23/7/2019

Garantir uma equipe de especialistas em diferentes áreas com capacitação para analisar e laudar exames de tomografia com precisão tem um custo tão elevado que se torna praticamente inviável para algumas clínicas médicas. Mas com o laudo de tomografia com telemedicina é possível não só reduzir este gasto, como ter acesso a alguns dos profissionais mais renomados da área no país. 

Um laudo preciso e detalhado de um exame de tomografia exige que o médico ou radiologista responsável tenha conhecimentos técnicos aprofundados em diversas áreas. A telemedicina tem revolucionado a área ao acabar com a dificuldade de encontrar profissionais habilitados para cada demanda, garantindo assim melhor qualidade nos laudos de tomografia e otimização de recursos.

Confira a seguir a importância deste tipo de exame, tipos de doenças que ele detecta, como a telemedicina tem contribuído para o avanço da saúde e de que forma tem ajudado clínicas a melhorar seus serviços e desempenho, ao mesmo tempo em que economizam. 

A importância da tomografia com laudo

Tomografia é o exame tridimensional que mapeia todas as partes do corpo, tanto os ossos, como os músculos e órgãos internos, por meio de radiografias transversais com imagens muito precisas. O mapeamento é feito através de um tomógrafo. 

Pela riqueza de detalhes oferecida por este equipamento, que permite a distinção dos tecidos e o mapeamento de alterações muito pequenas, como nódulos de menos de um centímetro, este tem sido um exame fundamental para detecção de tumores, lesões, infecções, coágulos, além de auxiliar no diagnóstico de doenças musculares e ósseas.

A principal vantagem é a riqueza de detalhes que um exame de raio-x convencional não consegue detectar, além de possibilitar a montagem de várias imagens em apenas um plano. A desvantagem é que para isso utiliza mais radiação do que o exame tradicional. 

Neste exame o médico pode optar por usar ou não constraste, de acordo com a finalidade do procedimento. Geralmente ele consiste na aplicação de um líquido radiopaco (o mais utilizado é o iodo) por via oral ou injetável. Mas também existem outros tipos de substâncias e formas de administração, como endocavitária ou intracavitária. 

Apesar de fazer um escaneamento completo, o médico que solicita o exame costuma apontar o local a ser estudado mais profundamente durante a realização e na hora da emissão do laudo, com base nos sintomas e evidências que vem investigando.

Geralmente quando este exame é solicitado, já há algum indício que leve o profissional a suspeitar de algo em alguma região ou o interesse em monitorar o avanço ou regresso de alguma doença já diagnosticada. 

Tipos de doença que o exame de tomografia detecta

De acordo com o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), as doenças que este exame melhor detecta são:

  • Mediastinais
  • Tromboembolismo pulmonar (TEP)
  • Bronquiolite
  • Edemas
  • Câncer de pulmão
  • Apendicite aguda
  • Pancreatite aguda
  • Diverticulite do cólon
  • Colecistite aguda
  • Ruptura de aneurisma da aorta
  • Sofrimento vascular
  • Obstrução intestinal
  • Pneumonia
  • Cálculo renal
  • Doenças de crânio

Telemedicina para o avanço da saúde

Por meio da telemedicina, exames como Eletrocardiograma (ECG), Espirometria, Eletroencefalograma, Acuidade Visual, Mamografia e Raios-X, por exemplo, podem ser feitos por hospitais de qualquer região e enviados em tempo real, via internet, para equipes de especialistas, disponíveis para laudar em tempo integral. É possível entregar laudos no mesmo dia ou, em caso de urgência, minutos após a emissão do exame.

No caso do exame de tomografia, por ser tão abrangente, geralmente foca em uma única área, as mais comuns são: crânio, órgãos abdominais, pulmões, coluna ou articulações. Para a emissão de um laudo de qualidade, é indicado que o radiologista ou médico responsável pelo documento seja especialista neste tipo de exame e na área em análise. 

Se o exame foi solicitado para investigar o cérebro, por exemplo, o profissional mais apropriado para laudar é um radiologista especialista nesta área ou um médico neurologista. Se foi para estudar a coluna, um expert em análise de exames na área de ortopedia é o recomendado, e assim por diante.

A questão é que ter todos estes especialistas disponíveis no quadro de funcionários tem um custo muito oneroso para as clínicas, tornando essa possibilidade inviável. Desta forma, a telemedicina é uma alternativa para qualificar o resultado do exame, garantindo que seja laudado por um profissional especializado.

O laudo de tomografia com telemedicina também contribui para o avanço na área da saúde ao permitir que localidades mais isoladas ou afastadas dos grandes centros tenham acesso a estes especialistas de forma mais ágil. 

Como funciona o laudo de tomografia com telemedicina

O laudo de tomografia com telemedicina funciona da seguinte forma: as imagens geradas durante a realização do exame são transmitidas ao médico especialista da empresa de telemedicina.

Existem serviços, como o da Portal Telemedicina, que oferecem a emissão de laudo de tomografia em até 24 horas. Após a conclusão do exame, o médico ou radiologista finaliza e emite o laudo de tomografia com telemedicina e o envia ao médico responsável pelo cuidado com o paciente. Assim, se há alguma situação urgente a ser tratada, isso facilita que uma medida terapêutica seja tomada em tempo hábil.

Benefícios do laudo de tomografia com telemedicina

Além da vantagem de reduzir custos e garantir os especialistas mais recomendados para laudar o exame, o laudo de tomografia com telemedicina otimiza tempo. Este tipo de recurso permite que clínicas médicas ofereçam um serviço diferenciado e com resultado mais rápido do que os concorrentes. 

Antes da possibilidade de laudo a distância, as clínicas contavam com uma única equipe responsável por atender todo o volume de exames para emissão de laudos, com isso o resultado levava dias para ficar pronto e ser entregue. Este tempo, porém, pode ser determinante para a vida e tratamento de pacientes com doenças graves. 

Conheça todos os benefícios da Telemedicina para os proprietários de clínica e hospitais: 

  • Acesso a especialistas médicos dos melhores centros do País;
  • Diminuição de custos na operação;
  • Rapidez na entrega de laudos para os pacientes: em 1h para casos urgentes e até 24h para os demais casos;
  • Conexão automática com os aparelhos médicos da clínica, ou seja, não há necessidade de upload manual dos exames para laudo

Conclusão

Diante do cenário exposto não há dúvidas de que o laudo de tomografia com telemedicina surge não só para agilizar diagnósticos, como baratear custos e aumentar a assertividade no resultado destes exames. 

Com a contratação destes serviços, as clínicas conseguem voltar o foco da equipe hoje responsável por esta emissão de laudos a outro setor e, com isso, aumentar a produtividade em outro departamento, aumentando o faturamento.

Na Portal Telemedicina todo este processo de compartilhamento e armazenamento de imagens é feito por meio de sistemas seguros e regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Anvisa, que garantem sigilo nas informações dos pacientes. 

Além disso, a Portal conta com o melhor programa de Telemedicina no mercado e uma equipe formada por profissionais renomados e de todas as especialidades. Solicite um orçamento!

Leia também:

Conheça os diferenciais da Portal Telemedicina

Eletroencefalograma com laudo: como agilizar diagnósticos

Como a telemedicina pode otimizar a realização de ECG com laudo

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2016 © Copyright - Portal Telemedicina Por Vitalweb

Entre em contato TEL: (11)2538-1455 | (11)2476-5710