aparelho de eletrocardiograma

O eletrocardiograma (ou ECG como também é conhecido) é o exame responsável por avaliar o ritmo dos batimentos cardíacos. De simples e rápida execução, o ECG é bastante requisitado pelos médicos, pois consegue identificar problemas e deficiências cardíacas que podem ser fatais se não diagnosticadas com antecedência. Aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, doenças congênitas do coração e infarto do miocárdio, são alguns exemplos. Para ser realizado, o exame precisa de um dispositivo específico, o aparelho de eletrocardiograma.

Por meio do aparelho de eletrocardiograma é possível verificar a frequência e os primeiros sinais de falhas cardíacas. São os eletrodos colocados nas pernas, próximos aos punhos e na região anterior do tórax do paciente, que captam a atividade elétrica do coração e a transmite para o aparelho que, por sua vez, registra esta atividade em gráficos. Para uma correta avaliação das condições cardíacas do paciente, é imprescindível que o equipamento usado no exame gere boas imagens.

Com uma grande demanda por ECG’s, as clínicas médicas precisam e devem investir em bons equipamentos. Esta é uma questão que pode interferir diretamente na qualidade do exame, do laudo médico e, por consequência, no diagnóstico e tratamento correto da doença.

A intenção desse artigo é mostrar que contar com um bom aparelho de eletrocardiograma vai além de um simples gasto. É um investimento que vai agregar valor ao atendimento, trazendo diferenciais ao serviço da clínica e, o mais importante, pode salvar vidas – 17,5 milhões de pessoas morrem todos os anos de doenças cardiovasculares.

O aparelho de eletrocardiograma

O aparelho, que também é chamado de eletrocardiógrafo, pode ser analógico ou digital. A diferença entre eles é que o analógico irá receber os sinais elétricos do coração e imprimir os gráficos da atividade cardíaca em um papel especial, integrado ao próprio equipamento. Já os aparelhos digitais geram imagens que podem ser enviadas e salvas em um computador pela ligação com cabos USB e micro-USB; ou enviadas diretamente por meio de conexão à internet para computadores ou outros dispositivos, como tablets e smartphones.

aparelho de eletrocardiogramaIndependente de ser analógico ou digital, o aparelho de eletrocardiograma deve ser registrado pela ANVISA. Se a clínica optar pelos digitais, mais atualizados, pode conectá-los facilmente aos serviços de telemedicina, que permitem que os exames sejam analisados remotamente e laudados de forma online.

Entre as principais qualidades de um eletrocardiógrafo, podemos destacar:

  • precisão;
  • facilidade de leitura das curvas de resultados;
  • ter um software intuitivo, com ferramentas de auxílio à interpretação e análise de resultados;
  • ser compatível com diferentes bancos de dados médicos e de personalização de laudos.

Da mesma forma, os acessórios utilizados junto com o aparelho devem ser de marcas de confiança e que tenham passado por controles rígidos de qualidade. Isso porque a qualidade do ECG depende também da qualidade dos eletrodos utilizados. Alguns destes dispositivos já vêm com eletrodos, do tipo ventosa e do tipo clip (mas a reposição destes itens deve ser feita pela clínica), e também com softwares de alarme visual que indicam algum eletrodo inoperante.

Como gerar ECG com laudos precisos

aparelho de eletrocardiogramaO laudo é um documento onde consta a descrição de todos os elementos encontrados no exame e informações sobre a frequência e outros aspectos cardiovasculares do paciente.  Este documento conta com o parecer do médico, que analisou os dados obtidos no ECG. A partir da leitura dos gráficos do paciente e da comparação com gráficos padrão o especialista verifica se o estado é de normalidade ou de alteração dos batimentos do coração.

Apesar de ser de simples realização, o ECG tem o papel de alertar para cardiopatias mais graves. Por isso precisa ser feito com precisão, com um técnico ou enfermeiro capacitado e com experiência na realização do exame. A colocação correta dos eletrodos é um fator primordial, além de um bom aparelho de eletrocardiograma. São as imagens captadas no exame que irão permitir uma avaliação e um laudo condizente com a realidade daquele paciente e possibilitar um tratamento adequado.

O auxílio da Telemedicina na realização do exame e dos laudos

A telemedicina é um processo reconhecido e legalizado mundialmente para a análise de resultados de exames e entrega de laudos de forma digital. Por meio do uso de tecnologias de informação, os médicos têm acesso rápido e fácil aos resultados de diversos exames e podem laudar com agilidade e segurança. As equipes estão à disposição 24 horas por dia e retornam os laudos em um dia ou em até em 1 hora (nos casos de urgência).

aparelho de eletrocardiogramaComo a interpretação das ondas expressas nos gráficos do ECG é de grande especificidade, na maioria dos casos, a análise dos resultados é feita por um cardiologista. Neste contexto, a telemedicina permite entregar o ECG com laudo em qualquer clínica do país, já que o aparelho cardiógrafo é portátil, e o resultado é enviado direto do aparelho pela internet para a central de telemedicina, onde os médicos elaboram o laudo à distância.

Com isso, não há necessidade de ter um especialista dentro da clínica. Os exames podem ser executados por técnicos e enfermeiros treinados para dar suporte a telemedicina, reduzindo os custos com a contratação de pessoal. Todo o processo é feito em um sistema apropriado e seguro de gerenciamento de informações e imagens.

Além disso, muitas empresas, como é o caso da Portal Telemedicina, oferecem às clínicas que adquirem seu serviço contratos de aluguel de 12, 24 e 36 meses para aparelhos de eletrocardiograma digitais e com bonificações para compra ao final do contrato. Também é possível investir apenas em laudos online por demanda, em que a clínica paga apenas pela quantidade requisitada.

São maneiras de diminuir os custos dos procedimentos, do processo para confecção dos laudos e do investimento em equipamentos. E o retorno virá com agilidade e qualidade nos serviços e ECG’s com laudos precisos para atender cada vez mais pacientes.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2016 © Copyright - Portal Telemedicina Por Vitalweb

Entre em contato TEL: (11)2538-1455 | (11)2476-5710