telemedicina importante

sistema de telemedicina

É fato que a tecnologia e os processos automatizados já estão sendo amplamente difundidos em instituições de saúde de todos os portes para agilizar e baixar os custos dos procedimentos, além de qualificar o atendimento.

Adotar um sistema de telemedicina é uma das estratégias para obter laudos precisos, rápidos e ainda com valores reduzidos, alternativa ideal para os gestores que buscam otimizar a operação das clínicas. Mas diante de tantas soluções à disposição no mercado, como saber quais os diferenciais que um bom serviço de telemedicina deve oferecer?

Neste artigo, vamos listar alguns dos pontos-chave de um sistema de telemedicina eficiente e que, além das necessidades dos gestores de clínicas e hospitais, esteja de acordo com a legislação brasileira, normas da Anvisa e do Conselho Federal de Medicina.

O que um sistema de telemedicina deve oferecer

1. Tecnologia de ponta

Por se tratar de uma solução que irá modificar os processos internos da clínica ou hospital e a forma como a organização atende seus clientes, um sistema de telemedicina precisa oferecer o que há de mais moderno em termos de tecnologia.

A plataforma deve oferecer, por exemplo, integração facilitada aos dispositivos (conforme falaremos no próximo item), inteligência artificial aplicada, com algoritmos que ajudam a identificar emergência, e criptografia para segurança das informações,tudo para garantir a correta execução dos procedimentos médicos. Não pode haver erros nestes processos ou a qualidade dos laudos poderá ser prejudicada.

2. Integração com os equipamentos de exame e softwares de gestão

Um dos aspectos importantes para se levar em consideração no momento de optar por uma empresa de telemedicina, é verificar se o sistema de laudos online conecta-se diretamente aos aparelhos dos exames médicos. Tecnologias como IoT (Internet das Coisas) permitem que mesmo aparelhos analógicos se conectem à internet. Neste caso, as informações coletadas em cada aplicação de exame são enviadas diretamente ao sistema de telemedicina para a rede de médicos especialistas laudarem, sem necessidade de upload  e envio manual.

sistema de telemedicinaCom isso, os benefícios para as clínicas são diversos: o upload automático ocorre diretamente dos aparelhos fazendo com que a equipe local se preocupe apenas com atividades relacionadas ao atendimento ao paciente e deixe de perder tempo com burocracias da clínica. O envio automático também minimiza a praticamente zero falhas humanas. Vale também destacar que o envio de exames por e-mail para laudos é proibido pela lei brasileira, então este aspecto é essencial ao avaliar uma empresa de telemedicina.  

Outro ponto importante é verificar se há  integração do sistema de telemedicina  com os softwares de gestão e prontuários de eletrônicos já utilizados, para que o laudo já seja inserido nos arquivos digitais da clínica. Sistemas de telemedicina mais modernos, como da Portal Telemedicina, oferecem uma plataforma pronta para acesso da clínica na qual todas as informações relacionadas aos exames dos pacientes estão em apenas um lugar.

3. Facilidade de uso

A plataforma de telemedicina precisa ser intuitiva e de fácil utilização por todos os profissionais de saúde. Como já citamos, recurso de conexão direta com os aparelhos de exames médicos é um quesito bastante importante.

Além disso, deve-se levar em conta a facilidade de implementação do sistema. Algumas empresas possibilitam que a instalação seja feita de forma remota e em poucas horas, apenas liberando o acesso a um técnico habilitado.  Após instalado e com um rápido treinamento, técnicos, enfermeiros e médicos rapidamente já estão aptos a navegar pela plataforma, realizando todos procedimentos.

4. Atendimento das principais especialidades médicas

A telemedicina já pode ser aplicada às principais especialidades médicas, atendendo a demanda de clínicas e unidades de saúde por diferentes exames. Vale a pena investir em sistemas de telemedicina que possam laudar avaliações de:

5. Equipe médica qualificada e sempre à disposição

sistema de telemedicinaO time de especialistas para avaliação dos exames deve ser composto por profissionais qualificados e referência em suas especialidades. Na Portal, por exemplo, a equipe de médicos é composta por profissionais que atuam em organizações renomadas como o Instituto do Sono, o Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (Incor) e o Hospital do Coração (HCor).

