Implementar  telemedicina em clínicas médicas é uma das estratégias utilizadas por gestores para otimizar o processo de emissão de laudos dos exames realizados. A ferramenta, cujo ponto forte são os laudos à distância, é uma importante aliada para a redução de custos e aumento da agilidade no atendimento dos pacientes.

O uso dessa tecnologia também traz uma série de outras vantagens: ao contar com o time de especialistas ‘online’ e disponíveis em tempo integral, é possível aumentar o número de exames analisados e a precisão das avaliações. Além disso, implementar telemedicina também garante maior segurança no armazenamento dos dados dos pacientes, que ficam salvos na plataforma online, liberando o espaço físico destinado aos arquivos de laudos e exames.

Em resumo, podemos dizer que a solução de laudos à distância é a alternativa ideal para clínicas que buscam na qualidade do atendimento um diferencial competitivo para se destacar no mercado.

Mas como implementar telemedicina na prática?

Implementar telemedicina, diferente do que se possa imaginar, não é um processo complexo e demorado, nem requer um alto investimento. Para começar, a melhor forma é realizar uma autoavaliação e analisar individualmente os componentes da clínica que serão afetados pela transição.

Inicie pelos exames ou especialidades oferecidos regularmente, a infraestrutura e os equipamentos que são necessários para o serviço. Depois, pense em como a mudança vai impactar a rotina de trabalho de sua equipe.

Para ajudar gestores a compreender melhor este processo, elaboramos um Guia Prático, em que é possível visualizar as etapas e o que é necessário para contar com a telemedicina.

Lembrando que empresas como a Portal Telemedicina oferecem suporte nesta análise interna e realizam todos os procedimentos necessários para a integração do novo sistema entre equipe e infraestrutura.

Exames que podem ser laudados via telemedicina

A telemedicina já pode ser aplicada às principais especialidades médicas, atendendo a  diferentes demandas dos profissionais da saúde. Se a sua clínica oferece algum dos exames abaixo, considere optar pela solução de laudos à distância. Confira as especialidades:

Equipamentos e infraestrutura

Para implementar telemedicina é necessário integrar os equipamentos médicos e computadores que realizam os exames ao novo sistema. Grande parte dos equipamentos atuais já possui sistema digital e com conexão à internet, por isso são facilmente interligados à plataforma de laudos online.

Caso sua clínica opere com equipamentos analógicos eles podem facilmente ser adaptados para o uso da tecnologia. A integração é realizada através de um software específico, com recursos de IoT (Internet das Coisas). E caso sua clínica queira modernizar a infraestrutura, a Portal Telemedicina também oferece parcerias para a compra ou locação de novos aparelhos.

Vale destacar que a segurança das informações é um aspecto fundamental do sistema, uma vez que os dados dos exames são compartilhados e armazenados conforme determinado em legislação específica (Resolução RDC/ANVISA n.º 302 e Resolução n.º 1.821 do Conselho Federal de Medicina).

Treinamento e capacitação da equipe

É necessário que a equipe de profissionais da saúde da clínica esteja preparada para operar o sistema de telemedicina. O principal foco do treinamento deve ser nos protocolos específicos de cada exame e na operação dos equipamentos. A boa realização dos procedimentos irá garantir que as informações e as imagens enviadas sejam de qualidade.

Ao implementar telemedicina, sua clínica poderá contar com a assistência dos prestadores do serviço de laudos para o uso correto do sistema. Algumas empresas oferecem cursos e capacitações para a melhoria recorrente dos procedimentos, como testes remotos no equipamento para verificação de interferência e até tutoriais de passo a passo do exame em tempo real. Além disso, conseguem alertar as clínicas caso determinado exame tenha sido realizado de forma errada, evitando, assim, a necessidade de reconvocação do paciente.

Padronização do laudo e entrega aos pacientes

Após implementar telemedicina, sua clínica estará entregando um serviço mais completo, ágil e preciso aos pacientes. Os laudos online são padronizados de acordo com as especificações nacionais e a clínica pode inclusive inserir sua identidade visual e outras informações que achar importante no documento.

Para saber mais sobre como implementar telemedicina em clínicas médicas, acesse nosso Guia Prático. O download é gratuito e pode ser feito ao clicar na imagem abaixo:

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2016 © Copyright - Portal Telemedicina Por Vitalweb

Entre em contato TEL: (11)2538-1455 | (11)2476-5710