portal-telemedicina-feira-hospitalar-2019

03/06/2019

Com mais de 40 eventos simultâneos e 1.200 marcas expositoras, a 26ª edição da Hospitalar reuniu, em São Paulo, de 21 a 25 de maio, mais de 85 mil profissionais, de 50 países, para mostrar e discutir as mais recentes inovações no segmento de Saúde. Conheça alguns dos destaques da Feira em termos de tecnologia, novos equipamentos e softwares.

Inovação em Telemedicina

portal-telemedicina-feira-hospitalar-2019

Dentre as marcas expositoras, a Portal Telemedicina teve destaque com seu estande no Pavilhão Vermelho, onde apresentou as mais recentes tecnologias aplicadas à saúde. Além da solução de laudos à distância, a empresa mostrou avanços na plataforma de telemedicina, que aposta em inteligência artificial aplicada. A Portal também marcou presença no HIMSS@Hospitalar Forum, o mais importante evento de Saúde Digital da América Latina. Roberto Pedrozo, CIO da Portal, destacou o uso de dados no ambiente em nuvem.

Destaques em Farmacêutica

Um dos destaques apresentados na área farmacêutica foi o aplicativo Medicamentos, da ProDoctor. Gratuito e disponível para iOS e também para Android, o app destina-se aos profissionais da Saúde para consultar bulas, descobrir genéricos e similares disponíveis e ter acesso às demais informações sobre os medicamentos, dentre outras funcionalidades. O número de bulas disponíveis é de 7.800, equivalente a 20.000 apresentações. Além disso, dentre as novidades e melhorias para melhorar a experiência do usuário, destaca-se a integração da Siri com o ProDoctor Cloud Consultórios. Agora, os médicos podem usar a inteligência artificial da Apple como assistente pessoal.

Radioterapia Intraoperatória

Em um cenário de inovações, a Zeiss lançou o Intrabeam 600, nova versão do equipamento de radioterapia intraoperatória utilizado no tratamento de tumores cerebrais, gastrointestinais, de cabeça e pescoço, além de câncer de mama, câncer de pele e metástase espinhais. O novo modelo vem com o software Radiance, um sistema de simulação e planejamento de dose sobre imagens 3D, que permite visualização volumétrica de distribuição de dose.

Hospital Digital

Já a Pixeon mostrou novidades em sua Recepção Digital. Na Hospitalar, a empresa apresentou um sistema de gestão para hospitais composto por 48 módulos para agilizar os processos internos e garantir a segurança do paciente desde a chegada no hospital. O PACS para centros de Radiologia com recurso de IA no apoio diagnóstico também foram divulgados no evento.

Plataforma Genômica

O Grupo Fleury lançou uma plataforma digital que possibilita a compra online de exames genéticos, o Fleury Genômica. É um novo canal para realização de testes genéticos na empresa. O serviço permite que os exames sejam realizados a partir de uma amostra de sangue ou saliva encaminhada pelo paciente via postal. Dentre as especialidades estão: oncologia, cardiologia, neurologia, pré e neonatal, hematologia e genética.

IoT para saúde

Diante de números alarmantes de quedas de pacientes em hospitais, com índices que podem variar de 1.4 a 13 quedas a cada 1.000 pacientes ao dia, a Digisystem apresentou a tecnologia de Digifall – solução que realiza o monitoramento de pacientes com risco de queda nos leitos e utiliza o conceito IoT, ou internet das coisas, combinando recursos como sensores, inteligência artificial, analytics e dashboards. Por meio de sensores de pressão nos colchões e nas grades das macas, acompanhados por câmeras de calor, o Digifall aponta, em tempo real, se o paciente está deitado, sentado ou se está fora da cama. Caso haja risco de queda, o sistema alerta imediatamente a enfermaria.

Rastreamento de risco fetal

Na área de análises clínicas, a Siemens Healthineers apresentou o Prisca, software desenvolvido pela empresa para o rastreamento de risco fetal. Por meio de exame de sangue, o software integra dados de diferentes fontes de diagnóstico para prover resultados consolidados sobre pacientes com mais precisão evitando os demais procedimentos, anteriormente usados e mais invasivos. O Prisca colabora na detecção das trissomias 13, 18, 21 e também para as desordens do tubo neural.

Estética avançada

Criada em 2014, a Amedsu propôs uma solução digital para acompanhar os procedimentos e as terapias de rejuvenescimento do rosto: o iRejuvenation. A solução, voltada para profissionais que realizam procedimentos estéticos, é uma plataforma que permite em um único dispositivo incluir fotos dos pacientes com câmeras ergonômicas, ferramentas de comparação para mostrar a evolução do tratamento a cada consulta, todas as informações do paciente, dosagem e etc., além de ferramentas de relatórios e Cloud protegido seguindo a Hipaa Compliant.

Ventilação Neonatal

Em seu estande, a Drager apresentou um ambiente de centro cirúrgico, área de emergência e UTIs, adulto e neonatal, onde o destaque ficou para o Babylong VN500. O produto proporciona a ventilação neonatal completa e integrada, unindo em um só equipamento ventilação de alta frequência e convencional, CPAP nasal e terapia de oxigênio de alto fluxo, que ajudam a melhorar ainda mais a qualidade do tratamento e salvar vidas.

Mobilidade hospitalar

carescape-one-feira-hospitalar

Durante o transporte hospitalar, os pacientes ficam vulneráveis e precisam de monitoramento contínuo. Pensando nisso, a GE Healthcare lançou um monitor de sinais vitais portátil para transferências internas em hospitais, o Carescape One. O aparelho possui um sistema que dispensa a troca de monitores durante as intercorrências, além de ser leve e resistente.

Esquecemos de listar alguma inovação apresentada na Feira Hospitalar 2019? Deixe seu comentário!

Maíra Flores
maira@portaltelemedicina.com.br

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

2016 © Copyright - Portal Telemedicina Por Vitalweb

Entre em contato TEL: (11)2538-1455 | (11)2476-5710