6. Segurança das informações

Conforme falamos, a tecnologia de ponta em um sistema de telemedicina garante também a segurança das informações. Esta é questão primordial, pois os arquivos não podem ser apenas digitalizados e depositados em qualquer formato no computador. É necessário o uso de um sistema que ofereça certificação de segurança e criptografia de conteúdo, permitindo o acesso apenas de pessoas autorizadas, mediante validação e identificação

Na plataforma desenvolvida pela Portal, são seguidos todos os protocolos para o envio e armazenagem de dados, resguardando a confidencialidade e o prazo de guarda das informações. Todos os arquivos ficam guardados em um ambiente seguro online, em que fica mais fácil e rápido organizar e encontrar arquivos a qualquer momento.

7. Laudos precisos

sistema de telemedicinaAlém do time de especialistas de excelência, em algumas empresas de telemedicina, como é o caso da Portal, os médicos contam com o apoio da inteligência artificial para auxiliá-los a identificar alterações no exame, embasados nos comparativos das imagens e pelo histórico do paciente, armazenados no sistema.

A Portal Telemedicina também é capaz de, mesmo remotamente e por vezes, em tempo real, alertar as clínicas e hospitais caso determinado exame tenha sido realizado de forma errada, evitando, assim, a necessidade de reconvocação do paciente. A empresa ainda oferece treinamento aos profissionais de saúde para melhoria na realização dos exames, e testes remotos no equipamento para verificação de interferência. Com tudo isso, os exames chegam com excelência para laudos, que somada a capacidade médica e da inteligência artificial, tornam os laudos bastante precisos.

8. Agilidade no retorno dos laudos

Neste ponto, podemos considerar duas peças-chave: a integração direta da plataforma com os aparelhos dos exames e a equipe de médicos disponível em tempo integral, ambas ‘engrenagens’ de destaque no sistema Portal. Assim que recebem os exames, os especialistas entregam o laudo no mesmo dia. Em casos de urgência, esse prazo pode ser diminuído para uma hora. Com o laudo em mãos, o paciente tem a possibilidade de retornar ao seu médico e logo iniciar o tratamento.

9. Redução de custos

Contar com médicos de diferentes especialidades apenas para laudar os exames é um custo que pode ser evitado. Com um serviço de laudos à distância, a clínica pode ter uma equipe de especialistas online e sempre à disposição, reduzindo os gastos com a contratação de pessoal. Além disso, o processo digital podem melhorar a produtividade, pois otimiza o trabalho dos profissionais de saúde.

sistema de telemedicinaOutros dois benefícios que a Portal oferece aos seus clientes é a possibilidade de pagar apenas pelos laudos emitidos, conforme a demanda da instituição, e também a locação de equipamentos com contratos por período. Esta é uma forma de não precisar arcar com um alto investimento na compra dos equipamentos, e ao mesmo tempo, poder oferecer mais serviços.

Como vimos, um bom sistema de telemedicina garante uma série de vantagens aos gestores de clínicas e hospitais. Mas é preciso estar atento a tecnologia utilizada pelas plataformas de laudos online, e o apoio dado pela empresa prestadora do serviço em relação à instalação e treinamento para o correto uso do sistema. São condições que irão assegurar a qualidade e a otimização dos processos, desde a realização dos exames até a entrega dos laudos aos pacientes.

Se quiser conhecer mais sobre a Portal Telemedicina, entre em contato ou solicite aqui um teste grátis, para laudar até cinco exames da sua preferência. Ao aplicar nosso sistema, você perceberá na prática os benefícios.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2016 © Copyright - Portal Telemedicina Por Vitalweb

Entre em contato TEL: (11)2538-1455 | (11)2476-5710