medicina tecnologia

Quem lida diretamente com as finanças de uma clínica de saúde sabe como o preço dos exames tem grande impacto na lucratividade do negócio. Começando com o investimento em aparelhos médicos, passando pelo custo para a realização dos procedimentos até o valor para disponibilizar com agilidade e precisão o laudo aos pacientes. Para que todo este processo funcione de forma eficiente, a clínica precisa dispor de um time de profissionais de diferentes especialidades, além de equipamentos e dispositivos adequados.

Mas como é possível otimizar este processo, reduzindo custos operacionais, para deixar o preço dos exames mais competitivos? No artigo de hoje vamos falar sobre como a telemedicina pode ser uma alternativa para que os gestores financeiros de clínicas de saúde consigam realizar exames com menor investimento e sem perder a qualidade, tornando-os mais em conta e acessíveis aos seus pacientes.

Laudos à distância

Aliar tecnologia, medicina e internet é uma das saídas mais eficientes para reduzir o preço dos exames. A telemedicina se encaixa nesse conceito e permite que as clínicas de saúde contem com uma nova forma para laudar os exames realizados em suas dependências. Ao contratar um serviço de telemedicina, as clínicas terão a sua disposição uma equipe de médicos especialistas para laudar diferentes tipos de exames, como ECG, ressonâncias magnéticas, testes de acuidade visual, espirometria, Raios-X, tomografias, mamografias, entre outros.

Pela telemedicina, os resultados dos exames são enviados pela internet para a empresa prestadora do serviço, que o disponibiliza a sua equipe de médicos. No caso da Portal Telemedicina, esses dados são enviados diretamente dos aparelhos médicos, sem a necessidade de envio ou download por parte dos profissionais da clínica. Assim que analisado pelos especialistas – no mesmo dia ou em até uma hora, em casos de urgência -, o laudo retorna, também de forma online, para a clínica.

Por não precisar dispor de uma grande equipe médica para laudar os diferentes tipos de exames, as clínicas conseguem reduzir os gastos com a contratação destes profissionais. Os exames podem ser realizados por técnicos ou enfermeiros, treinados para operar os equipamentos. Outro benefício é o fato de as clínicas pagarem apenas pelos exames laudados, conforme a demanda, investindo apenas o necessário.

Locação de equipamentos

Outra forma para reduzir o preço dos exames é otimizar os gastos com equipamentos. Como nem sempre é possível realizar a compra dos aparelhos, vale a pena pensar em alugar.

Esta é mais uma vantagem da telemedicina. Os aparelhos podem ser alugados diretamente com a empresa prestadora do serviço, inclusive com benefícios. Há possibilidade, como a oferecida pela Portal Telemedicina, de contratos por período de 12, 24 ou 36 meses. No final do período, pode-se fazer a aquisição permanente, com descontos oferecidos pelo tempo de locação. Assim, as clínicas podem contar com equipamentos médicos de qualidade reconhecida no mercado, inclusive os digitais, para que as informações do exame sejam enviadas em tempo real para os médicos que laudam à distância.

Armazenamento de imagens e documentos

O modo tradicional de impressão de documentos dos pacientes, como resultados e outras imagens de exames e os laudos, além de gerar custos, requer a utilização de um espaço físico específico para o armazenamento das cópias na clínica. Esse é mais um ponto que pode ser otimizado com o uso da telemedicina.

Os laudos gerados pela telemedicina são armazenados de forma segura em uma plataforma online, cumprindo com a legislação que determina a proteção (Resolução RDC/ANVISA n.º 302 e Resolução n.º 1.821 do Conselho Federal de Medicina) destes documentos. A Portal Telemedicina, por exemplo, oferece essa proteção por certificados de segurança e criptografia do conteúdo, fornecendo o acesso apenas às pessoas autorizadas, e ainda armazena os arquivos.

Mais especialidades

A implantação dos serviços de laudo à distância também pode ajudar a aumentar o número de especialidades atendidas. A clínica poderá locar equipamentos e laudar mais tipos de exames, sem precisar empenhar um alto valor com a compra de maquinário e contratação de mais médicos. Somado ao maior volume de pacientes atendidos com os benefícios trazidos pela nova tecnologia, será possível diluir os custos e reduzir o preço dos exames.

No artigo 5 Vantagens da Telemedicina, abordamos outros pontos específicos da utilização desta inovação nos serviços prestados em instituições médicas.  

Se você ficou com alguma dúvida sobre como ocorre a aplicação da telemedicina em clínicas de saúde ou como adquirir nossos serviços entre em contato. A instalação do sistema ocorre gratuitamente e você pode solicitar um teste por aqui.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2016 © Copyright - Portal Telemedicina Por Vitalweb

Entre em contato TEL: (11)2538-1455 | (11)2476-5710