montar uma clínica de saúde ocupacional

A área da saúde ocupacional — também chamada de medicina do trabalho — vem assumindo grande relevância no Brasil. Ela está pareada com o crescimento industrial do país e com o avanço e consolidação das leis trabalhistas, que exercem grande influência sobre as condições de saúde de trabalhadores em todos os tipos de serviços.

Esta especialidade médica atua como uma interface entre o trabalhador e seu contratante, buscando garantir que o primeiro esteja apto a exercer suas funções designadas e se estas são realizadas com a infraestrutura adequada para salvaguardar as condições físicas e mentais do atuante. Em suma, a medicina ocupacional busca fornecer o respaldo legal que impede que o trabalhador atue em condições que ofereçam riscos à sua saúde como um todo.

Apesar de sua franca relevância, existem poucas clínicas médicas especializadas em saúde ocupacional no Brasil. O que significa que este é um mercado carente e com grandes oportunidades para gestores e profissionais da área. Veja como montar uma clínica de saúde ocupacional e quais são as principais questões que devem ser levadas em conta. Confira!

Primeiras decisões

Fatores como densidade populacional, nível de industrialização, grau socioeconômico e cultural da população próxima devem ser considerados ao escolher o local de uma clínica de saúde. A especialidade de saúde ocupacional deve localizar-se preferencialmente próxima a grandes centros econômicos e/ou industriais de uma cidade. Para assim, facilitar o acesso de possíveis pacientes, que queiram realizar exames físicos de aptidão profissional ou inspeções médicas de lesões ocorridas em ambiente de trabalho.

Outra escolha importante é o tamanho da clínica a ser montada, o que dependerá intrinsecamente da quantidade da demanda de profissionais, da complexidade dos serviços a serem oferecidos e se existem oportunidades de crescimento espacial no local previamente escolhido.

adequação legal na saúde clinica

Adequação legal

Antes de a clínica iniciar suas atividades, é de suma importância que ela esteja adequada aos quesitos legais. Por isso, órgãos como a Receita Federal, Vigilância Sanitária Prefeitura Municipal devem investigar as dependências e os processos internos da clínica a fim de fornecerem seus pareceres e alvarás de funcionamento.

Uma clínica de saúde ocupacional deve ser capaz de oferecer exames médicos multiespecializados, que poderão avaliar todo o espectro de saúde de um trabalhador em um ambiente confortável, seguro e com a devida privacidade. Além disso, ela tem de ter os recursos e profissionais adequados para realizar perícias ocupacionais externas em vários tipos de ambiente.

gestão financeira de saude ocupacional clinica

Gestão financeira e dinâmica profissional de uma clínica de saúde ocupacional

Qualquer clínica de saúde deve ter sistemas ágeis e simples de administração de gastos, fluxo financeiro, controle de pessoal e patrimônio. Assim como, ferramentas que facilitem e melhorem a eficiência dos serviços oferecidos. A aquisição de sistemas eletrônicos integrados digitalmente é uma ótima ideia para empreendimentos iniciantes, por mostrarem soluções modernas de baixo custo e adequadas para um mercado competitivo.

Por isso, softwares de gestão financeira, sistemas de prescrição e prontuários eletrônicos, secretariado e agendamento de consultas digitais são algumas das ferramentas que tornarão a clínica mais eficiente, qualificada e segura dos serviços oferecidos, aumentando as chances de se destacar no mercado. Uma solução ideal para clínicas dessa categoria é a contratação de serviços de Telemedicina, onde exames são realizados por uma técnica de enfermagem e laudados via internet. Dessa forma o estabelecimento não precisa se preocupar com a contratação de médicos especialistas, ou a terceirização dos laudos, o que leva à redução de custos e aumenta a produtividade. Laudos, ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) são feitos rapidamente, seguindo as normas do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

Plano de negócios

Para ter sucesso no seu empreendimento, é necessário traçar um plano de negócios eficiente. Confeccionar um sumário executivo é interessante para uma avaliação e entendimento rápido dos planos da empresa. Ele deve abordar brevemente pontos como a competência de cada executivo e gerente na empresa, quais os serviços oferecidos que tornaram a sua empresa única e preferida pelos clientes e também pontos importantes na parte econômica. Esses pontos incluem faturamento, margem de lucro almejada e despesas, assim como o recolhimento de tributos, seja ele por pessoa física ou jurídica.

