Com a consolidação dos serviços de laudo à distância no Brasil, o número de empresas de telemedicina cresceu nos últimos anos. Mas, diante a oferta de tantos empreendimentos no setor, como escolher o ideal para atender às suas necessidades?

Neste artigo, vamos abordar alguns pontos que devem ser avaliados antes de contratar um serviço de telemedicina.

Empresas de telemedicina com reconhecimento do mercado

A avaliação da qualidade dos serviços prestados por instituições do setor (ou de outras áreas, como inovação) é um aspecto importante a ser analisado nas empresas de telemedicina. Outro ponto relevante a considerar é o reconhecimento do mercado, por meio de prêmios e de profissionais do segmento, que garantem maior credibilidade dos resultados. Organizações que já foram premiadas tendem a investir em novas tecnologias, pesquisas e no aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido.

Um dos empreendimentos brasileiros que mais tem se destacado no segmento, dentro e fora do país, é a Portal Telemedicina. Em 2016, a instituição foi escolhida pelo Google no programa de aceleração global de empresas, o Launchpad Accelerator, por apresentar uma “solução disruptiva e revolucionária” para o mercado de saúde digital. A participação da organização foi tão relevante que, em 2017, o CEO da Portal foi convidado pelo Google a ser mentor na quarta edição do programa, no intensivo em São Francisco (EUA).

Além dessa premiação, a Portal Telemedicina também foi classificada em 1º Lugar no Americas Summit de 2016, na categoria Americano de Inovação, e em 1º Lugar na categoria Mundial de Inovação da Startup Nation Summit. Outros reconhecimentos recebidos foram o prêmio TechCrunch Disrupt, no International Demoday, e ainda o prêmio de Cidades Inteligentes da Prefeitura de Campinas.

A “solução disruptiva” citada pelo Google se refere a todo o processo inovador e tecnológico desenvolvido pela Portal Telemedicina que, com o uso de tecnologias médicas e inteligência artificial, consegue acelerar o processo de diagnóstico de pacientes de qualquer lugar do país. Mais do que o laudo à distância, a instituição oferece também a integração digital com os equipamentos de exames, reduzindo mão de obra e o tempo para o envio de cada arquivo. Com um sistema inovador de machine learning, a plataforma empodera médicos e pacientes com a entrega de laudos de forma segura e ágil para 18 estados brasileiros e mais de 100 cidades, inclusive em regiões remotas.

Mobilidade e velocidade

Economizar tempo é fundamental na área da saúde. Situações de emergência exigem respostas precisas e com velocidade, principalmente em unidades de médio e grande porte, como hospitais e clínicas médicas. Para agilizar esses processos, verifique a disponibilidade do atendimento e o tempo padrão para entrega dos resultados. Esses aspectos são fundamentais na execução dos serviços de telemedicina.

Em empresas como a Portal Telemedicina, os laudos são realizados em no máximo 24 horas. Através da Portal, os médicos têm acesso aos exames enviados de qualquer região do país. A organização dispõe ainda de suporte técnico em caso de dúvidas, com os especialistas via chat ou, se necessário, por telefone. Além disso, há o atendimento de emergência, com entregas de, no máximo, 1h e a disponibilidade de acesso e gestão aos documentos que já foram emitidos a qualquer momento.

Número de modalidades médicas

Atualmente existem empresas de telemedicina que realizam o atendimento específico de apenas uma área médica. No entanto, a demanda para clínicas e unidades de saúde é composta por uma variedade de testes clínicos, que requerem a avaliação de especialistas de diferentes áreas.

Assim, vale a pena apostar em empresas de telemedicina que atuem com várias modalidades, buscando a que melhor se adeque com as demandas da sua unidade. A Portal Telemedicina, trabalha com os dez principais exames médicos solicitados em clínicas e unidades de saúde:

Eletrocardiogramas;
– Eletroencefalogramas;
– Espirometria;
– Raios-X;
– Mamografias;
– Acuidade visual;
– Ressonâncias magnética;
– Mapa (Monitorização ambulatorial de pressão arterial);
– Holter;
– Testes ergométricos.

Especialistas qualificados

O alto custo para contratação direta de médicos com diferentes áreas de formação nas unidades de saúde é um dos motivos que tornam os serviços à distância cada vez mais difundidos no país. A empresa contratada deve oferecer profissionais qualificados, que possuam CRM, e que tenham domínio de ferramentas digitais. Uma ótima referência nesse aspecto é a Portal Telemedicina, em que os médicos são especialistas e ainda lecionam e trabalham em organizações renomadas como o Instituto do Sono, o Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (Incor)  e o Hospital do Coração (HCor).

Uso de tecnologia de ponta

A utilização de ferramentas digitais e softwares com segurança permitem a execução correta dos procedimentos médicos, assim como a proteção dos documentos dos pacientes.

A partir de uma base com mais de 30 milhões de imagens em nosso banco aliada a um sistema inteligente de machine learning (aprendizado de máquinas), o sistema da Portal Telemedicina ajuda médicos e pacientes a receberem laudos com mais agilidade. A produtividade do médico é impactada de forma surpreendente permitindo que ele laude mais exames por hora e com maior precisão.

Outro diferencial da instituição é a integração digital dos equipamentos de exames a softwares para o envio direto ao sistema de laudo à distância. Mesmo aparelhos considerados “analógicos” podem ser integrados com a Portal Telemedicina, enviando os resultados diretamente para a plataforma. Com a tecnologia, há uma economia de tempo dos profissionais de saúde e o aumento da produtividade.

Segurança

Além de cumprir a legislação atual, que determina a guarda de 5 anos dos documentos, certifique-se que os dados são protegidos por sistemas de criptografia e que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às informações dos pacientes. Fique atento também à forma de certificação do conteúdo. Diferente de outras empresas de telemedicina que terceirizam o processo de assinatura digital dos exames, a Portal Telemedicina possui um sistema próprio que torna o processo muito mais rápido e eficiente.


Ficou com alguma dúvida sobre como escolher a melhor instituição do setor? A Portal Telemedicina oferece um teste gratuito, com o envio de até 5 exames médicos, para que você possa testar a eficiência, o atendimento e a segurança dos nossos serviços!


Acompanhe também as nossas publicações e conheça sobre as inovações e tecnologias na área da saúde!

Imagens
Projetado pelo Freepik
Projetado pelo Freepik
Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2016 © Copyright - Portal Telemedicina Por Vitalweb

Entre em contato TEL: (11)2538-1455 | (11)2476-5710