de extrema importância para detectar doenças e distúrbios cerebrais ou do sistema nervoso central e alterações vasculares que podem colocar o paciente em risco. O teste avalia a atividade elétrica do cérebro: pelos impulsos naturalmente gerados pelos neurônios é possível avaliar a normalidade (ou não) do ritmo e da intensidade da atividade cerebral. Já é largamente realizado com o auxílio da telemedicina, já que geralmente o equipamento utilizado para o exame pode ser conectado a computadores ou laptops e enviado diretamente pela internet as imagens captadas são enviadas para a central de telemedicina.

Pneumologia

Espirometria – É o procedimento pelo qual se mede a capacidade de inspiração e expiração de uma pessoa, ou seja, seu ciclo de respiração. A avaliação permite diagnosticar e acompanhar a evolução de doenças, como a pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, bronquite, enfisema, fibrose entre outras deficiências pulmonares. O aparelho utilizado para o procedimento irá fornecer imagens que podem ser transmitidas via USB ou Bluetooth para computadores ou tablets que, conectados, enviam diretamente os resultados para os serviços de telemedicina. Os aparelhos mais modernos, geralmente utilizados para a telemedicina, também permitem a gravação de cerca de 10 mil testes em sua memória interna e ainda funcionam a bateria, podendo ser facilmente recarregados. De pequenas proporções e fácil manuseio, é um dos mais práticos e completos da telemedicina.

Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Raio-X – As variedades de Raio-X estão entre os exames mais aplicados em caso de lesões causadas por quedas, lesões por esforço repetitivo (LER) e outros acidentes. Sua versão digital é totalmente integrada à telemedicina e as imagens geradas pelo aparelho dispensam a impressão das radiografias em papel especial. Pode ser feito em diversas partes do corpo humano e por sua complexidade, o Raio-X geralmente exige não só um equipamento especial de grandes proporções, mas uma sala inteira dedicada à instalação e realização. Porém, com o uso da telemedicina não é necessária a aquisição de um novo aparelho de Raio-X, pois o conjunto radiológico que permite o envio das informações para as centrais de laudos é adaptado ao equipamento já existente.

especialidades médicasTomografiaExame realizado por meio de Raios-X  que capta imagens em alta definição de estruturas específicas do corpo – enquanto no Raio-X é feita apenas uma radiografia do local estudado, a tomografia gera centenas de “cortes” para serem analisados. É indicada para o diagnóstico de diversas enfermidades, desde uma simples cefaléia, AVC, até mesmo pesquisa de tumores. Ao analisar os resultados das imagens geradas pelo exame, o médico pode avaliar aspectos do sistema neurológico, musculoesquelético e o funcionamento cardíaco, entre outros. A tomografia é um exame que pode contar com as vantagens que a telemedicina proporciona: médicos especialistas em diferentes áreas poderão analisar o resultado e laudar à distância, de forma rápida e eficiente. Normalmente, o laudo convencional deste exame é entregue em 48 horas, bem diferente do tempo da telemedicina, onde o retorno acontece no mesmo dia.

Ressonância Magnética – É um exame utilizado para diagnósticos por imagem que retrata através da utilização de campo magnético a aparência dos órgãos em alta definição.  Assim como a tomografia, pode ser realizada em diferentes partes do corpo: pelve, abdômen, tórax, crânio, coluna, joelhos, ombros, mãos, pés etc.  O que a difere da tomografia é a vantagem de não se utilizar radiação ionizante para a obtenção dos resultados. Uma das técnicas mais avançadas no âmbito do diagnóstico por imagem, a ressonância magnética exige alta especialização e diferenciação dos profissionais médicos habilitados a laudar as informações captadas pelos aparelhos. Para muitas clínicas, o elevado custo do equipamento de ressonância, somado ao desembolso mensal de um ou vários médicos especialistas no quadro de funcionários,  torna o procedimento inviável do ponto de vista da prestação do serviço. A telemedicina ajuda a diminuir o custo da operação, terceirizando a elaboração dos laudos.