Posteriormente, um plano operacional também deve ser traçado para contemplar como será a administração e procedimentos da clinica. Uma boa opção é implantar um sistema de gestão em software para organizar os processos e prestação de serviços, assim como prontuários e laudos dos pacientes. Definir quais procedimentos serão realizados na clinica é importante para a demanda de funcionários e seus horários, influenciando também no tamanho do local escolhido. O quadro de funcionários contém recepcionistas, pessoal da limpeza e da área de saúde e secretárias que devem ser treinados e qualificados, a fim de oferecer um atendimento acolhedor e agradável, livre de constrangimentos. A escolha da estrutura física deve ser pautada nas exigências dos órgãos públicos para estabelecimentos da área de saúde, fornecidas no site da Anvisa. A localização também deve levar em conta o perfil dos pacientes e sua rotina, a fim de dinamizar o atendimento e torna-lo mais prático. Se já existem muitas clinicas de saúde ocupacional no bairro escolhido, por exemplo, é necessária uma pesquisa para avaliar se há espaço disponível para sua especialidade.

Estratégias de marketing para sua clínica de saúde ocupacional

Os profissionais do ramo da saúde devem ficar atentos as resoluções referentes a publicidade e propagandas de suas atividades. Os serviços de saúde não podem em nenhuma circunstância serem divulgados como comércio, como prevê o código de ética médica. Dessa maneira, é primordial que a publicidade médica seja verdadeira, discreta e socialmente responsável, ou seja, não esteja voltada a conquista de mercado. Isso não impede que sua clínica possa divulgar os serviços prestados, mas sem fazer promessas. É importante que os melhores métodos sejam oferecidos e o paciente esteja ciente de todos os procedimentos e serviços, mas não é correto anteceder resultados.

O principal marketing na saúde é o próprio paciente, que irá indicar a sua clinica e serviços de acordo com o tratamento recebido. Portanto, é necessário ter uma recepcionista atenciosa e gentil, que irá agilizar os procedimentos e deixar seu consultório mais agradável. Manter o ambiente organizado, limpo e cheiroso gera a percepção que seu paciente está sendo atendido por pessoas que prezam pela saúde e bem estar. O paciente sempre deve ser colocado em primeiro lugar e sua opinião levada em conta. É interessante elaborar uma pesquisa de satisfação do cliente para saber no que é possível melhorar, o que pode ser aperfeiçoado e o que está aprovado na experiência do atendimento. Aumentar a qualidade do serviço oferecido chama novos clientes e trás mais credibilidade para a clinica.

Gostou de saber como montar uma clínica de saúde ocupacional? Deixe sua dúvida ou comentário aqui! Até a próxima!

  1. Promoções com produtos, cases a sucesso,
    novidades e também notícias servem a fim de que informar, fidelizar e fazer com que os
    usuários se identifiquem com a empresa.

  2. 27/05/2016

    Existe a necessidade de contratação de quais profissionais? Medicos, enfermeiros, tec. Seg. Do trabalho

  3. Boa tarde Dayane,
    Para iniciar uma clínica de saúde ocupacional são necessários: 1)Técnica de Enfermagem 2) Administrativo 3) Médico do trabalho. O acesso aos médicos é possível via Telemedicina, reduzindo os custos com laudos de especialistas como cardiologista, neurologista, etc.
    Uma sugestão no inicio é contratar a Técnica de enfermagem e Médico do Trabalho por hora, sem comprometer um custo fixo enquanto não houver a demanda.
    Dessa forma quando fechar um contrato com uma empresa pra realizar os exames, contrata os profissionais, realiza os exames, e envia para laudo via internet. Espero ter ajudado, se precisar de mais dicas fale com a gente !

  4. 08/08/2016

    Oi!

    Tudo bonzinho contigo?

    Eu estava até esse momento pesquisando esse tópico!

    Aí vim parar aqui…

    Tenho interesse em saber:

    vc por acaso tem me direcionar para outras referencias interessantes sobre esse assunto que escreveu tão bem?

    De qualquer maneira, obrigado mesmo por todo esse material que
    você disponibiliza assim de graça!

    muito sucesso pra ti!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2016 © Copyright - Portal Telemedicina Por Vitalweb

Entre em contato TEL: (11)2538-1455 | (11)2476-5710