Mastologia

Mamografia – É um dos exames que ajuda a diagnosticar os tumores nas mamas. A qualidade das imagens geradas nesta avaliação, com nitidez e contraste, possibilita uma boa visualização das estruturas mamárias, ampliando os diagnósticos e as possibilidades de tratamento e cura. O uso da tecnologia da telemedicina auxilia não apenas na transmissão das informações e dos laudos, mas, por sua característica digital, amplia também a qualidade das imagens obtidas, facilitando a leitura e o diagnóstico.

Oftalmologia

Acuidade Visual – O exame é um dos testes de  avaliação ocular. Ele detecta o grau de aptidão do olho para perceber os detalhes espaciais, ou seja, se a pessoa consegue ou não discriminar a forma e o contorno dos objetos. De uma forma resumida, o exame especifica se a visão está ou não funcionando normalmente. Com a telemedicina, o exame de acuidade visual pode ser aplicado facilmente por técnicos e enfermeiros em qualquer clínica, enfermagem ou hospital do país, e enviado digitalmente para oftalmologistas laudarem remotamente. Quando feito com o auxílio de optômetros, a operação fica ainda mais simplificada e os resultados são captados e enviados digitalmente para os serviços de telemedicina, evitando erros no registro de informações e retrabalho. É possível ainda executar diversos testes com caracteres em sequências e cores variadas na escala Snellen.

Medicina do Trabalho

especialidades médicasAcuidade Visual, Espirometria, Raio-X, Mamografia e MAPA- a medicina do trabalho é uma especialidade médica que trata da saúde dos colaboradores de uma empresa ou instituição. Pela legislação trabalhista, há uma série de cuidados que as organizações precisam ter para zelar pelos seus funcionários. Entre estes cuidados estão a realização de exames antes da contratação, durante a jornada e após a demissão. São os exames ocupacionais. Nesta lista, podemos destacar a acuidade visual, a espirometria, o Raio-X, a mamografia e a MAPA, mas dependendo do risco a que o trabalhador está exposto, outras avaliações como o EEG e o ECG também devem ser feitas. Todas elas, como já vimos, podem ser realizadas com o apoio da telemedicina.

Como funciona

De forma geral, a telemedicina oportuniza a troca de informações médicas por meio da internet, utilizando ferramentas tecnológicas práticas e seguras. Uma das suas grandes facilidades é o envio dos resultados dos exames direto dos aparelhos em que foram realizados para uma central de médicos especialistas – como é o caso da Portal Telemedicina, que integra seus serviços a praticamente 90% dos dispositivos utilizados no país. De forma remota, estes profissionais avaliam as informações e retornam com os laudos online no mesmo dia.

especialidades médicasJá citamos brevemente como a telemedicina pode ser aplicada aos exames, prescritos por diversas especialidades médicas. Mas a tecnologia para envio de laudos remotos possui ainda mais recursos que podem facilitar e aprimorar a realização de exames e otimizar os procedimentos internos na área da saúde.

 Vantagens

  • Diminuição de custos – Contar com médicos de diferentes especialidades apenas para laudar os exames é um custo que pode ser evitado. Com um serviço de laudos à distância, a clínica conta com uma equipe de especialistas online e sempre à disposição, reduzindo os gastos com a contratação de pessoal.

  • Agilidade – Novamente, a equipe de médicos disponível em tempo integral é um ponto-chave. Assim que recebem os exames, os especialistas entregam o laudo no mesmo dia. Em casos de urgência, esse prazo pode ser diminuído para uma hora. Com o laudo em mãos, o paciente tem a possibilidade de retornar ao seu médico e logo iniciar o tratamento.

  • Precisão – O time de especialistas é composto profissionais qualificados e referência em suas especialidades. Além disso, em algumas empresas de telemedicina, os médicos contam com o apoio da inteligência artificial para auxiliá-los a identificar alterações no exame, embasados nos comparativos das imagens e pelo histórico do paciente, armazenados no sistema.

Agora que você já conhece algumas das principais especialidades médicas em que a telemedicina pode ser aplicada e as vantagens que ela proporciona, já é possível pensar a respeito da implantação da tecnologia na sua clínica ou hospital. Se tiver alguma dúvida sobre funcionamento, equipamentos e exames, deixe um comentário ou entre em contato. A Portal tem uma equipe pronta para atendê-lo!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2016 © Copyright - Portal Telemedicina Por Vitalweb

Entre em contato TEL: (11)2538-1455 | (11)2476-5710